Buscar

av 1 flex gestão de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão de Pessoas (ADM70)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:442971) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9877767
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A moderna gestão de pessoas define que uma das características do gestor é saber lidar com as pessoas. Neste sentido, a evolução da área de recursos humanos passou a apresentar condições para aplicar algumas atividades voltadas às pessoas da organização. Com relação às atividades da gestão de pessoas, analise as seguintes afirmativas:
I- Na atividade de agregar pessoas diante do perfil do cargo ou função, é importante que o gestor faça o recrutamento e a seleção de pessoas.
II- Na atividade de desenvolver pessoas, é papel do gestor definir os benefícios que elas terão durante a sua vida profissional na organização.
III- Na atividade de aplicar as pessoas na organização, faz-se necessário obter uma avaliação de desempenho e fazer um feedback positivo ou negativo sobre elas.
IV- Na atividade de manter as pessoas nas organizações, é fundamental que aumente o salário a cada três meses, indiferente se a avaliação de desempenho for positiva ou negativa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	2.
	Com relação ao planejamento de pessoal, a área de recursos humanos tem como objetivo analisar o plano de carreira que possa obter o aumento do capital intelectual para as organizações. Desse modo, o treinamento e o desenvolvimento das pessoas é papel fundamental do gestor de pessoas. Sobre o plano de carreira, analise as seguintes afirmativas: 
I- Um fator importante para obter um plano de carreira é a aplicação da avaliação de desempenho das pessoas envolvidas.
II- Investimento em treinamento e desenvolvimento das pessoas pela organização requer maior probabilidade de obter um capital intelectual.
III- A evolução contínua do profissional só deverá ser percebida quando houver demissão do mesmo.
IV- É fundamental que o profissional queira crescer profissionalmente para que o gestor ofereça o plano de carreira. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	3.
	Na composição do sistema de gestão de pessoas, existe um processo que utiliza ferramentas para preservar os colaboradores na organização e motivá-los, a fim de garantir que o ambiente de trabalho seja agradável. Referente a esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Processo de Aplicação.
	 b)
	Processo de Monitoração.
	 c)
	Processo de Manutenção.
	 d)
	Processo de Desenvolvimento.
	4.
	O recrutamento externo por indicação é a forma mais simples e difundida nas organizações; a fonte é interna, no entanto o candidato vem de fora. É importante que a empresa divulgue internamente essas vagas para que quem for indicar consiga identificar facilmente as habilidades necessárias, assim saberá com maior facilidade quem poderá direcionar à vaga. Sobre as vantagens do processo de indicação, analise as sentenças a seguir:
I- O grau de relacionamento entre o colaborador que indicará com o candidato é importante para transcrever valores organizacionais. 
II- A construção de vínculos é facilidade em decorrência do relacionamento entre estas pessoas. 
III- A facilidade de obter candidatos competentes se torna maior.
IV- É importante evidenciar que a palavra final é do contratante e não de quem fez indicação, para que não cause frustrações e inimizades, e principalmente desmotivação do colaborador que indicou.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Um bom modelo de gestão é aquele que promove melhorias por meio de uma boa estratégia organizacional. Sobre o conceito de "modelo ideal" de gestão de pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Hoje em dia, as organizações apresentam um padrão, ou seja, todas as organizações possuem o mesmo modelo de gestão de pessoas.
	 b)
	O modelo ideal de gestão de pessoas deve ser o mesmo em organizações públicas e privadas.
	 c)
	Qualquer que seja o modelo adotado pela organização, ele deve defender os interesses dos funcionários acima de tudo.
	 d)
	Um modelo ideal de gestão de pessoas consegue conciliar os objetivos individuais (das pessoas) com os objetivos organizacionais (da empresa).
	6.
	Para as organizações atingirem seus objetivos, é fundamental que as pessoas sejam escolhidas por suas competências. Essas competências devem ser cuidadosamente analisadas pelos profissionais de Recursos Humanos para que as pessoas atendam de forma eficiente às necessidades das organizações. Por isso, na moderna gestão de pessoas, como as pessoas nas organizações devem ser consideradas?
	 a)
	O capital intelectual mais precioso das organizações.
	 b)
	A fonte de investimento monetário das organizações.
	 c)
	A fonte de força física, para manuseio de maquinário pesado.
	 d)
	Um elemento a ser substituído facilmente.
	7.
	Sobre o sistema de gestão de pessoas, o processo de provisão trata de buscar para a organização pessoas que atendam às necessidades e às demandas da organização. Quando ingressados na organização, os colaboradores passam pelo processo de aplicação. Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processo de aplicação trata do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da organização.
	 b)
	O processo de aplicação trata de controlar por sistemas a gestão de pessoas como um todo, tanto colaboradores como resultados.
	 c)
	O processo de aplicação trata de apresentar um ambiente de trabalho e remuneração atrativos que satisfaçam os colaboradores e os mantenham na organização.
	 d)
	O processo de aplicação trata do desenho dos cargos, análise dos cargos e avaliação de desempenho.
	8.
	Com os desafios apresentados diariamente por um mundo globalizado, cada vez mais, as organizações adotam modelos estratégicos na gestão de pessoas que possam auxiliar os gestores a lidar com os desafios relacionados aos processos existentes nas organizações. Sobre a estruturação de um modelo de gestão de pessoas adequado para uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Visar à sobrevivência da organização, visto que o modelo de gestão não interfere diretamente no desempenho e satisfação dos colaboradores.
	 b)
	Definir claramente as atividades para cumprimento de leis trabalhistas e medidas de controle disciplinares.
	 c)
	Utilizar um modelo de gestão padronizado pelo mercado de trabalho, assim, o sucesso da organização é garantido.
	 d)
	Alinhar os interesses da organização e colaboradores para que, juntos, alcancem os resultados almejados.
	9.
	A gestão de pessoas é composta por alguns processos que formam em conjunto um sistema de gestão de pessoas nas organizações. Relacionado às políticas para a gestão de pessoas, um exemplo a ser citado é a política para o planejamento de pessoal, que determina alguns critérios para recrutamento e seleção de pessoal. Dessa forma, entre outras políticas, temos a política de aplicação. Essa política se refere a qual decisão?
	 a)
	De alguns critérios para a contratação direta e indireta, diante de um recrutamento interno, externo ou misto nas organizações.
	 b)
	De requisitos básicos diante da força de trabalho, através de análise de cargos, atribuições de tarefas e avaliações de desempenho.
	 c)
	De cargos e valores de salários em uma avaliaçãoacordada com o mercado de trabalho, além dos critérios que envolvem benefícios.
	 d)
	De uma preparação das pessoas, através de treinamentos para o seu desenvolvimento e preparação para atuar em determinado cargo ou executar tarefa específica.
	10.
	As organizações têm desafios constantes no momento de identificar indivíduos para preencher seu quadro de vagas. Geralmente, o item que mais impacta nesta definição são as habilidades do candidato. Nem sempre as pessoas que participam dos processos têm qualificações necessárias para a vaga. As empresas têm duas formas de buscar estes candidatos, através do recrutamento interno, que visa estabelecer uma comunicação dentro da própria organização com o objetivo de promover algum colaborador, e do recrutamento externo, em que a empresa busca no mercado seus candidatos. Sobre as principais fontes do recrutamento externo com sua devida descrição, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Banco de currículo.
II- Indicação.
III- Anúncios.
IV- Política da "boa vizinhança".
(    ) Esta técnica é utilizada em casos de recrutamentos mais complexos. Podem ser acionados sindicatos ou associações de classe, assim como empresas que atuam no mesmo mercado. 
(    ) Formulário preestabelecido pela organização com o objetivo de facilitar a identificação do candidato mais indicado à vaga.
(    ) Uma das formas mais comuns de identificação do candidato, uma fonte híbrida, a fonte é interna, porém o candidato vem do mercado.
(    ) Utilizado por organizações que buscam profissionais com características operacionais, esta fonte, na sua versão tradicional, vem perdendo forças. No entanto, com a presença da internet, há versões virtuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - IV.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	IV - I - II - III.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais