Buscar

APS POLIMORFISMO NA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
POLIMORFISMO NA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS
PALOMA SILVA DE JESUS RA: N103213
VANESSA D INGIANNI RA: T3481A6
VIVIANE VIEIRA RA: T5286G0
SÃO PAULO
2018
 O Polimorfismo é caracterizado como a capacidade de uma molécula (fármaco) existir em mais de uma forma ou estrutura cristalina. A princípio todos os fármacos expõe a capacidade de polimorfismo, porém nem sempre isto é observado, devido às barreiras cinéticas e termodinâmicas.
 Os materiais podem apresentar-se em estruturas regulares e organizadas, intitulada como cristais. O processo de formação de cristais caracteriza-se pelo agrupamento de pelo menos 1020 moléculas em arranjos regulares.
 As diferentes formas cristalinas que uma molécula pode apresentar possui propriedade química idêntica, mas isto não ocorre com suas propriedades físicas, visto que as propriedades físicas são essenciais para que um princípio ativo atinja os níveis terapêuticos necessários. 
 As propriedades físico-químicas como dureza, ponto de fusão, pressão de vapor, solubilidade, densidade, tendência em absorver água, reatividade no estado sólido, estabilidade física, estabilidade química e comportamento térmico, são exemplos de características que podem apresentar divergências na forma cristalina de um mesmo composto. Muitas propriedades podem ser afetadas, podendo acarretar em desvios na biodisponibilidade e estabilidade físicas químicas.
 A influência do polimorfismo na biodisponibilidade tem um efeito mais importante, afetando exatamente a dissolução do fármaco e a sua velocidade de absorção. Tal evento é reflexo das consequências do polimorfismo na solubilidade, visto que a molécula estará mais estável, ficando menos solúvel, diminuindo a velocidade de dissolução e consequentemente menor velocidade de absorção.
 Além das transformações nos atributos físico-químicos o polimorfismo pode ocasionar variações na estabilidade química, já que a distribuição de carga na molécula de dois polimorfos não é igual, devido às diferentes conformações e interações moleculares, neste caso pode mudar a reatividade do composto químico e consequentemente sua velocidade de degradação.
 Embora os fármacos possam ter mais de duas formas polimórficas, ou fases cristalinas, somente uma forma se apresenta mais estável à temperatura e pressão. A forma mais estável apresenta o ponto de fusão maior, menor solubilidade e máxima estabilidade química e física. Portanto, mesmo com o conhecimento de todas as formas cristalinas, é importante garantir, que a molécula escolhida irá permanecer com sua forma cristalina inalterada até o final do prazo de validade do medicamento.
 Segundo os autores, as agências regulatórias exigem que as indústrias realizem estudos que comprovem o controle e monitoramento da qualidade das matérias-primas e produto final e formas cristalinas existentes.
 As formas termodinamicamente instáveis tendem a se converterem com o passar do tempo à forma mais estável. É importante garantir que forma cristalina fique inalterada até o final do prazo de validade do medicamento.
 O texto destaca como as principais técnicas empregadas no estudo do polimorfismo: Calormetria exploratória Diferencial (DSC), Microcalormetria, Termogravimetria (TG), isotermas de absorção/dessorção de vapor de água, Difratomeria de Raios X (DRX), solubilidade e microscopia.
 Importância na área farmacêutica:
 Para a produção de um medicamento é imprescindível que o farmacêutico tenha o conhecimento dos compostos químicos utilizados nas formulações. Este conhecimento é necessário para determinar a escolha de qual a melhor forma cristalina será utilizada na produção de um medicamento.
 A escolha correta da forma cristalina pelo farmacêutico determinará se a formulação farmacêutica é estável. O farmacêutico deverá identificar fatores que promovem a formação das outras formas cristalizadas devido a interação com outros excipientes, ou ação do próprio processo produtivo.
 Estudos da biodisponibilidade e controle de qualidade (estudos de estabilidade de longa duração, estabilidade de acompanhamento) devem ser conduzidos pelo farmacêutico, onde as propriedades físico químicas do fármaco deverão ser testadas periodicamente, a fim de garantir que o mesmo mantenha a sua forma cristalina estável até o término (ou período) de validade do produto.
Referência:
Araújo L.B; Pitaluga A.J; Antonio S.G; Santos C.O.P ; Matos J.R; Polimorfismo na produção de medicamentos. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, Volume 33, p.p 27-37, 2012.

Outros materiais