Buscar

Av. I Deficiência Física Fundamentos e Metodologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Deficiência Física: Fundamentos e Metodologias (LEE39)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:444127) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9867335
	Nota da Prova:
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para a realização das atividades no ambiente escolar, a tecnologia assistiva oferece materiais pedagógicos que incluem jogos, livros, materiais escolares, recursos para auxiliar na escrita e na pintura, entre outros. Sobre os materiais pedagógicos adaptados, de acordo com as figuras, analise as afirmativas a seguir:
I- A figura 1 é uma prancha para apoio vertical para fixar folhas.
II- A figura 2 é um engrossador para lápis, para ser utilizado em atividades de desenho e pintura.
III- A figura 3 é uma tesoura com suporte ou elétrica com acionador, utilizada para atividades de recorte.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <www.vanzetti.com.br>. Acesso em: 24 fev. 2010.
Disponível em: <www.tecnologiaassistiva.net/.../loja_tipo2.php?...>. Acesso em: 24 fev. 2010.
	
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	As doenças neuromusculares caracterizam-se por uma variedade de doenças que comprometem o sistema nervoso central (cerebelo, trato piramidal), a medula espinhal, os nervos periféricos e os músculos. No caso das distrofias musculares progressivas ocorre uma deficiência hereditária de proteínas específicas do tecido muscular. De acordo com as distrofias musculares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Distrofia Muscular de Duchenne.
II- Distrofia Muscular de Becker.
III- Distrofia Muscular Fácio-Escápulo-Umeral.
(    ) A proteína da fibra muscular se encontra parcialmente, e não totalmente, ausente. Os sinais clínicos podem ser observados entre os 5 e 20 anos de idade, como: quedas frequentes, dificuldades para subir escadas, correr, levantar-se do chão. Com a progressão pode apresentar fraqueza muscular intensa, comprometendo a musculatura de tronco e membros, tendo a necessidade do uso de cadeira de rodas.
(    ) Os sintomas iniciam entre os 10 e 25 anos de idade e compromete os músculos da face e da cintura escapular (ombros e braços), sendo muito comum a queixa de dormir de olhos abertos. A referência de fraqueza dos músculos dos olhos, nos movimentos de abrir e fechar, além dos movimentos da boca (sorrir, franzir, assobiar) são características da doença, bem como a fraqueza dos músculos dos ombros e braços.
(    ) Acontece por um defeito no gene localizado no braço curto do cromossomo X, o qual causa a deficiência de uma proteína da fibra muscular (distrofina). É a mais severa das doenças neuromusculares. Os sinais clínicos podem ser observados entre os 3 e 5 anos de idade, como: quedas frequentes, dificuldades para subir escadas, correr, levantar-se do chão. Com a progressão da doença, o indivíduo apresenta fraqueza muscular intensa, comprometendo a musculatura de tronco e membros, tendo a necessidade do uso de cadeira de rodas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III- I.
	 d)
	III - II - I.
	3.
	Os médicos prescrevem às mulheres em idade fértil a complementação do ácido fólico, via medicamento, mas encontrada também em folhas verdes e no fígado bovino. Serve para prevenção de uma doença que tem como característica a falta de fusão (fechamento) dos elementos da coluna vertebral (vértebras). Esta lesão medular promove uma paralisia motora e sensorial que pode acometer membros inferiores, sistema urinário e intestino, além de malformações associadas, como hidrocefalia (presença de líquido entre as meninges - membranas cerebrais). A forma mais frequente de um grupo de doenças denominadas Defeitos de Fechamento do Tubo Neural (DFTN) é denominada de:
	 a)
	Acidente Vascular Encefálico.
	 b)
	Mielomeningocele (espinha bífida).
	 c)
	Poliomielite.
	 d)
	Distrofia Muscular de Duchenne.
	4.
	Dentro das tecnologias assistivas, temos uma área que se desenvolve com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, e que se ocupa com a comunicação de pessoas com deficiência. No Brasil é pouco divulgada e trabalhada pelos profissionais de Educação Especial, devido à falta de conhecimento. Sobre essa área, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), em que se desenvolve pranchas de comunicação, vocalizadores e uso de programas de computadores.
	 b)
	Acessibilidade da cadeira de rodas robótica.
	 c)
	Ambientes virtuais de aprendizagem.
	 d)
	Jogos digitais para pessoas com deficiência.
	5.
	A poliomielite é também chamada de paralisia infantil, tendo como causa o poliovírus, que causa a chamada síndrome pós-pólio. Dependendo da região em que o vírus se instala, pode levar a uma paralisia muscular flácida e assimétrica, comprometendo preferencialmente pernas, mas afetando também braços e tronco. A transmissão desse vírus pode ser por contato direto de pessoa para pessoa e das condições de higiene do ambiente. O que levou o Brasil a erradicar a poliomielite foi uma campanha intensa desde 1986. Sobre a sequência da evolução do processo histórico da erradicação da poliomielite no Brasil, analise as opções a seguir:
I- Criação do Grupo de Trabalho para a erradicação da poliomielite no Brasil.
II- Manutenção das campanhas de vacinação no Brasil.
III- O Brasil recebeu em 1994 a Certificação Internacional da Erradicação da Poliomielite.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	6.
	O desenvolvimento motor entre o nascimento e a idade adulta é denominado de céfalo-caudal, ou seja, inicia com o controle de cabeça e vai se desenvolvendo até controlar pernas, produzindo muitas modificações no organismo humano. Sobre a sequência do desenvolvimento motor nos bebês, correspondente ao 1º mês, 2º mês, 3º mês e 4º mês, ordene os itens a seguir:
I- Neste período, o bebê inicia o movimento de rastejar, leva objetos e dedos à boca para realizar o seu reconhecimento.
II- Mantém a postura de fechamento e a assimetria do corpo, mas libera mais as pernas, o peso do corpo é mais concentrado na região do quadril, por isso o bebê permanece com esta região mais elevada quando está na postura ventral (de barriga para baixo).
III- A criança pode virar-se para os dois lados, as mãos podem ser trazidas para a linha média - linha do umbigo que divide o corpo entre dois lados, esquerdo e direito. Ela já brinca com as mãos e pode segurar objetos, levando-os à boca. Inicia o controle de cabeça.
IV- O recém-nascido tem a postura em fechamento, em que predomina a assimetria. Quando colocado em decúbito dorsal (barriga para cima), ele é capaz de virar a cabeça para ambos os lados. Em decúbito ventral (barriga para baixo), vira a cabeça para liberar as vias aéreas nessa posição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	III- II - IV - I.
	7.
	As limitações funcionais geradas pelo comprometimento do sistema nervoso levam a quadros de alterações do tônus muscular (capacidade de o músculo exercer sua função - contração muscular. Além deste quadro, ainda existe a terminologia para a distribuição corporal, a qual se direciona para as partes do corpo que estão comprometidas, como "hemi" (metade do corpo), "di" (compromete os quatro membros, mas os inferiores são mais comprometidos que os superiores); "para" (só os membros inferiores são comprometidos) e "tetra" (compromete todos os quatro membros por igual). Sobre
os comprometimentos na área física, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tetraplegia (quadriplegia): compromete os quatro membros com quadro de ausência dos movimentos; se for por causa congênita, a criança pode não apresentar o controle no movimento de cabeça. 
(    ) Hemiparesia: compromete os quatro membros, sendo os membros inferiores (pernas) mais que os superiores (braços); apresenta um padrão em tesoura (cruzamento) dos membros inferiores devido ao comprometimento dos músculos gravitacionais (responsáveis por nos manter na postura em pé). 
(    ) Hemiplegia: compromete um hemicorpo (um lado do corpo - ex.: todo lado direito) e apresenta ausência do movimento, sendo que os membros apresentam um padrão de fechamento. 
(    ) Tetraparesia (quadriparesia): compromete os quatro membros com quadro de ausência parcial dos movimentos. Este quadro se instala quando há uma compressão da medula, ou seja, esta não foi rompida (seccionada), tendo-se a possibilidade de se restaurar parte dos movimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	Por não apresentarem beleza, forma física perfeita e saúde, as pessoas com deficiência eram excluídas, isso se tornou presente no decorrer da história. De acordo com a deficiência, eram punidas com abandono e morte. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Século XV.
II- Idade Média.
III- Séculos XVI e XIX.
(    ) As pessoas com deficiência eram abrigadas em igrejas, pois se acreditava terem sido concebidas para purgar os pecados de seus pais ou encaminhadas para os palácios, com a finalidade de propiciar a alegria do Rei como bobos da corte.
(    ) Crianças deformadas eram atiradas nos esgotos em Roma, para serem eliminadas, pois se acreditava terem sido concebidas com poderes malignos. 
(    ) Os hospitais psiquiátricos e asilos na Europa, abrigavam os deficientes, coxos (amputados ou com má-formação), leprosos e loucos, os quais eram mantidos presos sem nenhum tipo de tratamento adequado.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	9.
	Ao se falar de acessibilidade, temos que referir, além do espaço arquitetônico, o uso de produtos, informação e serviços, e que todos juntos permitam a inclusão à pessoa. Sobre a definição de acessibilidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma lei, mas que ainda não regulamenta que locais públicos e privados necessitam ser adaptados.
	 b)
	Oportunizar cidadania ao aluno com deficiência, estimular suas habilidades, desenvolvê-lo intelectualmente, pois os professores do Ensino Fundamental não estão preparados para receber alunos com deficiência.
	 c)
	Uma condição básica para a inclusão social das pessoas com deficiência, para que possam exercer o seu direito de ir e vir, gerando um grau de autonomia e integração.
	 d)
	Um direito igualitário para a pessoa com deficiência que permite estar em consonância com a política educacional do Ministério da Educação, que prevê a inclusão de alunos com deficiência em salas de ensino regular, reforçando que o aluno deve se adaptar à escola e não o contrário.
	10.
	A origem da deficiência física pode ser causada por várias doenças, como a causa encefálica que acomete o sistema nervoso central, ou espinhal, que acomete a medula espinhal, ou muscular que afeta o sistema muscular e ósteo-articular que afeta o sistema esquelético e articulações. Sobre a terminologia adequada das doenças que causam a deficiência física, analise as afirmativas a seguir:
I- A lesão na coluna que compromete a motricidade, a sensibilidade, o controle de esfíncteres, envolvendo a área emocional e a social é chamada de traumatismo crânio-encefálico (TCE). Tem como causas acidentes automobilísticos, acidentes de mergulho, violência urbana, tumores e infecções.
II- O corte de um membro (perna ou braço) que será substituído por uma prótese é chamado de Amputação; as causas mais comuns são má-formação congênita de um membro, acidentes, problemas vasculares, tumores e infecções.
III- As causas mais comuns para esta lesão são acidente automobilístico, acidente de trabalho, quedas, violência urbana. É uma lesão que afeta a caixa craniana e o cérebro, chamada de Lesão Medular, entretanto pode não causar sequelas, dependendo da intensidade do choque.
IV- O grupo de doenças com origem hereditária tem a denominação de Doenças Neuromusculares. Comprometem o sistema nervoso central, a medula espinhal, os nervos periféricos e os músculos. É uma doença progressiva; dependendo do tipo de distrofia, pode levar ao uso de cadeira de rodas ou à morte.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	  b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais