Buscar

Exercício Discursiva Logística Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Logística Internacional
Questão 1/5 – Logística Internacional
Os Estados desempenham um papel importante não só no sistema internacional, mas também na normatização de uma série de atividades, sendo de extrema importância que, para o sucesso dos empreendimentos internacionais e dos profissionais que atuam internacionalmente, haja atenção detalhadas as mais variadas regulamentações. Além das leis sobre investimento estrangeiro direto, existem outras sobre marketing, distribuição, repatriação de lucro, meio ambiente, contratos e inclusive logísticos.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, descreva o que o termo risco-país tenta demonstrar.
Resposta:
O risco-país, por exemplo, tenta alertar a respeito dos perigos de se fazer negócio em determinados locais.
Rota de Aprendizagem I, Estados como atores internacionais, p. 8.
Questão 2/5 – Logística Internacional
Para Christopher (2007), estamos na era da “competição em redes”, e as recompensas se apresentam para as organizações que melhor se estruturam, coordenam e gerenciam os relacionamentos com parceiros, com o compromisso de entregar valor superior ao mercado final. A “visibilidade” ao longo das cadeias assegura que a manufatura e a entrega do produto sejam orientadas pela demanda real, e não somente por provisões, possibilitando que todos os integrantes da cadeia operem com mais eficácia.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, cite os quatro princípios, ou 4R’s, que funcionam como fios condutores da gestão de canais logísticos.
Resposta:
Capacidade de resposta; Confiabilidade; Resiliência e Relacionamentos.
Livro Logística Internacional, Cadeias Logísticas Internacionais, p. 68.
Questão 3/5 – Logística Internacional
O transporte intermodal ou multimodal, nos processos de importação, deve aproveitar o que cada modal de transporte oferece de melhor, visando à redução de custos e a melhoria do nível de serviço. Sua utilização e a escolha dos modais têm como base desde as condições geográficas até as características das cargas e sua urgência e necessidade.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, cite os tipos de modais citados pelo autor.
Resposta:
Ferroviário; Dutoviário; Rodoviário; Aquaviário; Aéreo.
Livro Logística Internacional, Intermodalidade, p. 116.
Questão 4/5 – Logística Internacional
A Transação comercial compreende as negociações e as relações necessárias para a transferência de propriedade de mercadorias, ou seja, as especificações dos produtos (formas, embalagens, prazo de entrega), os preços acordados e as condições de pagamento que constituem os termos de venda. No comércio internacional, é importante o estabelecimento de acordos entre as partes para designação e assignação das responsabilidades pelo encaminhamento dos produtos e assunção dos riscos inerentes às movimentações em longas distâncias.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, descreva os fatores que envolvem as negociações em longas distâncias.
Resposta:
Idiomas, culturas e legislações diferentes.
Livro Logística Internacional, Termos Internacionais de Comércio (Incoterms), p. 159.
Questão 5/5 – Logística Internacional
O desembaraço aduaneiro na importação é feito após a comprovação da exatidão das informações do importador a respeito das mercadorias. Essa declaração de exatidão é conhecida como despacho aduaneiro de importação, que é processado pela Declaração de Importação (DI), registrada no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Ele pode ser referente a duas categorias: o despacho para consumo e o despacho para admissão em regime aduaneiro especial ou aplicado em áreas especiais. As alíquotas de impostos incidentes nas operações de importação estão explicitadas no Siscomex e variam conforme o tipo de bem importado, seu valor, país de origem, tipo da operação, qualidade do importador, dentre outras condições.
De acordo com os materiais disponibilizados para estudo, cite os impostos que oneram as importações.
Resposta:
Imposto de importação; Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).
Livro Logística Internacional, Impostos que Oneram as Importações, p. 202.

Outros materiais