Buscar

TEORIA CRÍTICA DO SÉCULO XX E A ESCOLA DE FRANKFURT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA CRÍTICA DO SÉCULO XX E A ESCOLA DE FRANKFURT
Desdogmatizar a ciência;
Indagar quais são os fundamentos da ciência, quais são os limites e a validade do conhecimento científico
Senso comum e ciência podem se aproximar?
TEORIA CRÍTICA FREUDIANA
Produz uma “ferida narcísica”
O ego (eu) consciência só se efetiva a partir do outro – (crítica ao modelo egocêntrico moderno) e é a menor parte do ser. A maior é o id – desejo.
“Indústria Cultural” é a grande arma da ação civilizatória. O que ela faz é redimensionar o próprio “desejo”, é tentar colocar rédeas na dinâmica pulsional, sempre alimentando a pulsão com objetos parciais e transitórios.
Assim, o rebuscado mecanismo de identificação, que se contrapõe à introjeção direta dos valores, perde seu poder revolucionário. => se torna central no enquadramento do sujeito ao modelo cultural capitalista.
A CRÍTICA CONTEMPORÂNEA SE REPRESENTA PELAS EPISTEMOLOGIAS, QUE SÃO CRÍTICAS À CIÊNCIA.
Há uma equivocada análise sobre o pensamento crítico. Os organizadores inspiraram-se numa ideia de Michel Foucault para designar o que entendem por pensamento crítico contemporâneo: 
“A crítica do que somos é simultaneamente a análise histórica dos limites que nos são impostos e uma experimentação de ir para além deles”
Interpretação (equivocada)
a História contemporânea foi caracterizada por processos de formação de sociedades demoliberais, promovidos a fim último da História nos finais do século XX, mas também incluiu “anseios e vontades que animaram as histórias de resistência e alternativa”;
ii) se é necessário refletir sobre estas últimas, será também necessário ir da História do século XX de modo a situar o pensamento crítico entre a História e os “limites visíveis” por ela estabelecidos; 
EDGAR MORIN – TEORIA DA COMPLEXIDADE E O ROMPIMENTO DA CAUSALIDADE LINEAR
O que determina a compreensão de um fenômeno? R: o envolvimento de várias facetas: biológica, psíquica, social, afetiva e racional, sabedoria e loucura, o prosaico e o poético. Princípio Sistêmico ou Organizacional, que permite ligar o conhecimento das partes com o conhecimento do todo e vice-versa
A ideia de complexidade traz entendimento contra a clarificação,
a simplificação e o reducionismo excessivos. Apenas estudos de caráter inter-poli-transdisciplinar poderiam resultar em análises satisfatórias de tais complexidades:
 "Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas?.”
VIVEMOS NUMA ERA HIPERINDUSTRIAL (CAPITALISMO CULTURAL)
Objetivo é formar comportamento consumista; tirar a autonomia dos sujeitos = crise do sujeito; massificar os desejos. Assim, o sujeito crê em coisas (mat/imateriais) que não existem, mas consistem.
EXISTIR: claro, verdadeiro, algo que o sujeito se identifica pois percente a isso.
CONSISTIR: maquiado/imposto que o sujeito acredita dada a repetição formal.
Tudo é feito para que esqueçamos essa diferença, para que sejamos indiferentes.
A adoção do produto industrial não pode tolerar a singularidade, já que o seu problema é ser padrão. Assim, o “eu” e o “nós” se confundem, pois, ambos, não mais contém o singular em si mesmos. A singularidade do “eu” e do “nós” desaparece.
Era Hiperindustrial= exploração da energia libidinal Efeito atual: Mal-estar, dado que a fim de controlar os desejos dos indivíduos, canalizando-os, dessingularizando-os, o faz, finalmente, fracassar.
HABERMAS – RAZÃO COMUNICATIVA X RACIONALIDADE INSTRUMENTAL
O Estado é a maior representação dos Desejos, ideais e vontades da cidadania
Habermas contrapõe-se ao modelo da DELIBERAÇÃO DEMOCRÁTICA TRADICIONAL, onde a democracia é frágil. (DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, DELEGO A TERCEIROS OS NOSSOS DESEJOS)
Habermas: A democracia deliberativa defende que o exercício da cidadania estende-se para além da mera participação no processo eleitoral, exigindo uma participação mais direta dos indivíduos no domínio da esfera pública, em um processo contínuo de discussão e crítica reflexiva das normas e valores sociais.
A concepção de política deliberativa é uma tentativa de formular uma teoria da democracia a partir de duas tradições teórico-políticas, a saber: a concepção de autonomia pública da teoria política republicana (vontade geral, soberania popular), com a concepção de autonomia privada da teoria política liberal (interesses particulares, liberdades individuais)
TEREMOS UMA RAZÃO COMUNICATIVA QUANDO DEIXARMOS DE SERMOS EGOCÊNTRICOS. SUJEITO COM OUTRO SUJEITO.
Como conceber a sociedade civil e a democracia através da teoria de Habermas? Quando a sociedade civil elevar-se à condição de um pensar e agir intersubjetivo de outra forma de um agir estratégico para um agir comunicativo. Na medida em os indivíduos utilizarem os Espaços das esferas públicas para se comunicar de modo a gerar uma democracia deliberativa. Haverá qualidade na cidadania .
BSS: O modo de democracia representativa configura um modelo de contrato social em crise, que não atende as demandas da sociedade contemporânea. É preciso considerar que este contrato foi, também, um contrato de opressão, discriminação e exploração sexual e racial.
BSS propõe um contrato planejado democraticamente pelo Estado em parceria com a sociedade civil, Poder Público e os cidadãos que são atingidos diretamente pelas políticas “contratualistas” contemporâneas. Uma nova democracia, diferente da grega...
Um tal modelo de democracia representativa, liberal, excludente, conduz ao que Boaventura chama de fascismo societal: um tipo de fascismo que não é um regime político, mas um regime social e civilizacional
E para que o modelo contratual participativo possa vigorar algumas condições básicas são essenciais, dentre elas: ter a sobrevivência garantida afinal, se estamos morrendo de fome a nossa primeira preocupação será individual e mais imediata; além da garantia da sobrevivência é preciso ter tempo disponível para participar (algo que só pode ser dado se a sobrevivência estiver garantida); além da garantida da liberdade e do acesso à informação.

Outros materiais