Buscar

Gabarito - AP1 - 1º_sem2015 SOC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2015/1º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Cada questão vale dois (2) pontos;
Boa sorte!
1ª Questão: aula 11
É constatado por evidências que o apoio ao desenvolvimento, somente, da ciência ou da tecnologia não é suficiente para a criação de um círculo virtuoso de geração de inovações. Em função do exposto, marque a resposta totalmente correta a respeito das politicias públicas para a geração de inovações. 
( ) Os modelos lineares de “tecnologia empurrada” (que é disponibilizada para o consumidor, independente de sua solicitação) e “demanda puxada” (que é disponibilizada para o consumidor, dependendo de sua solicitação) são atualmente considerados suficientes para o estímulo à inovação. 
( ) Políticas baseadas na visão sistêmica de apoio à geração de inovação é uma abordagem mais abrangente, que foca nos processos de aprendizado, como fatores internos, como base em uma perspectiva interdisciplinar e evolucionária dos processos inovativos, de caráter mais dependente do que as lineares, sendo as instituições de fomento fatores parcialmente influentes nesse processo.
( ) As políticas de comércio exterior podem ser divididas em políticas de importação, que podem ser utilizadas para proteção da indústria, e em políticas de exportação casada, que auxiliam na elevação da competitividade da indústria nacional frente aos concorrentes internacionais.
( x ) As políticas de educação para formação de mão de obra qualificada e as de ciência, tecnologia e inovação que fomentam e estimulam a geração de conhecimento na sociedade por meio do apoio à pesquisa acadêmica e científica.
2ª Questão: aula 8
Manter funcionários satisfeitos diante das crises, turbulências e pressões do mundo atual não é uma tarefa fácil para as organizações. Marque, em função desta relevância, a resposta errada quanto a satisfação no trabalho.
( ) Para Wagner III, satisfação no trabalho é um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho.
( x ) Para Hackman e Oldham, os trabalhadores estarão motivados, satisfeitos, desempenhando suas tarefas com qualidade e produtividade e serão assíduos no trabalho quando houver somente estas duas variávies: significação percebida – grau em que o indivíduo percebe o trabalho de maneira importante, valiosa e significativa, assim como, a responsabilidade percebida – grau de responsabilidade que o indivíduo experimenta em relação aos resultados de seu trabalho assim como percebe o trabalho dos outros em relação ao seu.
( ) A cultura organizacional está associada à qualidade de vida no trabalho e possui poderosa influência na qualidade de vida das pessoas, além de ser um resultado social desejável de se perseguir em si próprio. Portanto, a pesquisa sobre a satisfação no trabalho deve estar relacionada com as questões de qualidade de vida e com os impactos sobre a eficiência e eficácia organizacional..
( ) Para Masi, o novo desafio que marcará o século XXI é como inventar e difundir uma nova organização, capaz de elevar a qualidade de vida e do trabalho, fazendo alavancar sobre a força silenciosa do desejo da felicidade.
3ª Questão: aula 12
O entendimento da estrutura burocrática nas organizações é critico para a reflexão das suas restrições e contribuições para a gestão das mesmas. Em virtude disto, para verificar seu conhecimento sobre o tópico, marque a afirmação errada abaixo:
( ) O emprego só é considerado uma carreira na medida em que existe um sistema de promoções, cada vez mais difíceis em função da nova ordem social nas organizações. A promoção ocorre de acordo com a antiguidade no serviço, necessidade da empresa ou ainda capacidade do funcionário, ou de ambos os critérios. Na realidade, tudo isto se justapõe à redução do quadro de funcionários e à necessidade de cada funcionário executar as tarefas de outras duas ou três pessoas. No entanto, estas técnicas quebram o desenvolvimento da lealdade à organização e ao chamado espírito de equipe, entre seus membros.
( ) A empresa é um sistema aberto onde as atividades de cada funcionário, resultado de sua experiência cultural, vivência profissional, frente ao conteúdo do desempenho de seu cargo ou papéis, dependem de seu comportamento e das formas de interação entre si e com a empresa..
( ) Dentro da teoria burocrática de Weber na medida em que ocorre o desvio da estrutura formal, o fenômeno poderá provocar restrições à eficiência do processo administrativo, uma vez que a empresa é um sistema aberto, incorpora toda as diferenças existentes a seu respeito, o que acaba interferindo na sua eficiência..
( x ) Nas atividades normais, (deveres formais), a responsabilidade de cada membro e a própria interação entre eles é pré-determinada por normas e regras que visam tornar o serviço burocrático necessariamente simples e rotineiro. Isso assegura a realização uniforme de todas as tarefas independente do número de funcionários nela contidos.
4ª Questão: aula 4 
Profundas transformações ocorreram no capitalismo desde a sua criação, as quais modificaram sua condição sociocultural e estética na atualidade, chamada de pós-modernidade, pós-industrial ou capitalismo financeiro. Identifique, então, e marque a afirmação errada desta realidade pós-industrial do capitalismo:
( ) Esta Era está produzindo significativas transformações, em que a tecnologia e a economia globalizadas acentuam-se em um cenário de reestruturação produtiva, buscando superar a crise econômica criada pelo capital, que foi fortalecida pelo capitalismo desorganizado, e que acarretou a crise da cidadania social, que de alguma forma se assemelha à Era Industrial.
( x ) O Estado não está em transformação, apesar das crises por que passou e em virtude do desafio representado pela globalização, acarretada, em boa parte, pelas inovações tecnológicas de uma nova “era da informação”, por outro, a sociedade não se transforma aceleradamente. 
( ) Ela trouxe o surgimento de novas tecnologias, com uma elevação na produtividade e na redução do custo de operação das empresas, assim como um aumento nas margens de lucro e uma ampliação na flexibilidade de atuação das empresas. 
( ) O desenvolvimento científico e tecnológico, suporte fundamental da globalização, aumenta a complexidade do mundo e passa a exigir um profissional com competência para lidar com um número expressivo de fatores.
5ª Questão: aula 6
A socialização é o processo pelo qual ao longo da vida a pessoa aprende e interioriza os elementos socioculturais do meio. Integrando-os à estrutura da sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, adaptando-se, assim, ao ambiente social em que vive. Em função disto, identifique e marque as afirmação errada sobre este tema:
( ) O principal agente da socialização primária é a família, que exerce a sua influência desde os primeiros tempos de vida do indivíduo. Outros agentes surgem mais tarde, como a escola e o grupo profissional.
( x ) Grandes transformações sociais, econômicas e políticas ocorreram nas sociedades modernas, ainda que de forma descontinuada no tempo e no espaço, porém isto não se deve, a uma correspondência entre a produção de bens, a ciência e a tecnologia, mas sim uma transformação ciclica inerentedestas sociedades. 
( ) O papel dos grupos de amigos são importantes no processo de socialização, pois são relações permanentes e intensas na trajetória de vida. Particularmente, nos jovens, esta interação induz à partilha de sentimentos e de afetividades, de valores, atitudes, normas e comportamentos, na medida em que se verifica uma maior ou menor procura de identificação com o grupo no qual o individuo está inserido. 
( ) Os valores sociais são idéias, normas, conhecimentos, técnicas e objetos materiais em torno dos quais vão se condensando, pela interação social, opiniões e atitudes favoráveis com base, sobretudo, em opiniões positivas.

Outros materiais