Buscar

ESTADO CONFUSIONAL AGUDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTADO CONFUSIONAL AGUDO
Abordagem Diagnóstica
O médico deve estar atento às mais sutis manifestações de distúrbios do nível de consciência, como distração, letargia ou sonolência. 
Alterações mentais em adultos sem psicopatologia prévia ou fator psicogênico desencadeante e com sintomas ou sinais neurológicos chamam a atenção para uma etiologia orgânica. 
O estado confusional do paciente nos leva a buscar informações com familiares e cuidadores, que podem relatar a sensação de ver um conhecido tornar-se um desconhecido. 
É essencial que se tente traçar uma relação temporal entre o início ou a piora dos sintomas e possíveis etiologias, como as relacionadas na Tabela 1, além de checar o passado médico e psiquiátrico do indivíduo. 
Em pacientes internados, a consulta ao prontuário deve investigar os sinais vitais e os registros anestésicos, nos casos de pós-operatórios. 
Se o paciente estiver acordado, funções cognitivas como atenção, orientação, memória e pensamento devem ser avaliadas, buscando identificar as alterações características do delirium, descritas acima. 
No caso de dúvidas, pode-se recorrer a escalas como o CAM (Método de Avaliação de Confusão Mental). 
O exame físico deve procurar sinais corporais de doenças sistêmicas, como o edema na insuficiência cardíaca descompensada e a icterícia na falência hepática, entre outros.
 A avaliação neurológica visa diferenciar encefalopatias focais de difusas. 
As primeiras manifestam-se com lateralizações, como hemiparesia, hemianopsia ou afasia, e ocorrem nos TCEs, AVEs, tumores e abscessos cerebrais. Já as encefalopatias difusas não apresentam sinais focais e tem como causas os distúrbios sistêmicos e a alguns tipos de epilepsia. Alguns dados semiológicos podem ser sugestivos de determinadas etiologias (Tabelas 2 e 3 – em negrito, causas de delirium ameaçadoras da vida). 
As causas ameaçadoras da vida devem ser sempre suspeitadas e descartadas, pois demandam tratamento imediato. 
Até provado o contrário, todo paciente diabético com agitação e agressividade possui hipoglicemia.
Em quadros em que a confusão vem acompanhada de perda de consciência e cefaleia intensa, há de se pensar em hemorragia subaracnóidea, e o delirium em idoso com mínima ou nenhuma atividade motora, sem etiologia definida ou sem melhora com tratamento deve levantar a suspeita de status epilepticus não convulsivo.

Outros materiais