Buscar

Teoria Sociológica Clássica: Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)¿Cuál fue la influencia del pensamiento iluminista en América Latina? Señale en qué grado y medida puedeverse este pensamiento en los sujetos políticos latinoamericano escogiendo dos de ellos (Manuel Belgrano, Francisco de Miranda, Simón Bolivar, Tiradentes, José Gabriel Condorcanqui, Toussaint-Louverture, Jean Dessalines, Gaspar Rodríguez de Francia, Mariano Moreno, etc.)
	O iluminismo, basicamente, foi um movimento em que procurou-se mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Ou seja, procuravam deixar de lado as teorias teocêntricas da idademédia, em que a religião dominava o conhecimento e procuravam tratar com razão a maioria das questões vigentes na época. Essa filosofia surge na emergência da burguesia, que necessita tomar o poder político, destruir privilégios anteriores e elevar o mercado internacional a livre concorrência, garantir a igualdade de oportunidades no acesso aos recursos e benesses do Estado, preservar a propriedade privada como no feudo medieval. Enfim, apenas em prol dos ganhos burgueses. Isso entra no contexto de AméricaLatina, já que na época, como colônias, normalmente eram as principais abastecedoras dos “descobridores”, enquanto a própria colônia encontrava-se em defasagem política, econômica e social, praticamente abandonada.
	O iluminismo teve grande influência na América Latina, que ocorreu no século XIX, após cerca de 4 séculos de colonização. A Revolução Francesa foi a grande inspiradora em ideais iluministas, que eram contrários aos regimes absolutistas (em que monarcas possuíam poder absoluto), ao mercantilismoe que pregavam ideais de liberdade e igualdade. Quando as tropas de Napoleão invadiram a Península Ibérica, a família real portuguesa foi “obrigada” a mover-se para o Brasil, transformando-o em capital do império, dando certa autonomia para a colônia, o que foi uma das causas da proclamação da República. Porém, antes da independência, a inconfidência mineira no Brasil foi um movimento social em que seu líder, Tiradentes, foi claramente influenciado por ideais iluministas. Tiradentes fazia parte da elite daépoca, tendo acesso a muitos documentos e conhecimentos, o que o levou a conhecer tais ideais. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano. Mesmo que após uma delação tal movimento tenha sido fracassado, esse é um exemplo da luta pela liberdade e contra um governo que tratava sua colônia com violência, autoritarismo, ganância e falta de respeito.
	Na América Latina, como as principais colônias eram hispânicas, quem sofreu aqui foram os criollos (descendentes de espanhóis nascidos em colônias) e esses foram os principais articuladores de guerras de independência. Entre alguns líderes, Simón Bolivar era um deles. Atuou de forma decisiva no processo de independência da América Espanhola. Como era de uma família de elite venezuelana, logo teve contato com ideais iluministas, parecidos com os de Tiradentes (liberdade, igualdade) e assim que tomou conhecimento sobre movimentos de emancipação da América Espanhola, interessou-se e passou a ser conhecido como “olibertador”.
2) Após a leitura dos seguintes citações, analise os conceitos relacionados com as contribuições Comte para a sociologia como ciência.
	- “A transição de uma teoria filosófica do conhecimento e da ciência para a sociológica, operada por Comte, se manifesta, portanto, em princípio no fato de que ele não toma como sujeito do conhecimento o homem individual, e sim a sociedade humana.”
	- “A lei dos três estados de Comte refere-se entre outras coisas, a possibilidade de ver a evolução das formas de pensamento e ideias em relação com um desenvolvimento social mais amplo, sem necessidade de descartar esses simplesmente como falsas ideologias, pré-científica.”
	- “Foi a compreensão da autonomia relativa do abrangência do objeto da sociologia que marcou o passo decisivo para a constituição da sociologia como uma ciência relativamente autônoma.”
	- “O método positivo foi usado por Comte, geralmente como sinônimo de científico e compreendido pela aquisição de conhecimentos através de teorias e observaçõesempíricas.”
Inspirado nos movimentos da Revolução Francesa e em oposição às ideias de Hegel, Auguste Comte apresenta sua filosofia positiva como método para investigar e explicar os fenômenos sociais, acreditando que estes poderiam ser observados a partir de leis gerais da mesma maneira que os fenômenos naturais. Assim como na matemática, física, biologia, astronomia, etc., Comte usaria, como principais métodos, a observação, a experimentação e a comparação na sua nova ciência, inicialmente chamada de física social, a sociologia. Tendo a ciência como única forma de conhecimento verdadeiro, para Comte, o método científico ajudaria a organizar a sociedade moderna, e o progresso da humanidade só dependeria de avanços científicos.
Um dos princípios dopositivismo é o chamado Holismo, ou espírito de conjunto, cuja a ideia pode ser resumida na frase de Aristóteles: “ Otodo é maior do que a simples soma das suas partes”.Aplicado no positivismo de Comte, a sociedade é o todo e o indivíduo é o nada, ele deixa de considerar o indivíduo tal como sujeito histórico e passa a observar como a sociedade faz as ações do homem. Busca explicar a sociedade como ela é, e não como deveria ser, assim como as coisas presentes na vida do homem, e não os fenômenos externos.
A base da filosofia positiva é construída por Comte com a elaboração da Lei dos Três Estados, que define a evolução da sociedade e o progresso humano em três etapas, o que explicaria tudo, o percurso da história, a mente humana, os ramos do conhecimento,etc. O primeiro é o estado teológico ou fictício, no qual os fatos são explicados pelo sobrenatural. O segundo é o estado metafisico ou abstrato, este é considerado uma fase de transição, onde já se encontram as ideias naturais substituindo as explicaçõesdo sobrenatural. O terceiro é o estado positivo ou cientifico, sendo o final e mais importante deles, quando as pessoas deixam as ideias não-científicas e focam na busca de leis naturais invariáveis ​​que regem todos os fenómenos.
	        Comte também afirmava que cada indivíduo possuía sua própria função dentro da sociedade, e para essas funções serem mantidas, as pessoas precisavam ter consciência da sua importância. Acreditava na harmonia social natural, onde somente mantendo a ordem e as estruturas institucionais poderíamos chegar em uma sociedade sem conflitos pela evolução e progresso próprio do homem.
3) ¿Cuál fue la influencia del pensamiento positivista en América Latina? Principalmente, ¿en función de qué intereses era reivindicado? Señale cuál fue la influencia del positivismo en dos de los siguientes autores latinoamericanos: Gabino Barreda y Justo Sierra Méndez(1848-1912) (1818-1881); Domingo F. Sarmiento y Estanislao Zeballos; Benjamin Constant (1836-1891) y Luiz Pereira Barreta (1843-1923) enBrasil; Valentín Leterier (1852-1919).
	O positivismo foi uma corrente de pensamento filosófico e político que surgiu na Europa como uma reação às revoltas, revoluções, desordem e caos e que permitiu à nova burguesa ascendente a desenhar toda uma nova política e social que garantiu a possibilidade de exercer seus privilégios. Esse movimento opunha-se ao liberalismo mas apoiava o capitalismo pela divisão do trabalho, oferta e demanda, etc.
	Augusto Comte, o principal filósofo da corrente, abordava demaneira científica todos os assuntos sociais e aprender a realidade a partir da experiência. Possuía uma concepção progressista da história, da sociedade e da vida, segundo os princípios evolutivos.
	Na América Latina, com o fim de substituir a herança colonial, adquiriram ideias positivistas de Comte para os projetos de nação que estavam surgindo. Vários líderes aceitaram a concepção do progresso seguindo o exemplo de países industriais e capitalistas europeus, pois era a única maneira de entrar no que erachamado de “civilização”,dentro da visão eurocêntrica que era imposta. Só dessa maneira superariam o estado de “barbárie” da sociedade latino-americana.
	A ideia de “ordem e progresso” surgiu com o positivismo, e como exemplo do Brasil, a ideia está posta na bandeira nacional. Porém, isso se tratava de uma deslatinização por meio da filosofia positivista européia, que implicava em uma espécie de limpeza, nada além de uma imposição de civilização.
	Benjamin Constant foi um difusor das ideias positivistasno Brasil no meio militar, dentro da Escola Militar, já que era partidário de Comte. Difundiu principalmente pelas implicações políticas, considerando o exército a instituição mais qualificada, portanto, responsável pela transformação republicana do país.
	Já Luiz Pereira Barreto, foi filho de um grande proprietário cafeeiro (elite da época) que formou-se médico na Europa, consequentemente entrou em contato com as ideias de Comte. Chegando ao Brasil, após de converter a religião da humanidade, propagou as ideias junto à sua profissão de médico. É o responsável por tornar a psicologia uma ciência natural, experimental e autônoma em relação a filosofia. Afirma que o positivismo é um substituto de antigas crenças, colocando a realidade contemporânea como uma fase histórica a ser superada pelo progresso e pela humanidade.
4) Sintetize as contribuições de Saint-Simon e Comte à Sociologia que colocou Fernandez e Forte.
Saint-Simon e Comte elaboraram uma perspectiva fundacional que continua em vigência no corpo teórico da sociologia atual. Sobre a sociedade, é inserida uma nova perspectiva social, a ideia Comtiana de que o indivíduo é produto do desenvolvimento histórico e não uma abstração isolada dos fatores da realidade. Saint-Simon propõe o estudo das novas relações sociais que surgem entre os produtores a partir do advento da industrialização, a indústria na sua totalidade e as condições políticas e ideológicas que asseguram seu funcionamento. Posteriormente, Saint-Simon irá marcar uma ruptura quando constrói todo seu principio teórico político no predomínio da indústria sobre todas as atividades sociais, enquanto para Comte o principio social é expressada na sua ideia de “marcha geral da civilização”. Antes disso, se constitui um período de etapas preparatório alternados de organicidade e criticidade, princípios do evolucionismo de Saint-Simon e de Comte, nesse processo a visão histórica do futuro tem como eixos o progresso e a evolução. Então surge uma necessidade de construir uma ciência do homem que implica noconhecimento positivo dos sistemas sociais e a eventual capacidade para prever o futuro.
Sobre o conhecimento, Comte o caracteriza a partir de duas propriedades: a sujeição constante da imaginação à observação e a averiguação da leis naturais invariáveisao invés da busca pelas causas. A lei dos três estados opera como teoria do conhecimento, Comte passa a diferenciar o conhecimento cientifico positivo e classifica-lo como superior à outros dois anteriores, o teológico e o metafisico. Logo, a imaginação,característica das etapas anteriores, dá lugar a observação, exigindo de uma perspectiva racional instrumental cujas afirmações tem sentido se estão carregadas de evidencia empírica, e a realidade, independente de qualquer vontade, está sujeitas a leis naturais. Comte também desenvolve uma concepção sócioevolutiva do conhecimento, na qual o entendimento humano também resultam de uma evolução coletiva e contínua, já que a lei dos três estados é a marcha progressiva do espirito humano.
Sobre a metodologia eaplicação do conhecimento, tomam inspiração na física, biologia e fisiologia e aplicam ao novo objeto de estudo a partir do principio da observação. Na experimentação surge o método histórico, é a história que permite ter acesso ao conhecimento dos processos de transformação social. Saint-Simon e Comte são os primeiros a sustentar que o objeto da nova ciência é uma totalidade e portanto excede as partes, que para Comte implica nas relaciones sociais e a bagagem de normas e valores, os elementos que mantemunidas as sociedades.
Saint-Simon e Comte, são considerados os fundadores da sociologia porque foram os primeiros que entendem que o conhecimento e a explicação do novo objeto de estudo, a sociedade, tem que estar fundado em uma abordagem cientifica. As respostas sobre os fundamentos da sociedade estão nela mesma e não em uma dimensão extramundana ou metafisica. Apesar de apresentar uma perspectiva conservadora das mudanças sociais, nunca em na teoria comtiana coube o retrocesso, tinha como solução para oprogresso manter a ordem, mas traziam reorganização da sociedade. Para Saint-Simon e Comte, se deve por fim ao processo revolucionário, por ser anárquico e “negativo”, o período revolucionário é um período de desorganização da sociedade. A Revolução Francesa é o produto de uma mentalidade puramente crítica e por isso dissolve a antiga ordem social. Suas teorias e pensamentos influenciaram muitos filósofos, sociólogos e historiadores posteriores.

Outros materiais