Buscar

o desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No período da Segunda Revolução Industrial – Século XIX – iniciou-se a utilização dos combustíveis fósseis, visando à obtenção de energia para suprir as necessidades indústrias. Na contemporaneidade, essa prática ainda é constante pela maioria dos países industrializados. E o Brasil, como um país de influência e que é uma das dez potências econômicas mundiais, também apresenta essa realidade. No entanto, é preciso encontrar soluções alternativas para se obter energia no território brasileiro , pois , as energias não renováveis , por possuírem alto teor de gás carbônico , ocasionam o aquecimento global.
 No governo do presidente Getúlio Vargas , houve o processo de industrialização no Brasil e , consequentemente,a utilização excessiva de carvão mineral e petróleo. Dessa forma, além do país contribuir para a emissão de gás carbônico para a atmosfera, está acentuando o fenômeno do aquecimento global. Além disso, o aumento do consumo da classe ‘’C’’ verificado na atual conjuntura brasileira proporcionou a compra de automóveis em larga escala por muitos brasileiros e, dessa maneira, a temperatura média na nação elevou cerca de 0,75°C , segundo estudos do Relatório de Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
 Diante disso , o Brasil possui um grande desafio para as próximas décadas: Conciliar interesses econômicos e preocupações ambientais. As conferências ambientais de 1992 e 2012, no Rio de Janeiro, foram debatidas discussões a cerca dessa consonância, em que os países propuseram alternativas como a utilização de fontes de energias renováveis e a redução do uso de combustíveis fósseis. Entretanto, significativa parte dessas nações e, principalmente, o Brasil, não aceitaram essas soluções por interferirem no rendimento econômico desses respectivos países, promoverem a diminuição da produtividade industrial e necessitarem de altos custos para serem consolidadas. Nesse sentido, esse cenário se torna um grande problema para a nação brasileira e para o restante do planeta Terra, visto que, o aquecimento global continuará aumentando. 
 Fica claro, portanto, que o ainda país possui um grande desafio no cenário das mudanças climáticas globais. Em vista disso, é imprescindível a intervenção governamental, por intermédio da renovação da matriz energética, implantando fontes renováveis – energia eólica e energia solar – nas principais cidades brasileiras, pois, cerca de 70% da população absoluta do Brasil se concentra nas áreas litorâneas. Ademais, é essencial que haja um incentivo, por parte do governo e da mídia, a utilização do transporte de massa pelos habitantes dos grandes centros urbanos, através de campanhas publicitárias nos meios comunicacionais. Somente assim, será possível haver a redução de consequências das alterações climáticas.

Continue navegando