PLANO DE AULAS 6°ANO(1)
11 pág.

PLANO DE AULAS 6°ANO(1)


Disciplina<strong>ciencia</strong>9 materiais2 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Série: 6º ano
Conteúdo: Principais Ecossistemas Brasileiros
Tema: Ecossistemas 
	Objetivos: 
- Objetivo Geral 
Compreender o que é um ecossistema e quais são os fatores responsáveis pela sua manutenção na Terra.
- Objetivos Específicos
Definir o que é ecossistema; 
Caracterizar os componentes de um ecossistema e as interações entre os componentes bióticos e abióticos;
Reconhecer os principais ecossistemas brasileiros;
Compreender a importância da preservação dos diversos ecossistemas da Terra; 
Explicar à importância de se combater a extinção dos seres vivos;
	Metodologia
Aula 01
Iniciar a aula, exibindo imagens impressas fixadas no quadro, que represente os principais Ecossistemas brasileiros, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Floresta Amazônica, Pampa.
Perguntar aos alunos o que eles podem observar nas imagens;
Se os ambientes que eles estão visualizando são diferentes uns dos outros;
A partir das respostas, definir o que é um ecossistema. (um conjunto formado pelos organismos vivos que são os componentes bióticos e pelos componentes abióticos que atuam sobre esses organismos).
Explicar que os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos.
Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como a luz, água, solo, umidade, temperatura, nutrientes, etc.
Para que os alunos compreendam melhor a definição de ecossistema, vamos utilizar como exemplo o lago, que é um pequeno ecossistema aquático.
Em um lago todos os organismos de alguma maneira, dependem uns dos outros. Os caramujos e os peixes herbívoros dependem da vegetação, os peixes carnívoros dependem dos caramujos e as aves dependem tanto dos peixes quanto das rãs que ali vivem. 
Perguntaremos aos alunos quais os componentes bióticos e abióticos desse lago.
Os componentes bióticos são os vegetais e todos os outros seres vivos que citamos no lago. Já os fatores abióticos são: luz, oxigênio, temperatura, agua, sais minerais.
Podemos encontrar desde pequenos ecossistemas como um lago, ate grandes ecossistemas, como a Floresta Amazônica. Independentemente do seu tamanho, em todos os ecossistemas tem que haver uma interação entre os componentes bióticos e abióticos e são essas interações que vão definir a característica de cada ecossistema.
Os ecossistemas dividem-se em dois: Ecossistemas Terrestres e Ecossistemas Aquáticos.
Como podemos observar as imagens no quadro essas imagens são exemplos de Ecossistemas Terrestres, Florestas, Cerrados, Caatingas.
Os Ecossistemas Aquáticos estão relacionados, Lagos, Lagoas, Mares, Oceanos.
Para avaliar se nossos objetivos foram alcançados nesse primeiro momento, vamos pedir para alunos dividirem em dois grupos e escolher uma imagem do quadro para responder as seguintes questões:
Escreva três componentes bióticos e três abióticos.
Cite uma interação entre dois componentes abióticos.
Cite uma interação entre um componente abiótico e um componente biótico.
Aula 02 
Relembrar brevemente o que é um ecossistema;
Utilizaremos o data show para explicarmos como estão distribuídos os ecossistemas no mapa, explicaremos qual a região cada ecossistema ocupa, como é clima dessa região, a fauna e a flora de cada ecossistema.
 Vamos usar um texto impresso entregue para cada aluno. \u201cOs Principais Ecossistemas Brasileiros\u201d;
Faremos a leitura do texto juntamente com a turma e discutiremos as características de cada Ecossistema. Observando o clima, a vegetação e os animais predominantes em cada Ecossistema.
Com o data show exibiremos imagens dos Ecossistemas: Mata atlântica, Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata de cocais, Pantanal.
AULA 03
Iniciar a aula fazendo um breve comentário da aula anterior e partir daí, questiona-los quanto eles sabem sobre a importância de cada espécie na organização e manutenção do meio ambiente.
Discutir com os alunos o conceito de extinção e suas consequências na diversidade ambiental.
Extinção é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerada sendo a morte do último indivíduo da espécie. Apesar da grande diversidade biológica que existe, estima-se que cerca de 99% das espécies existentes na Terra já se tenham tornado extintas
Cite, por exemplo, o desmatamento na Amazônia, causado principalmente pela pecuária e plantação de soja; e a quase total destruição da Mata Atlântica, ocasionada pelo extrativismo.
Desmatamento e extinção de espécies;
Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. 
Onça-pintada: Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.
Mono-carvoeiro: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.
Pica-pau-de-cara-amarela: Os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.
Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinquenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.
Conversar com os alunos sobre quais atitudes sustentáveis (reciclar o lixo, evitar o desperdício de água, apagar as luzes durante o dia, etc.) podem ser incluídas no dia a dia, como forma de preservar o meio ambiente. Lembre-os de que os recursos naturais não são inesgotáveis.
Discutir com os alunos sobre o filme \u201crio\u201d, o primeiro filme fala sobre o tráfico ilegal de animais silvestres, este traz à tona o problema do desmatamento na floresta amazônica, com o perigo que isso representa ao ecossistema. Apesar de a abordagem ser superficial, sem discutir a gravidade do problema, fica claro que o desmatamento é um dos grandes responsáveis pela extinção de animais silvestres, no caso, as araras-azuis. 
Embora não trate dos temas ambientais com a seriedade devida, vale por despertar a consciência ambiental para a necessidade de preservarmos a biodiversidade, principalmente se conseguir chamar a atenção das crianças. Depois, fica por conta dos pais, familiares ou amigos explorarem o tema e mostrarem aos pequenos a importância de viver a vida de forma sustentável.
Depois de conversa com os alunos, fornecer material (cartolina, canetinhas, folhas de ofício) para que elaborem cartazes sobre a importância da conservação do meio ambiente. Dividir em grupos. Quando a turma terminarem sugira que os cartazes sejam fixados nos murais da escola para ampliar os conhecimentos dos colegas a respeito da conservação ambiental.
	 Recursos Didáticos
- Quadro;
- Giz;
- Imagens ilustrativas;
- Textos;
- Canetinhas;
- Cartolina;
- Data-Show.
	Avaliação
- ?
Anexos 
AULA 01
MATA ATLÂNTICA
	CERRADO
CAATINGA
PANTANAL
FLORESTA AMAZÔNICA
PAMPA
MATA DE COCAIS
AULA 02
TEXTO
Disciplina: Ciências 6°Ano Vespertino
Principais Ecossistemas Brasileiros
O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Quase todo o seu território está situado na zona tropical. Por isso, nosso país recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade.
 Floresta Amazônica
Estende-se além do território nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espécies, como a seringueira, o guaraná, a vitória régia, e é habitado por inúmeras espécies de animais, como o peixe boi, o boto, o pirarucu, a arara. Para termos uma ideia da riqueza da biodiversidade desses ecossistemas, ele apresenta, até o momento, 1,5 milhões de espécies de vegetais identificadas por cientistas.
Mata de cocais
A mata de cocais situa-se entre a floresta amazônica e a caatinga. São matas de carnaúba, babaçu, buriti e outras palmeiras. Vários tipos de animais habitam esse ecossistema, como a araracanga e o macaco cuxiú. 
Pantanal mato-grossense