Buscar

sistema endocrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA ENDÓCRINO
Os sistemas nervoso e endócrino em conjunto coordenam o funcionamento harmônico do organismo. Certas partes do sistema nervoso estimulam, ou inibem, a liberação de hormônios, que por sua vez podem promover, ou inibir, a geração dos impulsos nervosos.
As glândulas do sistema endócrino liberam hormônios na corrente sanguínea e o sangue leva esses hormônios para todas as células em todo corpo.
DEFINIÇÃO DE HORMÔNIO – Toda substância que:
É secretada diretamente para o sangue
Por células especializadas
Em respostas a estímulos específicos (neurais ou hormonais)
Em quantidades que variam com a intensidade do estímulo
Que é carregada pelo sangue até atingir uma célula alvo.
Que age regulando reações específicas sem dela participar diretamente.
FUNÇÃO DOS HORMÔNIOS:
Participam da regulação da composição química e do volume do meio interno. 
Controlam o metabolismo e o balanço energético
Participam da regulação das secreções glandulares
Regulam o funcionamento do sistema digestivo
Controlam o crescimento e o desenvolvimento
Regulam o funcionamento dos sistemas reprodutores.
PRINCIPAIS GLÂNDULAS E SEUS HORMÔNIOS
HIPÓFISE 
 
Esta glândula se encontra ligada ao hipotálamo e pode ser dividida em: neuro-hipófise e adeno-hipófise. 
A neuro-hipófise secreta dois hormônios, que na verdade são produzidos no hipotálamo:
O hormônio anti-diurético (HAD) – Controlam o volume plasmático por aumentar a reabsorção de água nos túbulos renais.
Ocitocina – promovem a ejeção do leite em resposta a sucção das mamas.
A adeno-hipófise secreta e produz seis hormônios:
TSH (hormônio estimulante da tireóide) – Estimula a síntese e secreção dos hormônios tireoidianos.
FSH (hormônio folículo estimulante) – Na mulher, estimula a maturação dos óvulos nos ovários e as células foliculares a secretarem estrogênio. No homem, estimula a produção dos espermatozóides pelo testículos.
LH (hormônio luteinizante) – Na mulher, promovem a ovulação. No homem a liberação de testosterona pelas células de Leydig nos testículos.
Prolactina – inicia e mantém a secreção de leite pelas glândulas mamárias (promovem a lactogênese)
ACTH (hormônio adenocorticotrópico) – Atuam sobre a glândula adrenal controlando a liberação de glicocorticóides (cortisol).
GH (hormônio do crescimento) – promovem o crescimento das células do corpo, a síntese de proteínas, a lipólise e tem efeito “poupador” de glicose. 
TIREÓIDE
	Esta glândula em forma de borboleta esta situada entre a laringe e a traquéia e secreta dois hormônios a tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) que são produzidos a partir do iodo.
Ações dos hormônios treoidianos:
regulam a utilização de oxigênio e o metabolismo basal das células
produzem calor
estimulam o desenvolvimento e o crescimento do indivíduo
estimulam o sistema nervoso central
Sintomas observados no hipotiroidismo – ganho de peso, frio intenso, bradicardia, dificuldade de atenção, constipação, mixedema etc...
Sintomas observados no hipertiroidismo – perda de peso, sudorese intensa, taquicardia, insônia, exoftalmia, agitação etc...
PARATIREÓIDES
	Esta glândula secreta o paratohormônio que é fundamental para evitar a hipocalcemia (diminuição da concentração sanguínea de cálcio). A concentração plasmática de cálcio não deve ser alterada pois este íon é importante para a coagulação sanguínea, excitabilidade neuronal, atividade cardíaca...
	O paratohormônio atua diminuindo a excreção de cálcio nos rins, promovendo a conversão da vitamina D a sua forma ativa nos rins, que por sua vez vai atuar aumentando a captação intestinal de cálcio. Este hormônio também vai retirar cálcio dos ossos por estimular a atividade osteoclástica neste tecido.
ADRENAIS
	As glândulas adrenais ou supra-renais, situada uma sobre cada rim pode ser dividida em córtex (secreta 3 classes de hormônios) e medula (secreta 1 classe as catecolaminas). A Região cortical secreta:
a) mineralocorticóides – o principal mineralocorticóide é a aldosterona que atua no controle do volume plasmático e da pressão arterial por aumentar a reabsorção de sódio nos túbulos renais e excreção de potássio.
b) glicocorticóides – o principal é o cortisol que atua como um antiinflamatório mediando as ações do sistema imune, não deixando que este atue intensamente. Além disso este hormônio é importante para o metabolismo de glicose (é hiperglicemiante, estimula a lipólise e a degradação de proteínas) e promove o desenvolvimento fetal.
c) androgênios – O principal androgênio produzido é a DHEA (diidroepiandrosterona), este hormônio, no homem, é produzido em maior quantidade pelos testículos.Na mulher, eles são importantes para a libido feminina, e após a menopausa pode ser convertidos a estrogênios nos tecidos periféricos.
A medula adrenal secreta as catecolaminas: adrenalina e noradrenalina que tem os mesmos efeitos discutidos no sistema nervoso autônomo. 
PÂNCREAS
 Secretam insulina e glucagon. A insulina atua sobre vários tipos celulares do corpo para acelerar a difusão facilitada de glicose para dentro das células, acelera a conversão de glicose em glicogênio, aumenta a captação de aminoácidos e a síntese protéica. O glucagon age sobre os hepatócitos para converter glicogênio em glicose, formar glicose a partir de ácido lático e de certos aminoácidos desta forma elevando a concentração sanguínea de glicose.
OVÁRIOS E TESTÍCULOS
	Os ovários produzem os hormônios femininos chamados de estrogênio e progesterona, que regulam o ciclo reprodutivo, mantém a gravidez, preparam as glândulas mamárias para a lactação, promovem a deposição de gordura nos quadris e mamas. Os testículos secretam a testosterona que promovem a descida dos testículos durante o desenvolvimento fetal para a bolsa escrotal, regula a espermatogênese e promove o desenvolvimento e a manutenção das características sexuais secundárias masculinas.

Outros materiais