Administraçao Integrada todas as questões
12 pág.

Administraçao Integrada todas as questões


DisciplinaAdministração Integr5 materiais7 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 539440 - Administraçao Integrada
Permitido o uso de fórmulas.
Questão 1: De acordo com o que você estudou sobre os modelos de excelência, entre as atribuições da liderança das organizações, está a condução das mudanças organizacionais. Como alternativas de estratégias de mudanças, as organizações podem decidir utilizar os processos de benchmarking e terceirização, tendo em vista as vantagens que cada um apresenta. Identifique nas afirmativas abaixo as vantagens desses dois processos: 
I - O benchmarking facilita a mudança, pois permite que a empresa adote e adapte práticas e processos observados em outras empresas.
II - A terceirização permite que a organização se concentre nos seus negócios centrais.
III - A terceirização "enxuga" a estrutura organizacional, dando maior flexibilidade à empresa
IV - O benchmarking é a única ferramenta para aquisição de conhecimento pelas organizações.
V - O processo de mudança é propício com a terceirização, pois a empresa passa a não necessitar controlar a atividade terceirizada.
VI - O benchmarking permite que a empresa identifique as causas das diferenças do seu desempenho em relação à outras organizações.
Está correto o que se afirma apenas em:
A) II, IV, V e VI 
B) II, III, IV e VI 
C) I, II e III 
D) I, III, IV e V 
E) Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 2: (Enade 2006, adaptada) Dentre os pilotos que compõem o quadro da Cia. Aérea Lunar, alguns têm demonstrado desempenho acima da média. Para esses, o Departamento de Recursos Humanos (RH) resolveu estabelecer um plano de recompensas diferenciado daquele utilizado para o restante da Companhia. 
Celso, Analista de RH, fez um levantamento das diferentes estratégias para recompensar esse grupo de pilotos.
Identifique a qual Item dos Critérios do Modelo de Excelência da Gestão adotados pelos programas setoriais, regionais e estaduais da Rede QPC - Qualidade, Produtividade e Competitividade a descrição acima está relacionada:
A) Implementação de Estratégias
B) Sistemas de Trabalho pag 126/127
C) Qualidade de Vida
D) Capacitação e desenvolvimento
E) Processos da cadeia de valor
Questão 3: (Enade 2006, adaptada). A \u201cQuitutes da Tia Zuzu\u201d é uma pequena empresa brasileira que produz misturas pré-preparadas para bolos e tortas. O sucesso desta empresa é tal que os diretores estão considerando expandir o composto de produtos, comercializando bolos e tortas prontos. Os gerentes de produto, no entanto, temem que as novas linhas de produtos canibalizem a linha de misturas. Para se proteger da possibilidade de canibalização, adotou: 
I - Direcionando a comunicação do novo produto para um público com perfil psicográfico diferente daqueles que compram as misturas pré-preparadas.
II - Comercializando a nova linha de produtos com uma marca diferente, usando uma estratégia de multimarcas.
Identifique a qual Item dos Critérios do Modelo de Excelência da Gestão adotados pelos programas setoriais, regionais e estaduais da Rede QPC - Qualidade, Produtividade e Competitividade a descrição acima está relacionada.
A) Formulação de Estratégias
B) Implementação das Estratégias
C) Foco no Cliente e no Mercado
D) Análise e desenvolvimento de mercado pag 110
E) Relacionamento com clientes
Questão 4: Os programas de qualidade se consolidaram no Japão visando basicamente produzir ganhos de competitividade para as indústrias; no entanto, as ideias e métodos da qualidade (Inspeção da Qualidade, Controle da Qualidade, Garantia do Produto, Controle da Qualidade Total - CQT, Gestão da Qualidade Total - GQT) se expandiram para outras realidades. Assinale a alternativa que não corresponde ao enfoque dado por um programa de qualidade:
A) A implantação de um programa de qualidade tem como foco garantir a qualidade do produto, promover melhorias contínuas por meio de estímulo à inovação e atender às expectativas dos clientes, mantendo-os satisfeitos.
B) A implantação de um programa de qualidade tem como foco padronizar a produção, promover melhorias por meio de um processo de especialização e criar unidades de atendimento ao cliente.
C) A implantação de um programa de qualidade tem como foco garantir a qualidade do produto, promover melhorias contínuas por meio da diminuição de desperdícios e atender às expectativas dos clientes, mantendo-os satisfeitos.
D) A implantação de um programa de qualidade tem como foco aprimorar a gestão da organização como um todo, buscando o conhecimento das necessidades das partes interessadas, o atendimento a essas necessidades, o conhecimento dos processos a elas relacionados, incluindo não somente os processos de produção, como também os de apoio e demais processos organizacionais.
E) A implantação de um programa de qualidade tem como foco produzir um único produto padronizado, promover melhorias por meio de um processo de especialização, a fim de obter a fidelização do mercado. Passei direto
Questão 5: No Brasil, o Modelo de Excelência da Gestão utilizado pela Rede QPC - Qualidade, Produtividade e Competitividade, composta de programas regionais, setoriais e estaduais, possui como características:
I - Estrutura não prescritiva, baseada em 12 critérios.
II - Sugere que os elementos do modelo se relacionam de forma harmônica e integrada, voltada para a geração de resultados.
III - Utiliza o conceito de aprendizado segundo o PDCL (Plan, Do, Check, Learning).
IV - Está voltado para a aplicação dos Fundamentos da Excelência. 
Assinale a alternativa correta:
A) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
C) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. Passei direto
D) Apenas as afirmativas II e III são falsas.
E) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Questão 6: O Modelo de Excelência da Gestão Pública - MEGP, integrante da Rede QPC - Qualidade, Produtividade e Competitividade, possui algumas particularidades, dentre elas os Fundamentos que o sustentam, divididos em Princípios Constitucionais (art. 37 da CF) e Princípios Gerenciais. Segundo artigo 37 da Constituição Federal (CF), a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecem a princípios que devem nortear a gestão pública. São eles:
A) Excelência dirigida ao cidadão, Gestão participativa, Impessoalidade, Gestão baseada em processos e informações, Valorização das pessoas e Visão de Futuro.
B) Aprendizado Organizacional, Agilidade, Legalidade, Eficiência, Foco em resultados, Inovação e Controle Social.
C) Impessoalidade, Aprendizado Organizacional, Publicidade, Gestão Participativa, Agilidade e Legalidade.
D) Eficiência, Gestão participativa, Controle Social, Agilidade, Impessoalidade e Moralidade.
E) Legalidade, Moralidade, Impessoalidade, Publicidade e Eficiência. Pág 74
Questão 7: Os modelos de avaliação e os modelos de gestão utilizados em todo o mundo possuem componentes históricos alinhados à evolução da administração. Em relação a isso, podemos afirmar que:
I - Deming e Juran, dois dos fundadores (pensadores) da Gestão da Qualidade Total, são base de inspiração para esses modelos.
II - O Prêmio Deming, embora normativo, é um modelo que se demonstrou adequado como ferramenta de reconhecimento para as organizações.
III - A conquista de mercados pelo Japão (incluindo sua penetração no mercado automobilístico e, posteriormente, de eletroeletrônicos americano) nas décadas de 1980 e 1990, despertaram o sentimento de que os americanos precisavam fazer algo concreto que revertesse essa situação, propiciando o desenvolvimento do programa de qualidade americano (BPQA) e respectiva ferramenta de reconhecimento (MBNQA).
IV - Outros países se prepararam, constituindo seus prêmios nacionais e regionais, como o prêmio europeu (European Quality Award) e o Prêmio Nacional da Qualidade, prêmio brasileiro estabelecido em 1992 como subprograma do Programa