Buscar

EX_AULA7_ATIV.FÍS.ENVELH.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Doença de Parkinson (DP) constitui um distúrbio neurológico de característica progressiva causado pela degeneração de neurônios da substância negra produtores do neurotransmissor dopamina. Com base na gravidade a Doença de Parkinson pode ser classificada em 5 estágios de acordo com a escala de Hoehn e Yahr. De acordo com esta escala o estágio I caracteriza-se por:
	 
	Manifestações unilaterais (tremor, rigidez e bradicinesia).
	No início do aparecimento dos sintomas da Doença de Parkinson já foram destruídos mais de 60% dos neurônios_______________ da Substância Negra do encéfalo
		
	 
	Dopaminérgicos
	
	A Doença de Alzheimer é a forma de demência mais comum entre os idosos no mundo ocidental e aparentemente é a maior fonte isolada de disfunção em indivíduos com mais de 85 anos. Geralmente o primeiro sintoma é a amnésia e a doença evolui originando sintomas afetivos e motores. Assinale a alternativa que relaciona estrutura e função comprometida na Doença de Alzheimer.
	 
	Lobo temporal - memória
	
	O envelhecimento é um processo natural ao qual todos os seres humanos estão submetidos. Este tipo de envelhecimento é denominado senescência e tem algumas características. São elas: I- Depressão; II-Diminuição da capacidade da memória de trabalho; III- Diminuição da compreensão; IV- Dificuldade da organização do discurso; V- Dificuldade de orientação espacial. Assinale a resposta na qual as afirmativas estão corretas.
	 
	C- II, III, IV e V.
	Julgue a asserção abaixo: Na prescrição de exercícios para idosos com depressão são recomendadas as atividades de corrida com intensidade entre 65 e 80% da reserva de frequência cardíaca PORQUE a intensidade do exercício é o parâmetro mais importante para gerar melhoras no quadro do idoso, ou seja, quanto mais intensa a atividade melhores são os resultados; Assinale a alternativa correta:
		
	 
	as duas asserções são falsas
	A aterosclerose periférica atinge principalmente os membros inferiores. O fator de risco idade é um fator não modificável. Entretanto, existem outros fatores de risco que podem ser prevenidos. Identifique outros fatores de risco associados com o desenvolvimento da aterosclerose periférica:
I) Hipertensão arterial
II) Tabagismo
III) Dislipidemia
IV) Osteoporose
É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I, II e III

Outros materiais