A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
av1 de imunologia

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.: 201301203211)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, as vacinas contra gripe são indicadas, principalmente, para os idodos. Isto é devido a grande facilidade que os idosos possuem de evoluir para um quadro secundário de infecção respiratória bacteriana, como a pneumonia, e possibilidade de óbito. Porém, alguns idosos consideram que não tomam mais vacinais para gripre pois, ao tomá-las, ficam gripados, com febre, perda de apetite etc..
A alterantiva que explica a reação imunológica acima é:
		
	
	Toda vacina deve promover febre, pois esta ocorre devido a um fator exógeno. Sem os efeitos colaterais, não há ação da vacina.
	
	As toxinas, contidas na vacina, agem como fator endógeno e promovem os efeitos colaterais, como a febre.
	
	Uma vacina não promove efeitos colatrerais.
	
	As citocinas liberadas pelos vírus promovem a febre. A febre acaba atrapalhando as funções do sistema imunológico, mas diminuindo o risco de infecções bacterianas secundárias, como a pneumonia.
	 
	Os efeitos colaterais da vacina são causados pelas citocinas liberadas pelas células de defesa. E, mesmo tendo efeitos colaterais, não há risco de infecção bacteriana secundária e probabilidade de óbito.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301078362)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inflamação é uma resposta dos organismos vivos homeotérmicos a uma agressão sofrida. Entende-se como agressão qualquer processo capaz de causar lesão celular ou tecidual. Esta resposta padrão é comum a vários tipos de tecidos e é mediada por diversas substâncias produzidas pelas células danificadas e células do sistema imunitário que se encontram eventualmente nas proximidades da lesão. Os sinais flogísticos da inflamação ocorrem PORQUE:
		
	
	há liberação de citocinas pelos mastócitos, recrutamento de macrófagos circulantes, vasoconstricção, diminuição da permeabilidade vascular, extravazamento de líquido intersticial e migração celular.
	
	há liberação de citocinas pelos linfócitos, recrutamento de hemácias circulantes, vasodilatação, diminuição da permeabilidade vascular, extravazamento de líquido intersticial e migração celular
	 
	há liberação de citocinas pelos macrófagos, recrutamento de leucócitos circulantes, vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular, extravazamento de líquido intersticial e migração celular
	
	há bloqueio de citocinas, recrutamento de leucócitos circulantes, vasoconstricção, diminuição da permeabilidade vascular, extravazamento de líquido intersticial e migração celular.
	
	há liberação de citocinas pelos macrófagos, bloqueio no recrutamento de leucócitos circulantes, vasodilatação, diminuição da permeabilidade vascular, formação de líquido intersticial e migração celular.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301066237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que diz respeito à localização das placas de Payer no organismo, pode-se dizer que são encontradas:
		
	
	Entre as células da glia.
	 
	Entre as células intestinais.
	
	Entre os timócitos.
	
	Entre as células parietais.
	
	Entre os pneumócitos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301066234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à origem dos linfócitos T e B, é correto afirmar que, num indivíduo adulto, são células produzidas:
		
	
	pelo baço.
	
	pelos linfonodos.
	
	pelo fígado.
	 
	por órgãos linfoides primários.
	
	por órgãos linfoides secundários.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301653734)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	            As citocinas são moléculas protéicas, geralmente glicosiladas, capazes de enviar  sinais  estimulatórios, modulatórios ou mesmo inibitórios para as diferentes células do sistema imunológico. Estas moléculas podem apresentar função autócrina ou parócrina. As referidas moléculas atuam em concentrações muito baixas e sua síntese ocorre habitualmente após a estimulação do antígeno.  Dentre as moléculas abaixo, assinale a única que não é uma citocina.
		
	
	IFN.
	 
	MHC.
	
	IL-2.
	
	TNF.
	
	IL-4.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301050129)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Indique a propriedade que não é característica das citocinas:
		
	
	são secretadas em resposta a antígenos bacterianos;
	
	são secretadas por macrófagos.
	 
	são induzidos por antígenos específicos;
	 
	são capazes de induzir um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos;
	
	emitem sinais produzidos por uma célula para afetar o comportamento biológico de outra;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301057298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Solução preparada com antígenos microbianos, administrada às pessoas para induzir imunidade ativa adquirida artificialmente, é a definição de:
		
	 
	vacina
	
	vírus
	
	bactérias
	
	antígenos
	
	soro
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301066255)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A aplicação dos anticorpos pode ser caracterizada na alternativa:
		
	 
	Os Acs específicos podem ser usados para a detecção de proteínas e células específicas, sendo, portanto, aplicados nas áreas de saúde e em pesquisas para o diagnóstico de doenças.
	 
	Os Acs específicos podem ser usados para a detecção apenas de células específicas, sendo, portanto, aplicados nas áreas de saúde e em pesquisas para o diagnóstico de doenças.
	
	Os Acs específicos podem ser usados para a detecção de proteínas e RNAs, sendo, portanto, aplicados nas áreas de saúde e em pesquisas sem fim diagnóstico.
	
	Os Acs específicos podem ser usados para a detecção apenas de proteínas, sendo, portanto, aplicados nas áreas de saúde e em pesquisas para o diagnóstico de doenças.
	
	Os Acs específicos podem ser usados para a detecção de proteínas e vitaminas, sendo, portanto, aplicados nas áreas de saúde e em pesquisas para o diagnóstico de doenças.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301057302)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É função do linfócito T, exceto:
		
	
	ativar linfócitos B para síntese de anticorpos
	 
	ativar as células matadoras naturais (NK) para lise celular
	
	ativar células dendríticas para fagocitose
	
	ativar macrófagos para a fagocitose
	 
	secretar citocinas ou linfocinas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301257945)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como célula central da respostas imunológicas, poder-se-ia pensar que a célula T pudesse influenciar a maior parte dos aspectos da imunidade, mas, isto não é de todo verdade. Muito do alcance funcional é feito por meio da secreção de citocinas, embora a interação direta da célula-celula com as células B seja também importante na maturação das respostas por anticorpos (Peakman & Vergani, 1999). Assim, assinale a alternativa em que se encontram duas funções das células T:
		
	 
	Sinalização para a multiplicação da célula B; Secreção de citocinas responsáveis pela multiplicação e diferenciação de uma série de tipos celulares.
	
	Produção de histamina, Produção de Plaquetas.
	
	Sinalização para a multiplicação da célula B; Produção de histamina.
	
	Secreção de citocinas responsáveis pela multiplicação e diferenciação de uma série de tipos celulares; Produção de Plaquetas.
	 
	Secreção de citocinas responsáveis pela multiplicação e diferenciação de uma série de tipos celulares; Produção de histamina.