Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO - Cópia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EQUIPE: ANA PAULA 
 ELENICE FERREIRA
 ELIELZA FAUSTINO
 JÉSSICA THAÍS
 MARIA JOSILENE
 
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Para viver, todos os animais precisam de um suprimento regular de oxigênio, o gás presente no ar que ajuda a transformar alimentos em energia. Nesse processo, cria-se outro gás, o dióxido de carbono, que, por ser um resíduo, deve ser eliminado do corpo. O sistema respiratório é encarregado de absorver o oxigênio na inspiração e eliminar o dióxido de carbono na expiração.
INTRODUÇÃO
 
ESTRUTURA
NARIZ
CAVIDADE NASAL
FARINGE
LARINGE
TRAQUÉIA
BRÔNQUIOS
BRONQUÍOLOS
ALVÉOLOS
PULMÕES
 
ESTRUTURA
NARIZ
NARIZ
 É a parte externa do sistema respiratório
dos humanos e de alguns aanimais, é o órgão do olfato e a principal via de passagem do fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões.  O nariz também adiciona ressonância à voz humana.
O nariz é constituído pelas fossas nasais e pela pirâmide nasal. A pirâmide nasal é a estrutura visível que forma proeminência na face. É constituída essencialmente por lâminas cartilagíneas. Sua parte superior é formada por osso e a parte inferior, por cartilagem.
CAVIDADE NASAL
CAVIDADE NASAL
A cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umidecido e aquecido.
CAVIDADE NASAL
Cavidade nasal
FARINGE
 FARINGE 
A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.
A FARINGE É DIVIDIDA EM TRÊS
 REGIÕES ANATÔMICAS:
 FARINGE 
Nasofaringe -tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faringeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do ósteo faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da farínge com a cavidade média timpânica do ouvido.
Orofaringe - situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide. A parte da orofaringe tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar como para o alimento. 
Laringofaringe - conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e posteriormente com a laringe (passagem de ar)
LARINGE
A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais.
A laringe é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos.
 QUAIS AS FUNÇÕES DA LARINGE ?
LARINGE
TRAQUÉIA
TRAQUÉIA
É um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita. O arcabouço da traquéia é constituído aproximadamente por 20 anéis cartilagíneos incompletos para trás, que são denominados cartilagens traqueais. Internamente a traquéia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos. 
BRÔNQUIOS
BRÔNQUIOS
Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo. A traquéia e os brônquios extrapulmonares são constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas. O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Como a traquéia, os brônquios principais contém anéis de cartilagem incompletos. 
Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada HILO. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares. 
Os brônquios lobares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar. 
BRONQUÍOLOS
BRONQUÍOLOS
Os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos. As paredes dos bronquíolos contém músculo liso e não possuem cartilagem.
Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados ductos alveolares.
ALVÉOLOS
ALVÉOLOS
ALVÉOLOS
 Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Um capilar pulmonar envolve cada alvéolo. A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.
PULMÃO
São órgãos do sistema respiratório, responsáveis pela hematose. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo.
PULMÃO
CADA PULMÃO TÊM UMA FORMA 
QUE LEMBRA UMA PIRÂMIDE COM UM ÁPICE, UMA BASE, TRÊS BORDAS E TRÊS FACES.
QUANTO PESA O PULMÃO ?
QUAL A ALTURA DO PULMÃO ?
INSPIRAR: Quando ocorre a entrada de ar nos pulmões, caracteriza-se pela contração do diafragma e dos músculos intercostais.
EXPIRAR: Quando ocorre a saída de ar nos pulmões, caracterizando-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
INSPIRAR E EXPIRAR
FIQUE ESPERTO
O QUE É DIAFRAGMA ?
O QUE É VENTILAÇÃO PULMONAR ?
O QUE É REPIRAÇÃO PULMONAR ?
Uma pessoa sentada ela respira 14 á 18 vezes por minuto.
Uma pessoa inspira 6 litros de ar por minuto. Isso é o suficiente para encher 3 bexigas.
DOENÇAS DO SITEMA RESPIRATÓRIO
Broncopatias;
Pneumopatias;
Transtornos respiratórios;
Fístula do trato respiratório;
Doenças torácicas;
Transtorno da motilidade ciliar;
Doenças nasais;
Hipersensibilidade respiratória;
Infecções respiratórias;
Doenças da traquéia;
Laringopatias;
Doenças pleurais;
Anormalidades do sistema respiratório;
Neoplasias do trato respiratório.
SÃO ELAS :
AS DOENÇAS MAIS COMUMENTE OBSERVADAS 
QUE ACOMETE OS PULMÕES SÃO
É definida como uma inflamação dos brônquios. Geralmente, surge depois de 20 a 30 anos de exposição dos brônquios a fatores irritantes, como o tabaco, poluição do ar, entre outras fontes. Sua ocorrência é mais comum em mulheres do que em homens.
BRONQUITE CRÔNICA
Esta é uma doença crônica, na qual ocorre destruição gradativa dos tecidos pulmonares, passando estes a ficarem hiperinsuflados. Normalmente sua etiologia reside na exposição prolongada ao tabaco ou produtos químicos tóxicos.
ENFISEMA PULMONAR
Também conhecida como asma brônquica ou bronquite asmática, é uma afecção pulmonar caracterizada pela inflamação das vias aéreas, que leva à diminuição ou até mesmo obstrução do fluxo de ar. Sua fisiopatologia está ligada a fatores genéticos e ambientais, manifestando-se por meio de crises de falta de ar.
ASMA
O câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns, sendo que sua incidência no mundo todo vem aumentando 2% a cada ano. A mortalidade por esse tipo de neoplasia é muito elevada e o prognóstico está relacionado à fase em que é diagnosticado
CANCÊR DOS PULMÕES
PENSAMENTO DO DIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais