Buscar

Tecido Muscular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Músculo Esquelético
Base dos movimentos voluntários
Tecido Muscular
Constituição: Células alongadas com grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis com geração de energia
Origem: mesodérmica
Tecido Muscular
Músculo estriado esquelético: feixes de células cilíndricas muito longas e multinucleadas. Contração vigorosa e movimento voluntário; 
Tecido Muscular
Músculo estriado cardíaco: apresentam estrias transversais, formado por células alongadas e ramificadas que se unem por intermédio dos discos intercalares. Contração involuntária, vigorosa e rítmica.
Músculo liso: formado por aglomerados de células fusiformes que não possuem estrias transversais. A contração é lenta e involuntária
Músculo Esquelético
Músculo Esquelético
Miofibrilas: feixes de células muito longas, cilíndricas, multinucleadas. Diâmetro das células musculares estriadas esqueléticas: dez a cem nanômetros. Se origina no embrião pela fusão de células alongadas, os mioblastos. 
Tecido Muscular
Organização do músculo esquelético: No músculo, como o bíceps ou o deltóide , as fibras musculares estão organizadas em grupos de feixes com tec. Conjuntivo chamado de epimísio (recobre o músculo inteiro)
O Perimísio partem finos septos do tec. Conjuntivo que se dirigem para o interior do músculo separando os feixes. 
Tecido Muscular
O tecido conjuntivo mantém as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra atue no músculo inteiro. As vezes as fibras não se estendem de uma extremidade até a outra. 
Tecido Muscular
Organização das fibras musculares esqueléticas: Faixa escura (anisotrópica), Banda A, e Banda I (Isotrópica). No centro de cada banda I nota-se uma linha transversal escura: a linha Z.
Músculo Esquelético
 Organização do músculo esquelético: A estriação da miofibrila é devido a repetição de unidades iguais chamadas sarcômeros. Cada sarcômero é formado pela parte da miofibrila que fica entre duas linhas Z sucessivas e contém uma banda A separando duas semibandas I.
Músculo esquelético
Organização das fibras musculares esqueléticas: Faixa escura (anisotrópica), Banda A, e Banda I (Isotrópica). No centro de cada banda I nota-se uma linha transversal escura: a linha Z.
Músculo Esquelético
Cada fibra muscular contém muitos feixes cilíndricos de filamentos, as miofibrilas, que medem 1-2 micrômetro de diâmetro, consistem no arranjo repetitivo de sarcômeros.
A organização dos filamentos de miofibrilas é mantida por diversas proteínas. A miosina e a actina juntas, representam 55% do total das proteínas do músculo estriado.
Músculo Esquelético
Distrofia muscular de Duchenne: miopatia hereditária ligado ao cromossomo X, causa lesões progressivas nas fibras musculares. No músculo esquelético dessas pessoas falta a distrofina. 
Músculo Esquelético
A actina apresenta-se sob a forma de polímeros longos (actina F) formados por duas cadeias de monômeros (actina G) torcida uma sobre a outra, em hélice dupla. Quando esses monômeros se polimerizam para formar a actina F, a frente de um monômero combina-se com a parte posterior do outro, produzindo um filamento que, como cada monômero de actina G, também é polarizado.
Músculo Esquelético
Retículo Sarcoplasmático e sistema de túbulos transversais: é o retículo endoplasmático das células musculares . Especializado no armazenamento de íons cálcio e quando este é liberado para o citoplasma acontece o mecanismo de contração muscular (deslizamento de actina sobre a miosina)
Músculo Esquelético
Mecanismo da contração, rigidez muscular: Uma única contração é o resultados de milhares de ciclos de formação e destruição de pontes de actina e miosina.
Músculo Esquelético
Inervação (Contração das fibras musculares esqueléticas é comandada por nervos motores). A contração das fibras musculares esqueléticas é comandada por nervos motores que se ramificam no tecido conjuntivo do perimísio, onde cada nervo origina numerosos ramos;
No local de contato com a fibra muscular, o ramo final do nervo perde sua bainha de mielina e forma uma dilatação que se coloca dentro de uma depressão da fibra muscular (placa motora ou junção mioneural). Neste local se encontra as células Schwann . O terminal axônico apresenta numerosas mitocôndrias e vesículas sinápticas. Quando uma fibra do nervo motor recebe um impulso nervoso, o terminal axônico libera acetilcolina. 
Músculo esquelético
Myasthenia gravis: 
A principal característica da miastenia gravis é a fraqueza muscular decorrente de distúrbios nos receptores de acetilcolina localizados na placa existente entre os nervos e os músculos. Isso interfere na transmissão do impulso nervoso e provoca o enfraquecimento dos músculos estriados esqueléticos.
A doença pode manifestar-se em qualquer idade, mas acomete mais as mulheres do que os homens, entre 20 e 35 anos. Depois dos 60 anos, essa relação se inverte.
Há duas formas de miastenia: a autoimune, ou adquirida, e a congênita. Na auto-imune, a resposta imunológica se volta contra os componentes da placa motora responsável pela transmissão do estímulo nervoso que faz o músculo contrair. Na congênita, os anticorpos produzidos pela mãe passam pela placenta e atingem o feto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais