Buscar

EX_AULA8_ED. FÍS.UN.PROG.SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Para uma manhã de Lazer, o Profissional de Educação Física do NASF, precisa planejar uma atividade esportiva para a comunidade de um determinado bairro de Fortaleza onde todas as crianças pudessem participar e que promovesse a integração entre meninos e meninas, atendendo ao princípio de equidade. Nas opções abaixo, qual atividade seria mais adequada?
	 
	Gincana com provas que valorizem as diferentes habilidades indivuduais e que enfatizem as decisões conjuntas
	Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos e estima-se que apenas 10% façam o controle adequado da doença. O controle da doença corresponde a qual nível de atenção à saúde?
		
	 
	Secundária
	
	A atividade física vem, gradativamente, sendo reconhecida como uma estratégia para as ações da Saúde Pública, visto que, suas ações podem ser promovidas nas diversas formas de prevenção à saúde. Para tanto, o profissional de Educação Física deve entender as diferentes categorias de prevenção à saúde, tais como:
I - Prevenção Primária: indivíduos com danos permanentes devido a alguma morbidade;
II - Prevenção Secundária: indivíduos que estão acometidos por alguma morbidade;
III - Prevenção Terciária: indivíduos não expostos e não acometidos por morbidades.
Considerando as afirmativas acima assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas o item II está correto.
	
	Os NASFs têm os objetivos de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica no setor da saúde e de incrementar a estratégia de Saúde da Família na rede de serviços oferecidos pelo governo à população. O compromisso dos NASFs está embasado em ações de promoção da saúde destinada a garantir condições de bem-estar físico, mental e social às populações. 
Considerando o exposto, que ações poderão ser planejadas e desenvolvidas pelo profissional de educação física que atuará nos NASFs?
I. Incentivar a criação de espaços que possibilitem a inclusão social.
II. Desenvolver atividades físicas e práticas corporais nas comunidades.
III. Avaliar fisicamente cada equipe multiprofissional que atue nos NASFs.
IV. Proporcionar educação permanente em atividades físicas / práticas corporais, nutrição e saúde. 
Estão corretas apenas as ações:
		
	
	
	 
	I, II e IV
	O Professor Marcelo foi contratado, por uma Secretaria Municipal de Saúde, para Planejar e Executar um Programa de Atividade Física em uma comunidade carente. Chegando na UBS de referência, desta comunidade, ele solicitou uma caracterização epidemiológica das condições de saúde daquela população. Verificou-se que 40% eram sedentários, 15% diabéticos, 30% hipertensos e 50% estavam com excesso de peso e, tais carcterísticas eram presentes em todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Diante desta situação o Programa de Atividade Física deve:
		
	 
	Oferecer atividades física diferenciadas para cada faixa etária.
	
	
	
	Na Escola Santo Antônio existem 10 adolescente que estão em dificuldades (pessoais, familiares, sociais etc.) e consomem drogas, ainda por curiosidade ou de maneira intermitente. A qual nível de atividades de prevenção a escola deve encaminhar estes alunos?
		
	 
	Prevenção secundária

Outros materiais