Buscar

DIREITOS FUNDAMENTAIS 2° SEMESTRE FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCEITO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS: Consistem em garantias referentes á proteção do indivíduo, cujo rol está previsto na CF.
Tais direitos limitam o poder do Estado, garantindo à todos os Direitos estabelecidos no art 5° . Dessa forma os DF tratam-se de direitos básicos assegurados à todos deste país . 
CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: São características dos DF sua história, sua generalidade, sua relatividade (pois um pode prevalecer sobre o outro), a concorrência (podem ser exercidos cumulativamente), imprescritibilidade , inalienabilidade (salvo caso de direito de propriedade). 
EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: Consiste no cumprimento da lei, os DF estão acima do Estado podendo assim chamar de eficácia vertical, e estão no mesmo patamar quando exigidos de um particular para outro podendo assim chamar de eficácia horizontal.
ROL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. 
INSTRUMENTOS ASSECURATÓRIOS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: 
HC: Sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder. Pode ser impetrado pela própria pessoa, por 3° em seu nome, por menor ou por estrangeiro.
HD: Para assegurar o conhecimento de informações relativas ao impetrante, constante de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público, serve também para retificação de dados quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso judicial ou administrativo. A propositura da ação é gratuita e é uma ação personalíssima.
MANDADO DE SEGURANÇA: Para proteger direito líquido e certo, não amparado por HC ou HD quando o responsável pela ilegalidade for autoridade pública ou agente de PJ no exercício de atribuições do Poder Público. Objetivo: fazer com que a autoridade pública faça ou deixe de fazer alguma coisa. Prazo para impetrar imposto pelo STF 120 dias.
DIFERENÇA ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS: Direitos e garantias fundamentais não são expressões sinônimas.
Direito é uma norma de conteúdo declaratório, portanto, são normas que declaram a existência de um interesse, de uma vantagem. Ex: direito à vida, à propriedade etc. Por outro lado, a garantia é uma norma de conteúdo assecuratório, que serve para assegurar o direito declarado. Ex: Habeas Corpus que serve para tutelar o direito de liberdade.
Cumpre esclarecer que apesar de todo remédio constitucional ser uma garantia, nem toda garantia é um remédio constitucional. Pois, este é um instrumento processual que tem por objetivo assegurar o exercício de um direito.
Por fim, os direitos e garantias são fundamentais, porque são imprescindíveis. 
PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: Trata-se de dispositivo constitucional imutável (Cláusulas pétreas), que não poderá ser objeto de deliberação de proposta de emenda. De acordo com o artigo 60, §4º, da Constituição Federal, "não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais".Têm como objetivo evitar as alterações temerárias de assuntos essenciais para os cidadãos e o Estado.

Outros materiais