Buscar

O RELATORIO TECNICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
O RELATÓRIO TÉCNICO
E PÚBLICO
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
a)”Sumário – Um sumário no início do relatório facilita enormemente as consultas.
b)”Organograma – Os organogramas dos serviços prestados por cada órgão, se colocados no início do relatório, auxiliam o leitor a compreender melhor o que se segue.
c)”Ofício de apresentação – Abrir o relatório com um pequeno ofício de apresentação, do qual conste um resumo das realizações mais notáveis e as recomendações para o futuro.
d)”Realizações e recomendações – Uma comparação das recomendações passadas com o progresso feito na execução das mesmas serve como indício das realizações anuais.
e)”Extensão – No máximo 50 páginas
f)”Estilo – Além de claro e conciso, o texto deve refletir a necessária atenção à gramática e propriedade de expressão.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
g)”disposição – As partes referentes às várias repartições ou serviços devem corresponder á estrutura do governo ou seguir algum outro critério lógico.
h)”Equilíbrio na distribuição da matéria – O material exposto deve perfazer uma pintura completa, ocupando cada atividade espaço proporcional à sua importância.
i)”Estatísticas – Aconselha-se a inclusão de estatísticas, mas, quando indicado, devem ser as mesmas ser completadas por diagramas ou gráficos simples.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
j)”Dados comparativos – As realizações do ano em curso devem ser comparadas com as dos anos anteriores, tomando-se, porém, em consideração todos os fatores ocorrentes.
k)”demonstrações financeiras – Incluir três ou quatro demonstrações financeiras que indiquem a importância despendida e os meios de financiamento relativos a cada função e órgão.
l)”Propaganda – A inclusão de matéria para exaltação de pessoas, repartições ou serviços é considerada contrária à ética e de mau gosto. Retratos de autoridades, especialmente de administradores em exercício, ficam inteiramente deslocados num relatório oficial.”
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Como se vê, trata-se de recomendações aplicáveis à preparação de relatórios públicos e periódicos, assunto que tem merecido também a atenção dos nossos poderes públicos, tanto assim que já existe, de longa data, legislação especial, como é o caso dos decretos S.808, 13 de junho de 1940, e 13.565, de l? de outubro de 1943, este último acompanhado de uma Exposição de Motivos do DASP com “Normas para relatório anual”.
	O modelo que se transcreve abaixo, apesar de muito simples, dá ao leitor uma idéia da escritura dos relatórios mais comuns:
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Relatório técnico ou artigo-relatório:
	Dissertações científicas e monografias em geral
	Por razões de ordem didática, incluímos na categoria de relatório técnico ou científico os trabalhos de pesquisa de campo ou laboratório (descrições de experiências ou ensaios, preparação de projetos ou planos, etc.). Trabalhos dessa ordem costumam aparecer em revistas especializadas, e, conquanto sua apresentação formal nem sempre seja a de relatório, por lhes faltarem a “abertura” e o “fecho” protocolares, sua estrutura sem ‘ré o é. Seu plano ou esquema compreende:
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Sumário
	Em muitas empresas privadas e repartições públicas vem generalizando o costume de pôr em destaque, entre a data e o vocativo, uma síntese do assunto do relatório, a que se dá também o nome de ementa. Quando o trabalho é muito extenso, esse resumo se alonga também proporcionalmente (3% a 5% do texto). Neste caso, é propriamente o sumário. É com esse nome que aparece nas publicações científicas, antes ou depois do contexto propriamente dito. Se a revista mantém intercâmbio com suas congêneres estrangeiras, é de regra vir no fim, muitas vezes traduzido em outras línguas (summary ou abstract, em inglês, resumé em francês, sumario em espanhol e zusummenassung em alemão). Muitos preferem-no antesposto ao texto.
	O sumário deve conter o assunto de forma tal, que o leitor se anime a ler todo o texto, se o conteúdo lhe interessar. 
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	A melhor maneira de fazer o sumário é seguir o plano do próprio relatório ou artigo-relatório, pois assim se torna mais fácil destacar as partes substanciais do contexto, em função da sua posição, da ordem lógica, do espaço disponível, da ênfase que lhe é dada, do propósito, da conclusão e das recomendações. Tudo isso deve estar sinteticamente incluído no sumário. Portanto ele deve conter:
	Indicação clara do assunto
	O propósito do relatório ou artigo;
	Referência ao aparato ou aparelhagem ou, se for o caso, às pesquisas ou investigações realizadas;
	Método adotado (procedimento)
	Conclusões, que podem incluir recomendações.
	Tudo isso tem de ser exposto no mesmo tom, no mesmo estilo, dando-se uma das partes a mesma ênfase que elas têm no texto. O melhor critério para sumariar deve levar em conta o teor de cada parágrafo; pode-se mesmo dizer que, se os parágrafos estão bem redigidos, cada tópico frasal já é, em si mesmo, o seu resumo. Se o tópico frasal está, por assim dizer, diluído no texto do parágrafo, é indispensável refundi-lo em frase curta e sucinta
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Introdução
	
	Em seguida à ementa (nos relatórios administrativos) ou sumário (no técnico) – ambos titulados com tais - vem a introdução, também de preferência titulada.
	A introdução deve levar em consideração os seguintes requisitos:
	deve deixar claro se trata de um trabalho formal ou informal, quer dizer, se apresenta já conclusões definitivas ou se constitui apenas um subsidio com dados preliminares ou provisórios,
	o tópico frasal de um dos parágrafos inicias deve conter a tese em termos sucintos e claros;
	a extensão da introdução varia proporcionalmente à do texto completo: em geral, não ultrapassa ou não deve ultrapassar 5% do total de palavras do texto.
	No que diz respeito ao requisito a), é possível e, em certos casos, aconselhável iniciar o relatório com referência a fatos, episódios, circunstâncias que se relacionem com o assunto em pauta ou que o tenham diretamente provocado ou sugerido.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	O desenvolvimento é o “miolo”, a substância mesma do relatório ou relatório-artigo de natureza técnica ou científica. Essa parte nunca aparece titulada como “desenvolvimento” propriamente dito, mas discriminada geralmente em três seções:
	1 Métodos – que compreendem não apenas a indicação dos processos adotados na apuração e análise dos fatos mas também a própria descrição ou exposição narrativa de experiência ou pesquisa e da aparelhagem e material empregados. Consiste essencialmente numa típica descrição de processo feita em ordem lógica ou cronológica. Quase sempre o parágrafo inicial dessa parte enuncia o assunto sem rodeios: “O método adotado consistiu em...” Em versão
	francesa, usa-se às vezes a expressão Technique em lugar de “Métodos”. Alguns autores são mais explícitos, sevindo-se da denominação “Material e Métodos”.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	ll Resultados – Indicado o método e descrita a experiência, expõem-se os “resultados”, que são, de regra, a segunda parte do desenvolvimento. Ai,como o nome o indica, apresentam-se os resultados imediatos da pesquisa, ie., o que realmente se apurou.
	lll Discussão – É a interpretação dós resultados, a indicação da sua importância, dos seus corolários e consequências. Alguns autores incluem os “resultados” no tópico da “discussão”. Também aqui, o parágrafo inicial assume feição típica, sem rodeios: “O principal interesse destas experiências reside no fato de que...” ou “A interpretação dos nossos resultados (ou “a única interpretação...”)
é a de que...” O estilo dessa parte é primordialmente argumentativo; trata-se de convencer pela apresentação de razões, que são os próprios fatos apurados e interpretados.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
Características formais e estilísticas do desenvolvimento:
	Constituem características formais e estilísticas do desenvolvimento:
	apresentar os fatos da maneira objetiva, sem rodeios, de modo a constituírem fundamentos insofismáveis para as conclusões e recomendações;
	esclarecer o leitor quanto ao ponto de vista em que se coloca o autor;
	caracterizar-se pela exatidão das definições e das descrições evitando-se tanto quanto o emprego da linguagem afetiva: metáforas de vinco artístico mas iludíveis, preciosismo vocabular que não o exclusivamente técnico, analogias e comparações cujo segundo termo não seja mais familiar, mais conhecido, do que o primeiro;
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Seguir sempre um encadeamento de idéias de maneira lógica, coerente, objetiva;
	
	cuidar atentamente das partículas de transição, que devem estabelecer relações de maneira inconfundível;
	evitar raciocínio falacioso (sofismas);
	demarcar claramente os estágios sucessivos da apuração dos fatos;
	documentar ou ilustrar com gráficos, mapas, tabelas, figuras, etc., quando necessário e em lugar adequado, fazendo-se sempre chamadas ou remissões no texto, mesmo q tais elementos venham em apêndices.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Conclusão
	A conclusão depende do assunto e da natureza do desenvolvimento. Sua extensão e destaques são, assim, variáveis. Não obstante, é possível indicar dos seus requisitos básicos.
	Ela pode consistir:
	numa séria de inferências a partir dos fatos apresentados, discutidos e interpretados, caso em que assume com frequência uma forma verbal própria: “Conlcui-se, assim (portanto, em vista do exposto...), que: 1º,....;2º...;3º.......etc.”;
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	na repetição, em outros termos, do que já esteja contido no sumário anteposto ao texto;
	na retomada das conclusões parciais a que se possa ter chegada nos diferentes estágios da pesquisa e da discussão.
	Mas, qualquer que seja sua forma ou extensão, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a idéia-núcleo do relatório, artigo ou monografia se revele e se fixe claramente no espírito do leitor. 
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Recomendações
	Todo relatório propriamente dito inclui as recomendações, isto é, a proposição de medidas ou providências julgadas necessárias como decorrência dos fatos apurados e discutidos. O artigo-relatório, entretanto, não as inclui, substituindo-as às vezes por uma espécie de previsão ou profecia a respeito do resultado de futuras pesquisas ou estudos decorrentes de fato novos: “posteriores estudos ou pesquisas mostrarão ou provarão que...”
	As “recomendações” raramente vêm tituladas como tais: o normal é integrarem-se na conclusão.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Agradecimentos
	Muitos trabalhos de pesquisa sob a forma de relatórios ou artigos, quando subvencionados ou patrocinados por instituições (bolsas de estudo, fundações, etc.), trazem, muitas vezes, logo após a conclusão, os, “agradecimentos” do(s) autor(es). São os acknowledgements das obras publicadas em inglês, dirigidos também a pessoas (geralmente cientistas ou técnicos) que prestaram alguma ajuda ou assistência para a execução do trabalho. Nas obras em formato de livro, os “agradecimentos” vêm geralmente antes do texto.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Apêndices e anexos
	Muitos relatórios vêm acompanhados de apêndices e anexos, constituídos por gráficos, mapas, tabelas, dados estatísticos, desenho, fotografias e outras espécies de documentação, além das que possam ter sido inseridas no próprio texto.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Índice
	Relatórios ou artigos muitos extensos, cujo texto haja sido minudentemente especificado em tópicos e subtópicos, devem vir acompanhados do índice da matéria, de preferência anteposto ao sumário, como se vê no plano-padrão dado a seguir em 3.1 1.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Referências Bibliográfica
	Todo trabalho de pesquisa é de boa norma vir acompanhados das referências bibliográficas, que devem ser feitas de acordo com as convenções internacionais. Ver, a esse respeito, 9. Pr.Or.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Plano-padrão de relatório técnico
	À vista das informações precedentes, é possível agora apresentar o esqueleto de um plano-padrão de relatório técnico destinado à publicação, em formato de livro, folheto ou se separata:
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	A. Capa
	A capa é geralmente de apresentação livre; mas dela devem constar, evidentemente, pelo menos o título, o nome do autor e do editor e a data. Se a publicação se faz por conta de ou sob o patrocínio de empresa particular, instituição ou repartição pública, é de hábito incluir tais referências na capa.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	B. Folha de rosto
	A folha de rosto deve incluir os dados bibliográficos essenciais à citação da obra:
	
	a) título
	b) subtítulo (se houver)
	c) autor(es)
	d) editor, local e data da edição
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	C. Texto
	1. Sumário ou sinopse (Recorde-se a nota de rodapé número 13, retro)
	2.Introdução
	3.Método(s)
	4.Resultados
	5.Discussão
	6.Conclusão
	7.Recomendações (opcional)
	8.Agradecimentos (opcional)
	9.Resumo (em língua estrangeira ou não) (opcional)
	10.Referências bibliográficas
	11.Apêndice e/ou anexos	
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	A Adequação Vocabular
	Quem faz uma redação técnica se depara sempre com este item da avaliação: adequação vocabular. Mas o que é isso afinal?
	As redações passam pelos seguintes parâmetros para de correção:
	-Estrutura e conteúdo, que são respeito ao tema e à modalidade de texto propostos, além de clareza e lógica na exposição das idéias;
	-Expressão, ou seja, domínio da norma culta da Língua Portuguesa e de suas estruturas (adequações vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação).
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Os dois tópicos têm peso igual, por isso, tudo deve ser rigorosamente respeitado. 
O primeiro tópico refere-se ao tipo de texto que será pedido ao candidato para que ele desenvolva. Por exemplo, se for pedida uma dissertação, o redator deve respeitar os moldes desse tipo de texto: tese, argumentação e conclusão separadas claramente por parágrafos objetivos com uma linguagem culta e distanciada, sem deixar de abordar, claro, o tema apresentado.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Segundo tópico
 é aquele que vai conduzir a correção dos erros gráficos (correta escrita das palavras, acentuação, hífen, separação das palavras), morfológicas (forma correta de cada palavra, sobretudo conjugação dos verbos), sintáticos (estruturação das orações, uso correto dos complementos de cada verbo e do sujeito), de pontuação (cuidado com aspas, dois pontos, ponto-e-vírgula, pontos de exclamação e interrogação e principalmente vírgula) e de adequação vocabular.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	Agostinho Dias Carneiro em seu livro Redação em construção descreve seis critérios de adequação vocabular, listados a seguir:
	1. A adequação ao referente
	Esse critério baseia-se na utilização dos vocábulos gerais frente a vocábulos específicos. O exemplo que o autor dá é a palavra ver, que tem emprego mais amplo que observar, contemplar, distinguir, espiar, fitar etc.
Se eu disser, por exemplo, Pedro estava muito triste com a separação. Por isso, foi à praia, sentou-se na areia e viu o sol, certamente causará estranhamento no interlocutor. Ao passo que se eu disser Pedro estava muito triste com a separação. Por isso, foi à praia, sentou-se na areia e contemplou o sol, não haverá nenhum problema na comunicação, pois houve adequação quanto ao uso do vocábulo.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	2. Adequação ao ponto de vista
	Aqui serão levados em consideração os vocábulos positivos, neutros e negativos.
	Em você me deu um café gelado, a palavra gelado assume valor negativo, entretanto, assume o valor positivo em Depois do trabalho vamos tomar uma cerveja gelada?
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	3.Adequação aos interlocutores
	Há, nesse critério, quatro tipos de seleção vocabular: quanto à atividade profissional com o uso dos jargões; quanto à imagem social de um dos interlocutores, ou seja, um chefe de Estado se expressa como o que se espera de alguém que ocupa tal cargo; quanto à idade com o uso de vocábulos modernos (luminária) ou antigos (abajur) ou quanto à origem dos interlocutores com emprego do vocábulo regional (piá – criança).
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	5. Adequação ao código
	É relevante para esse critério a correção não só ortográfica, mas também semântica, respeitando os significados dicionarizados.
	Agostinho ressalta os empregos “de moda” devem evitados, pois “em nada contribuem para o real enriquecimento de um idioma” e dá um exemplo: colocar em lugar de apresentar e assumir em lugar de responsabilizar-se:
	-Vou colocar aqui um problema...
	-Se der errado, eu assumo...
	Somam-se esse caso, os parônimos e os homônimos (homógrafos e homófonos), já tratados em outra aula.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
	6. Adequação ao contexto
	As situações textuais revelam-se nas relações desenvolvidas entre as palavras do texto. Por exemplo, se há relação de causa e efeito – tropeçar / cair; se há relação de finalidade – livro / estudar; se há relação de parte e todo – rei / xadrez; se há relação de sinonímia – aroma / perfume; se há relação de antonímia – entrar / sair: se há relação de unidade coletivo - livro / biblioteca; se há relação de objeto e ação – cadeira / sentar e se há relação simbólica – pomba / paz.
	O uso do vocábulo fora de um desses critérios e até mesmo em critério inadequado à situação será erro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes