Buscar

AULA 1 Objeto de Estudo da Ciência Política

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSORA: ROSÁLIA CORRÊA
 
CIÊNCIA POLÍTICA
CIÊNCIA POLÍTICA
	Estudo dos fenômenos e das estruturas políticas, conduzido sistematicamente e com rigor, apoiado num amplo e cuidadoso exame dos fatos expostos com argumentos racionais. (BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos, 2000) 
	 	Ramo científico que estuda o fenômeno do poder. (ANDRADA, Bonifácio. Ciência política: ciência do poder,1998).
POLÍTICA
	A palavra política é originária do grego pólis (politikós), e se refere ao que é urbano, civil, público, enfim, ao que é da cidade (da pólis). É uma forma de atividade humana relacionada ao exercício do poder. 
	
 	É a atividade social que se propõe a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concórdia interna de uma unidade política particular. Essa possibilidade de fazer uso da força distingue o poder político das outras formas de poder.(FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber, 1997).
A ciência política analisa a política como ela realmente. Diferentemente da filosofia que formulava um ideal de política, ou como deveria ser;
O filosofo pensa o mundo como deveria ser e a ciência interpreta o mundo como ele é;
Filosofia é a idealização das verdades sobre os homens e suas formas de coexistirem em sociedade; 
A Ciência interpreta o mundo a partir da realidade;
A Ciência Política junta filosofia e Ciência;
Estuda e descreve as instituições políticas: Estado, governo, partidos políticos, e outros); e as atividades políticas de modo geral. 
O que são instituições políticas?
São elementos que incorporam regras e práticas organizadas, que orientam o jogo político. Tais regras delimitam as ações que serão executadas por atores específicos, e também criam capacidade de ação que não dependem das preferências individuais.
Qual a instituição política mais importante?
O ESTADO
O Estado é a instituição constituída por reunião de pessoas, fixadas em um território com uma organização política e dotado do poder. Além disso tem como atributo a Soberania.
É uma instituição abstrata que administra um território a partir de pactos estabelecidos pela coletividade.
O QUE É ESTADO
	Para compreender o que é Estado é preciso discernir entre Estado, país, povo e nação. 
	País é o território que abriga uma coletividade. A população, elemento humano do Estado, é o conjunto de todos os habitantes de um dado território que com ele mantenham ou não vínculos políticos, além dos vínculos necessários a caracterização do Estado, enquanto o povo,  é o conjunto de cidadãos que pode votar e ser votado. O povo representa a população de determinado Estado, parcela esta que se vincula por laços políticos e não só jurídicos como quanto aos indivíduos da população. A nação se constitui quando um grupo de indivíduos, tendo a mesma origem ou religião, ou os mesmos interesses econômicos e morais, mas principalmente um passado comum de tradições, unem-se em torno de ideais e aspirações comuns. Estado é a comunidade de homens, fixada sobre um território, com poder superior de ação, de mando e de coerção.
 	Estado é uma organização que detém o poder político. Este poder se caracteriza pela exclusividade do uso legítimo da força, o Estado, portanto, possui o monopólio da violência legítima, a qual pode ser aplicada a todos os membros da sociedade.
	É a instituição da disciplina moral que vai orientar a conduta do homem (DURKHEIM, Emile. Ética e sociologia da moral, 2003);
	É um instrumento de dominação do homem pelo homem, que pode fazer uso da força da violência, e essa violência é legítima, pois se apoia num conjunto de normas (WEBER). 
GOVERNO
Conjunto de pessoas que governam o Estado. 
	
Historicamente, o governo existiu antes do Estado. Já na Antigüidade, assim como na Idade Média, é possível encontrar um governo das cidades-Estado e dos impérios feudais como formas pré-estatais de organização política. 
	O Estado, propriamente dito, tem sua origem na Idade Moderna. 
	
	Os governos podem ser classificados quanto à origem, quanto à organização e quanto ao exercício do poder. 
	
	Quanto à origem governos podem ser: democráticos ou populares/governos de fato.
	Quanto à organização: hereditários/ governos de direito por meio de eleição 
Quanto ao exercício: absolutos ou constitucionais 
PODER
PODER:
(...) a possibilidade de que um homem, ou um grupo de homens, realize sua vontade própria numa ação comunitária, até mesmo contra a resistência de outros que participam da ação. (WEBER, Max. Ensaios de sociologia, 1982).
Poder político
É a forma de poder que tem o monopólio da coerção e o uso da força física, se necessário. Quem usa o poder usa a coerção, e o Estado tem o poder superior de coerção;
Politicamente o poder do Estado está dividido
 funcionalmente: executivo; legislativo e judiciário
espacialmente: o poder da união, dos estados e dos municípios.
O poder Executivo administra, executa
O poder Legislativo legisla, quando edita atos normativos dirigidos à sociedade
O poder Judiciário arbitra os conflitos de forma imparcial
A Ciência Política se ocupa do Poder, porém não o poder estático nem dominado por concepção abstrata. Mas o poder como força política, representado por manifestações humanas sob liderança, voltada sempre para objetivos sociais e comunitários, como se fossem metas a serem alcançadas através de edificações humanas na existência coletiva(ANDRADA).
REFERÊNCIAS
ANDRADA, Bonifácio. Ciência Politica: ciência do poder. São Paulo: LTr, 1998.
DURKHEIM, Emile. Ética e sociologia da moral. São Paulo: Landy, 2003.
BOBBIO, Norberto, Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1997.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília: UnB, 1999. v.2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes