Buscar

QUESTIONÁRIO UNIDADE I LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO UNIDADE I – LIBRAS
Pergunta 1
Correta (CESGRANRIO/PEBII/SP) A avaliação do aluno surdo matriculado na escola regular na perspectiva da educação inclusiva deve adotar:
I. Mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua, na correção das provas, valorizando o aspecto semântico e reconhecendo a singularidade linguística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa. 
II. Desenvolver e adotar mecanismos alternativos para a avaliação de conhecimentos expressos em Língua de Sinais, como registrar em vídeo. 
III. O aluno surdo não precisa ser avaliado, pois tem o direito de progredir automaticamente nos níveis e séries escolares. 
Assinale a alternativa correta.
C. I e II são verdadeiras.
Pergunta 2
Ao contrário do senso comum, a Língua de Sinais não é universal, há diferentes línguas de sinais e independem das línguas orais‑auditivas utilizadas no país. É uma língua natural que deve ser aprendida nas diferentes situações de interação entre seus usuários. As Línguas de Sinais cumprem os requisitos estruturais de uma língua natural segundo os linguistas porque:
I - Surgiram nas comunidades surdas.
II- Possuem uma gramática própria que é espacial.
III- São fundamentadas nas línguas orais.
IV- Não contêm os níveis linguísticos de uma língua oral.
V- Possuem um léxico infinito pela combinação dos parâmetros formacionais.
Está correto o que se afirmar em:
C. I, II e V.
Pergunta 3
As línguas de sinais existem de forma natural em comunidades linguísticas de pessoas surdas e, consequentemente, partilham uma série de características que lhes atribuem caráter específico e as distinguem dos demais sistemas de comunicação não verbal. A criança surda, quando tem a possibilidade de acesso a ela, ainda na primeira infância, consegue desenvolver a sua linguagem de forma plena, da mesma forma que a criança ouvinte em contato com adultos ouvintes. A Língua de Sinais é a melhor escolha na instrução dos surdos, porque:
B. É uma língua de modalidade gestual‑visual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão, a fim de transmitir uma mensagem.
Pergunta 4
Heinicke é considerado o fundador do “método alemão” e do oralismo. Ele acreditava que o raciocínio só é possível pela língua oral e depende dela. A língua escrita teria importância secundária, devendo ser ensinada depois da língua oral e nunca antes dela. Em oposição a esse pensamento, Charles M. de L’Epée criou o “método francês” de educação de surdos que valorizava a comunicação visogestual reconhecendo o valor linguístico da língua de sinais e a escrita. Sobre o gestualismo, proposto por L’Epée, podemos afirmar que:
I- Excluía as classes mais pobres.
II- Previa o treinamento de fala e auditivo.
III-Tinha como objetivo de ensino o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralização. 
IV- Desenvolvia o pensamento e a linguagem (não apenas a oral).
V- Utilizava sinais metódicos para comunicação e ensino.
Está correto o que se afirmar em:
c. IV e V.
Pergunta 5
Identifique as palavras no alfabeto manual na ordem em que aparecem.
Resposta Selecionada:	
b. Jabaquara, aniversário, memorial, conselho.
Pergunta 6
Morfemas são elementos mínimos – carregados de significado – que compõem palavras, organizando-as em diversas categorias, segundo um sistema próprio da língua. As línguas de sinais, assim como as línguas orais, possuem um sistema de formação de palavras. Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que significa forma (QUADROS e KARNOPP, 2004, p. 86).
Dessa maneira, sabemos que a alteração de um ou mais parâmetros pode alterar o sentido do sinal. Observe os sinais e identifique qual é o parâmetro os distingue:
A. Ponto de articulação.
Pergunta 7
O Decreto 5626/05, no artigo 14, inciso II, do parágrafo 1º, determina que as instituições de ensino devem ofertar, obrigatoriamente, desde a Educação Infantil, o ensino de Libras e também da Língua Portuguesa, como segunda língua para alunos surdos e, no inciso III, que a escola deverá contar com os seguintes profissionais:
I- Professor de Libras ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo).
II- Tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa (profissional ouvinte com domínio das duas línguas).
III- Professor para o ensino de Língua Portuguesa como primeira língua para pessoas surdas (profissional bilíngue ouvinte ou surdo).
IV- Professor regente de classe (profissional ouvinte) com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos (capacitação docente).
V- Professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas (profissional bilíngue ouvinte ou surdo com formação na área de Letras ou Pedagogia).
Está correto o que se afirmar em:
A. I, II, IV e V.
Pergunta 8
O francês abade L’Épée fez grandes contribuições para Língua de Sinais. Entre seus feitos encontra-se a criação da primeira escola pública para surdos em 1799. Os seus métodos de educação espalharam-se pelo mundo, inclusive no Brasil, com a chegada de Ernest Huert que iniciou o processo de escolarização dos surdos no Rio de Janeiro por meio de:
D. Fundação do Instituto Nacional de Surdos‑Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional de Educação do Surdo (Ines), a primeira escola de surdos no Brasil.
Pergunta 9
Observe a atividade:
A atividade é parte de uma sequência didática do Projeto Identidade proposto para uma classe bilíngue de alfabetização. No primeiro momento, a professora trabalhou o conceito de sinal pessoal dos personagens e a escrita dos nomes no alfabeto manual para depois trabalhar a escrita dos mesmos em Língua Portuguesa. É a partir da reflexão sobre as duas línguas que a criança surda inicia o seu processo de alfabetização. Sobre a sequência didática, podemos afirmar que:
I- Considera a proposta bilíngue trabalhando primeiro em Libras como L1 e, posteriormente, com a Língua Portuguesa como L2.
II- Permite a aquisição da Língua Portuguesa na modalidade oral.
III- Estimula a percepção da relação entre o alfabeto manual e o alfabeto na Língua Portuguesa escrita.
IV- Insere os alunos na cultura surda pela apresentação dos sinais dos personagens na Língua de Sinais e a escrita de seus nomes pelo alfabeto manual. 
Está correto o que se afirmar em:
E. I, III e IV.
Pergunta 10
Stokoe (1965), linguista americano, estudou a ASL (American Sign Language) e nomeou quirema o segmento mínimo sinalizado que corresponde ao fonema da fala. Segundo ele, cada morfema, unidade mínima de significação, seria composto por três quiremas (parâmetros formacionais) para cada um deles há um número limitado de combinações. Dessa forma, as palavras sinalizadas poderiam, pois, ser decompostas e descritas conforme a combinação entre esses três traços que são:
A. Configuração de mão, ponto de articulação e movimento.

Outros materiais