Buscar

PROBABILIDADE Avaliação do 1º Bimestre B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação do 1º Bimestre – Probabilidade
Nome: 								Número:
	
Geralmente trabalhamos visando buscar soluções de problemas, visando responder perguntas do mundo real. Neste sentido é preciso estudar uma ou mais características de uma População de interesse. Comente o que é População e o que é uma amostra. Comente quais são as características de uma amostra confiável.
Discorra sobre os 2 tipos de amostragem. Descreva 1 técnica para cada um dos tipos de amostragem. 
Dado o conjunto de dados abaixo monte uma distribuição de frequência (agrupando os 2 sexos). Calcule a freqüência simples, freqüência simples relativa, freqüência simples percentual, freqüência acumulada, freqüência acumulada relativa e freqüência acumulada percentual
Idade dos estudantes do sexo masculino: 20,40,45,24,41,51,31
Idade dos estudantes do sexo feminino: 24,18,25,22,21,23,25,25,20
Calcule as medidas de tendência central (média, mediana, moda) e de variabilidade (variância, desvio padrão, coeficiente de variação, erro padrão da média) para cada um dos grupos de estudantes (idade dos estudantes do sexo masculino e idade dos estudantes do sexo feminino da questão 03). Construa 2 gráficos de 5 números ou Box/Whiskers. Qual conjunto de dados apresenta maior variabilidade?
A probabilidade permite utilizar as informações de uma amostra para realizar uma inferência sobre a população. Faça um comentário sobre os 3 tipos de probabilidade.
Comente em linhas gerais o que são:
eventos disjuntos ou mutuamente exclusivos
eventos dependentes e independentes
O serviço meteorológico informa que no final desta semana existe a possibilidade de chuva (0,65), a possibilidade de fazer frio (0,55) e a probabilidade de chuva e frio (0,50). Calcule a probabilidade de:
Chover ou fazer frio
Não chover e não fazer frio
Redundância: a redundância ou replicação é utilizada visando o melhoramento na confiabilidade de um sistema. Suponha que você possua um despertador:
Informação: Probabilidade de funcionamento do despertador em uma determinada manhã: 0,93
Qual a probabilidade de que o seu despertador não funcione em uma manhã de uma atividade importante?
Se você possui 2 despertadores, qual é a probabilidade de ambos não funcionarem em uma manhã de uma atividade importante?
Com um despertador você tem uma probabilidade conhecida de que funcione, qual é a probabilidade de ser acordado usando 2 despertadores?
Neste caso a redundância ou replicação (usar 2 despertadores) foi eficiente, isto é, aumentou a confiabilidade de você ser acordado para uma atividade importante.

Outros materiais