Buscar

Apol Cidades Educadoras NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol Cidades Educadoras nota 100
Questão 1/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“[...] a reinvenção dos espaços a cada processo de mudança, na economia, nas relações sociais e na política, altera a paisagem, que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBATO, Iolene Mesquita; MENDONÇA, Mercês  Pietsch  Cunha; MORAIS, Carlla Barbosa de. Espaços educativos na perspectiva da educação integral. Comunicação & educação, Ano XIX, n. 2, jul./dez., 2014, p. 123. <www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/81198>. Acesso em 26 jan. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a percepção da paisagem da cidade educadora, analise as afirmativas:
I. A percepção da paisagem é campo de trabalho exclusivo do geógrafo.
II. Essa percepção abrange o conhecimento adquirido dentro e fora do espaço formal da escola.
III. Tal percepção compreende as metodologias, as competências e as habilidades envolvidas no processo.
IV. Aprender na cidade e com a cidade envolve criatividade e subjetividade.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I
	
	B
	I, II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	II, III e IV
Questão 2/5 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“A cidade educadora adquire e esforça-se por difundir a consciência de todas as possíveis repercussões mútuas que as pessoas e grupos exercem entre si dentro do espaço público da cidade e procura descobrir todas as suas potencialidades positivas em ordem ao progresso pessoal e social de todos os seus componentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARAGALL, Pasqual. Cidade das pessoas In: Associação Internacional de Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras, Torres Novas, 2008, p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as perspectivas de diferentes autores a da educação não formal, relacione corretamente os autores às suas respectivas considerações:
1. Souza
2. Gohn
3. La Belle
4. Gadotti
( ) Define a educação não formal como toda atividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal.
( ) Trata da questão da educação formal e da não formal reconhecendo que toda educação é, de certa forma, formal, no sentido de ser intencional.
( ) Defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável envolvendo a educação não formal, é importante que as cidades, ou a política das cidades, assuma a educação como prioridade.
( ) Na educação não formal, as metodologias operadas no processo de aprendizagem partem da cultura de indivíduos e grupos, da problematização da vida cotidiana.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2
Questão 3/5 - Cidades Educadoras
Considere o extrato de texto:
“A pesquisa de campo etnográfico consiste em estudarmos o Outro, como uma Alteridade, mas justamente para conhecer o Outro. A observação é então essa aprendizagem de olhar o Outro para conhecê-lo e, ao fazermos isso, também buscamos nos conhecer melhor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Etnografia: saberes e práticas. In: Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008, p. 4.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a abordagem etnográfica nos estudos em uma cidade educadora, relacione corretamente os autores às suas respectivas perspectivas:
1. Angrosino
2. Paul Vidal de La Blache
3. Magnani
4. Fernandes
( ) Sua pesquisa é iniciada a partir de uma abordagem que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade, como agem e interagem com a cidade e como podem nela intervir.
( ) Para ele, a abordagem etnográfica envolve o estudo das pessoas em grupos organizados, duradouros, que podem ser chamados de comunidades ou sociedades. Segundo essa perspectiva, é o modo de vida que caracteriza a cultura de um grupo ou sociedade.
( ) Apresenta a noção de que o pesquisador não deve concentrar seus esforços em tentar transmitir o ponto de vista do nativo em sua autenticidade não contaminada por visões externas, como um sujeito isolado na própria cultura, incapaz de interagir com o mundo à sua volta.
( ) Nessa abordagem, o etnógrafo responsável geralmente considera as características que permitam ao modo de vida do grupo analisado conformar uma mesma unidade de área, ou seja, uma região.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2
Questão 4/5 - Cidades Educadoras
Considere o extrato de texto:
“[...] a Câmara Municipal de Barcelona acolhia e assumia no ano de 1989 o conceito de cidade educadora e apresentava-o, simultaneamente, como o significante de uma proposta integradora da educação formal, não formal e informal que se gera no contexto da cidade e se destina a todos os que a habitam; e também reveladora de um compromisso político, público e ativo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELLOT, Pilar Figueras. Cidades educadoras uma aposta de futuro. In: Associação Internacional de Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras, Torres Novas, 2008, p.19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o conceito de cidade educadora, analise as afirmativas:
I. Lugar que engloba seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação.
II. Espaço ou território educativo, que deve considerar não apenas as estruturas materiais, mas também as relações, materiais ou imateriais, que a sociedade estabelece no e com o espaço da cidade.
III. É necessário transformar a cidade em um espaço que promova a mudança social, criando a demanda social cidadã.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II e III
	
	D
	I
	
	E
	III
Questão 5/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“Tornava-se evidente que esta tensão entre frequência, infraestruturas educativas e reivindicações sociais não podia sobreviver às alterações econômicas, sobretudo do pós-2ª Guerra Mundial, obrigando as estruturas governativas a conferir um outro espaço à educação, no quadro das opções estratégicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Luiz Alberto Marques. História da Educação: uma introdução. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012, p. 76.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os sistemas escolares no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
	
	A
	caracterizaram-se pela incapacidade de atender à demanda escolar, na 
escassez de formação de novos profissionais e na limitada ação dos 
sistemas escolares na promoção social.
	
	B
	apresentaram um alto nível de desenvolvimento, devido, principalmente, à rápida 
reestruturação dos países europeus nesse período.
	
	C
	precisaram, para atender à demanda, centrar-se sobretudo no espaço informal e 
em sua estrutura.
	
	D
	promoveram a retomada dos valores, conceitos e conhecimentos propostos nos 
sistemas pré-Segunda Guerra Mundial.
	
	E
	caracterizaram-se pela rápida reestruturação, dando origem a um sistema que fez 
adaptações aos
sistemas pré-existentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais