Buscar

TCC Seretariado Escolar

Prévia do material em texto

REDE FUTURA DE ENSINO 
IDALINA FERREIRA VALÉRIO
A RELEVÂNCIA DOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
	
Atalaia - PR
2018
IDALINA FERREIRA VALÉRIO
REDE FUTURA DE ENSINO 
A RELEVÂNCIA DOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Pós Graduação em Secretariado Escolar.
Atalaia - PR
2018
A RELEVÂNCIA DOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
IDALINA FERREIRA VALÉRIO
RESUMO – A modernização e a tecnologia estão presentes em todos os setores econômicos, empresariais e em todas as classes sociais, a comunicação tornou-se mais fácil e veloz, com o avanço tecnológico a humanidade deu um grande salto em sua evolução, na ciência o progresso é incomensurável. Na área da educação a tecnologia tem auxiliado tanto no ensino, quanto em pesquisas e nos sistemas adotados pelo administrativo da educação. Na gestão escolar a internet tem sido um grande apoiador, e um facilitador aos projetos governamentais, mediando a adesão, o desenvolvimento e a prestação de contas. Com novas práticas e a informatização dos processos a elaboração, o arquivamento e a preservação de documentos tornou-se mais efetiva e segura, garantindo assim a perpetuação de toda a história mundial sem que nada se perca ou se deteriore com o passar dos anos, pelo menos documentalmente. Desse modo os sistemas de gerenciamento de informações tem sido amplamente utilizado pelo secretariado escolar como facilitador dos processos.
Palavras-chave: Sistemas de Informação, Secretariado Escolar, Gerenciamento de Sistemas.
ABSTRACT- Modernization and technology are present in all economic sectors, business and in all social classes, communication has become easier and faster, with technological advancement humanity has taken a great leap in its evolution, in science progress is incommensurable. In the area of ​​education technology has aided both in teaching, as in research and in the systems adopted by the administrative education. In school management the internet has been a great supporter, and a facilitator to government projects, mediating adherence, development and accountability. With new practices and the computerization of the processes the preparation, archiving and preservation of documents has become more effective and safe, thus ensuring the perpetuation of all world history without nothing being lost or deteriorating over the years, for the less documentary. In this way the information management systems have been widely used by the school secretariat as facilitator of the processes.
Keywords: Information Systems, School Secretarial, Systems Management.
INTRODUÇÃO
	A tecnologia foi a descoberta, ou o gerador das maiores descobertas ao longo dos séculos, desde o início da civilização o homem em sua evolução vem criando e fazendo descobertas. Desde o descobrimento do fogo ou o desenvolvimento da roda o ser humano com seu instinto de sobrevivência tem buscado cada vez mais o conhecimento e meios que facilitem sua existência.
	Em seu arcabouço de conhecimento está intrínseco ao indivíduo a constante busca pela evolução e superação de seus saberes. Ao homem está inserido o desejo ambicioso de poder e satisfação o que o faz querer sempre mais e mais de tudo o que possui ou possa conquistar.
	A tecnologia, e a informatização dos sistemas veio a facilitar muito a vida e a integração dos povos. Nas instituições de ensino a informatização e a tecnologia tem sido utilizada como suporte na transferência de conhecimento/informações e também na busca do mesmo, ao passo que docentes e educandos se utilizam da internet para pesquisas, nas salas de aulas e laboratórios a tecnologia servem de apoio as práticas de ensino.
	Nas instituições de ensino a tecnologia também permite um contato direto com o estudante mesmo que fora da sala de aula, ou do horário letivo, seja para o ensino EAD, ou ainda para muitos assuntos que podem ser solucionados de forma online, sem que o acadêmico necessite se deslocar até sua instituição de ensino, isso também ocorre na comunicação entre escola, os pais e alunos, muitas informações chegam através de e-mail, ou mensagens por sistemas informacionais, ambientes virtuais, próprios da instituição.
	Além do uso dos sistemas de informação na sala de aula, em pesquisa, ou comunicação interna e externa, esses sistemas são essencialmente importantes na gestão das instituições de ensino, eles são adotados desde a matricula os alunos, até o controle de materiais didáticos, e controle dos recursos pertencentes a instituição.
	Deste modo o presente estudo objetiva entender a utilização de sistemas de informação e os benefícios que essa tecnologia tem favorecido as instituições de ensino. Para tanto nos sustentaremos em estudos anteriormente elaborados, nos embasando na visão de estudiosos do mote em questão.
1 	REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
INSTITUIÇÕES DE ENSINO
	Uma instituição de ensino pode ser definida, como escola, colégio, universidade e afins, ou seja, um ambiente onde o fator principal é a pratica do ensino. De acordo com Scharf, (2008), pode-se classificar instituição de ensino como: “um amplo espaço de apresentação de ideias, compartilhamento de conhecimento, aprendizagem e criação de valor”. 
	Também podemos classifica-la como um sistema onde, há várias instituições do mesmo ramo de atuação e segundo esta definição podemos citar, Ranieri (2000), que esclarece que:
No campo da educação, um sistema agregará tanto o conjunto de instituições educacionais (compreendidos os elementos materiais e humanos que os compõem), como as normas nacionais editadas pela União e as normas especiais que o vinculam a tal ou qual ente federado.
	Seguindo as normas e padrões instituídos pela constituição brasileira, que garante o direito de todos os cidadãos a um ensino de qualidade, então é sabido que é função da escola propiciar ao aluno uma metodologia de ensino eficaz, com profissionais capacitados, neste sentido Almeida (1998), cita algumas características que os professores devem possuir em relação a utilização de recursos tecnológicos nos métodos de ensino:
Assumir uma atitude de abertura para o novo, o inesperado e o imprevisível;
Dominar recursos dessa tecnologia, usá-los em sua prática conforme os objetivos pedagógicos e permitir que seus alunos selecionem para uso os recursos mais adequados à atividade em desenvolvimento;
Compreender como se aprende e como se ensina com o uso da tecnologia;
Descobrir processos e resultados positivos do uso da tecnologia em sua prática;
Criar ambientes de aprendizagem, nos quais a tecnologia é utilizada pelo aluno para a busca, articulação e troca de informações e experiências, para a resolução de problemas e a reconstrução contínua do conhecimento, a reflexão, a interação e a cooperação;
Questionar crenças e práticas institucionais;
Investigar a própria ação e formação, tomar consciência de suas dificuldades e estratégias adotadas para sobrepujá-las;
Desenvolver a autonomia para tomar decisões em relação aos recursos a utilizar em sua prática pedagógica e intervir no processo de aprendizagem individual e grupal.
Desse modo uma instituição de ensino deve primar pela qualidade de ensino por ela ofertado, mantendo profissionais motivados a exercer sua atividade, garantindo um ambiente propicio ao aprendizado, e adotando métodos e se apoiando nas tecnologias que facilitem as práticas de ensino e aprendizado.
1.2 	SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 
	Os sistemas de informação envolvem todas as definições de produtos e de processos que integram um sistema tecnológico.
Para isso, eles aplicam sistemas de informações especializadas exigem técnicas especiais, como tempo real, suporte para decisão no local e orientação e administração do uso da informação nas organizações.
ParaMartins et. al. (2003),
A utilização de sistemas de controle e informações leva a uma melhoria de produtividade, controle mais rígido dos ativos realmente importantes, ambientes de fábrica flexíveis, responsabilidade maior para níveis mais baixos com a consequente demanda de pessoal com maior escolaridade.
Nas definições de produtos e processos ocorrem as distribuições de informação sobre o que é o produto ou serviço e como é desenvolvido, de forma completa, acessível, em tempo real, diretamente consumidor ao final. Isso leva a uma necessidade fundamental de normalização de componentes, processos e sistemas, que exige a melhoria de transição de um projeto versus desenvolvimento das atividade, estimulando a evolução do tempo de elaboração de tarefas. A integração de sistemas tecnológicos possibilita a afetiva integração de recursos de informação, que são organizados, por meio de integração. Os sistemas integrados num planejamento global de informatização possibilitam a geração de informações utilizada direto a todos os níveis da organização. Neste sentido Zorrinho (1995), afirma que a gestão da informação auxilia em:
[...] decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre a informação. É ter a capacidade de selecionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e também construir a estrutura e o design desse repositório.
	Dessa forma um sistema de informações garante todas as informações necessárias para o bom andamento da atividades educacionais, como informações de alunos, professores, fornecedores, colaboradores, enfim toda a equipe gestora e pedagógica. Zorrinho (1995), ainda reforça a necessidade de uma boa gestão do sistema de informações e afirma que, "a gestão da informação é uma função que conjuga a gestão do sistema de informação e do sistema informático de suporte com a concepção dinâmica da organização num determinado contexto envolvente".
	Segundo afirma Choo (2003), a gestão de um sistema de informação vislumbra “... a administração de uma rede de processos que adquirem, criam, organizam, distribuem e usam a informação”. Desse modo os sistemas tem como principal mote a conciliação de informações, dados, por meio da informática, é possível a consulta de dados de alunos, corpo docente, funcionários em geral, e ainda informações sobre projetos, recursos, sem contar a facilitação para o desenvolvimento de pesquisas. O sistema de informações vem a facilitar a rotina escolar, pois resulta em mais agilidade nas informações, no fornecimento de documentos.
1.3 GERENCIAMENTO DE SISTEMAS 
	Assim como as mudanças tecnológicas vem ocorrendo ao longo do tempo, os profissionais também devem buscar inovar e se capacitar constantemente para estar apto a atender as exigências do mercado de trabalho. Nunes e Cardoso (2009), revelam que, “A evolução do mercado em termos dos impactos da globalização e o ambiente competitivo no qual as organizações encontram-se inseridas têm levado as mesmas a realizarem mudanças em suas formas de gerenciar e funcionar”.
	A boa gestão das informações é o fator que trará resultados positivos a instituição, facilitando as decisões do gestor, Moreira e Nunes (2004) asseguram que no tocante a dados mais precisos:
A informação é o guia para a tomada de decisão gerencial. Sua qualidade reflete diretamente na qualidade da decisão. O bom gerente toma sua decisão pautado nas informações. Quanto melhores forem as informações, menores serão os risco provenientes da decisão tomada.
	Em uma instituição de ensino o sistema de informações gera uma integração entre acadêmicos, pais, docentes e todo o sistema de informações escolares atuais e mesmo dados passados que possam ser necessários em algum momento. Além disso um bom sistema garante ao gestor e sua equipe maior agilidade nos processos, na administração dos recursos. Nas instituições públicas esses recursos vem de várias fontes e a necessidade da devida aplicação e prestação de contas. É necessário também a utilização de sistemas governamentais, para a inserção de dados de alunos e funcionários.
	É de suma importância que profissionais capacitados alimentem e administrem o sistema ou os sistemas utilizados pela instituição, pois as informações neles contida deve ser de máxima precisão, caso contrário todo o trabalho pode ser prejudicado. Podendo assim acarretar a falha na tomada de decisões por parte da equipe gestora.
2 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 
A tecnologia trouxe uma infinidade de benefícios a humanidade, agilidade e maior exatidão nos processos, a comunicação tornou-se fácil e rápida, aproximou as pessoas mesmo com a distância.
Desse modo a burocracia tornou-se um pouco mais simplificada, ou pelo menos aparentemente, pois a documentação que antes se concentrava em pilhas de papel hoje se encontram em apenas um computador, ou ainda na palma da mão em um pendrive.
As informações podem ser compartilhadas em fração de segundos, e os sistemas mantidos em rede, permitindo assim o acesso a determinados conteúdos de qualquer parte do mundo, uma reunião pode ser feita via web com integrantes de diversas partes do mundo.
Diante de tais informações pode-se afirmar que as instituições de ensino tem sido grande beneficiarias da tecnologia, tanto na parte cientifica de pesquisa e desenvolvimento de projetos, quanto no gerenciamento interno de suas atividades, a informatização possibilitou um diálogo mais facilitado com os escolares, fontes mais amplas de pesquisa tanto para alunos, quanto para docentes, e ainda um contato mais rápido com os pais/responsáveis.
Na última década tem aumentado exponencialmente o número de instituições que oferecem a educação a distância (EAD), onde alunos podem estudar a qualquer hora e em qualquer, favorecendo assim indivíduos que não dispendem de tempo para estar diariamente em uma sala de aula.
No setor público o investimento em educação é baixo, o que torna a informatização das escolas públicas mais precário, deixando os educandos dessas escolas um passo atrás dos escolares do setor privado. Há muito o que se investir em educação e tecnologia em nosso país, e cabe a cada indivíduo estar atento as mudanças e avanços tecnológicos, pois o aluno de hoje será o profissional de amanhã e para se alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho é necessário ser um profissional inovador, que esteja se capacitando constantemente e apto a seguir as mudanças que o mercado competitivo exige.
3 METODOLOGIA
	A metodologia é definida como o caminho seguido para se chegar a um determinado fim, ou seja, os métodos ou procedimentos utilizados para se realizar uma pesquisa, (TARTUCE, 2006). 
A pesquisa é caracterizada por (LEHFELD e BARROS, 1991), como uma inquirição, procedimento sistêmico e intensivo, que tem como desígnio desvendar e explicar os fatos questões inseridos em uma determinada realidade. Com base nestas informações podemos informar que este é um método de pesquisa bibliográfico, que se baseia-se na questão dos sistemas de informação e gerenciamento de dados e seus benefícios para uma instituição de ensino. Por conseguinte, nos debruçamos em estudos previamente elaborados por autores renomados estudiosos do tema em questão, organizamos o referencial teórico, e posteriormente fizemos uma breve apreciação dos dados encontrados por meio da análise dos resultados, e concluímos com o fechamento das discussões nas considerações finais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Uma instituição de ensino, ou escola deve ser vista como um sistema, de atuação cultural, social e tecnológico. E a gestão deste sistema é o que garante a organização de todos os componentes escolares e colabora para que se obtenha bons resultados.
	A evolução tecnológica corrobora para que os gestores pensem de maneira diferenciada, e atuem de forma a seguir as mudanças que a modernidade exige e requer. A implementação de tecnologias permite a automação dos processos, facilitando a integração dos âmbitos escolares, permitindoao gestor maior coerência e eficácia em suas decisões.
	Um bom sistema de gestão de informações, permite ao gestor e sua equipe administrativa, maior controle das atividades realizadas na instituição, além de sigilo e confiabilidade nas informações contidas, ainda contribui para a integração de todos os dados em um único sistema, dispondo de relatórios sempre que necessário para a tomada de decisões. Podemos ainda citar como benefícios dos sistemas de informação o armazenamento em nuvem, onde as informações estarão resguardadas independente de qualquer contingencia, e ainda permitem ser acessadas de qualquer local. Com o sistema conta-se com mais praticidade na captação e no controle de informações e desempenho de alunos e docentes, garantindo uma melhor gestão dos recursos humanos e financeiros, resultando em um melhor aproveitamento do tempo e dos recursos.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. E. B. de. O computador na escola e a formação de professores. Teoria e prática da educação, Maringá, v.1, n.1. 1998.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
LEFEHLD, N.A.S.; BARROS, A.J.P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis/RJ: Vozes, 1991.
MARTINS, P. G.; ALT; CAMPOS, P. R. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2003.
MOREIRA, J. V. T.; NUNES, M. G. Sistema de informações para os projetos acadêmico-admistrativos do Unileste MG. DOXA - Revista Semestral. V.06, nº. 1. Coronel Fabriciano: Unileste- MG, 2004.
NUNES, V. C.; CARDOSO, V. C. Sistematização de processos de criação, manutenção e difusão do conhecimento: estudo de caso em uma empresa de software. XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. Salvador, BA. 2009.
RANIERI, N. B. Educação Superior, Direito e Estado: na Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96). São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2000.
SCHARF, E. R. Conhecimento compartilhado nas universidades: o tácito e o explícito em sala de aula. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão n.3 v.3. Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão, TEP/TCE/CTC/PROPP/UFF. 2008.
	
TARTUCE, T. J. A. Métodos de pesquisa. Fortaleza: UNICE – Ensino Superior, 2006. Apostila.
ZORRINHO, C. Gestão da Informação: condição para vencer. Lisboa: Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), 1995.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes