Buscar

PROCESSOS DE IMPRESSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS PROCESSOS DE IMPRESSÃO.
Existem vários processos de impressão, cada um mais adequado ao tipo de aplicação: offset, flexografia, serigrafia, tipografia, impressões digitais, etc.  A utilização de cada um vai depender de alguns fatores, tais como: a qualidade estética final do material impresso, a resistência do material, a tiragem etc.
Por este motivo, é fundamental conhecer estes processos. Todo designer que se preze, precisa saber o mínimo possível sobre impressão, Afinal, o nosso trabalho está diretamente ligado a isto. Além do que, agregará mais valor ao seu trabalho, pois devido a esse conhecimento, reduzirá ao máximo as chances do trabalho não ter sucesso por este motivo, e também reduzirá o tempo desde o desenvolvimento até a entrega do material.
Isso não significa que você tenha que se tornar um impressor profissional. Até por que a tecnologia está sempre a todo vapor, e neste setor não é diferente. Novos meios de impressão estão sempre surgindo, e como sempre, devemos estar sempre “por dentro”.
Sabe aquele amigo que trabalha a anos em uma gráfica? Então, é ele quem pode te ajudar neste momento. O importante é ter acesso ao maior número de meios de impressão possível, mesmo que seja básico, mas este conhecimento fará muita diferença no futuro.
CARACTERÍSTICAS E TÉCNICAS
Direta: Quando a matriz imprime diretamente sobre o papel.
Indireta: Quando a matriz imprime sobre uma superfície e desta para o papel.
Plana: Quando toda a superfície da matriz toma contato com o papel.
Linear: Quando apenas uma parte da matriz toma contato com o papel.
1 – Offset
Gravação da matriz, a partir do fotolito.
As partes a serem impressas são sensíveis à gordura e as que não serão impressas, ficam protegidas por água misturada com componente químico que repele a gordura.
O princípio fundamental da máquina se baseia em três cilindros: O superior (1) leva a chapa de zinco com a imagem, o intermediário (2) é recoberto por uma capa de borracha o inferior (3) exerce a pressão; entre os dois últimos passa a folha de papel (4). Os pequenos rolos laterais (5) são molhadores e os superiores (6) de entintagem. O zinco leva ao direito a imagem a imprimir, esta é transferida invertida à borracha que imprime no papel.
Ajuste de registro
Para que as matrizes sejam impressas exatamente na mesma posição, para que haja a mescla de cores, é necessário que se faça o ajuste de registro.
O impressor, utilizando as barras de calibragem, ajusta a quantidade de tinta e água que é aplicada à matriz, para que não haja excesso ou falta.
2 - Serigrafia ou Silk screen
Matriz
Trata-se de um quadro, com uma camada de fino, nylon bem esticado, onde as partes não impressas serão protegidas por material denso. 
Esse material pode ser, desde esmalte de unhas até um filme de estêncil próprio para silk screen.
A preparação também pode ser feita com sistema fotográfico, o que permite um acabamento profissional.
Impressão
É feita com a compressão de tinta meio pastosa, com uma espátula de borracha sobre a superfície da tela. 
A mescla de cores é possível ser feita, desde que o ponto da retícula seja bem aberto.
Normalmente, aplica-se uma cor de cada vez.
Uso
Sobre papel, tecido, couro, vidro, plástico, metal, mas é um processo para pequenas tiragens.
3 – Tipografia
O processo tipográfico está fundamentado no relevo, que é o processo clássico e mais antigo.
As partes a serem impressas estão em elevo.
Por ser um processo de impressão direta, a matriz é invertida.
A montagem é feita letra a letra.
É um processo rápido, barato, mas produz resultados de baixa qualidade em impressão de meio-tom.
Permite a impressão em alto-relevo e relevo seco.
4 – Flexografia
É uma forma de tipografia que usa uma grade flexível, ao invés de rígida, para poder imprimir em superfícies curvas.
Nessa grade flexível são colocados tipos também flexíveis e assim pode-se imprimir, por exemplo, em latas de refrigerante, copos, bolsas e outros materiais flexíveis ou de formato não plano.
É bom método para se imprimir grandes áreas de cor sólida em materiais não planos, em grande escala.
As tintas são de secagem rápida, baseadas em água ou solventes sintéticos e podem ser aditivadas para se conseguir diferentes texturas, maior brilho, maior aderência, etc.
Tem um custo relativamente alto para pequenas tiragens.
5 – Rotogravura
Usa superfície em baixo relevo para imprimir imagens complexas, coloridas ou não.
Cada matriz é formada por um único tipo que consiste em um cilindro ou chapa com os desenhos feitos em áreas contínuas ou divididos em milhares de pontos individuais escavados um a um de forma a formarem uma imagem em negativo daquela que queremos imprimir.
Chapas são usadas para impressão em folhas soltas e rolos para quando o equipamento opera com bobinas.
A superfície dessa matriz é embebida em tinta e uma lâmina de alta precisão retira o excesso, deixando tinta apenas nos pontos de baixo relevo a tinta é transferida para o papel por impressão direta, com a matriz pressionando o papel contra si.
Cédulas de dinheiro e selos postais são exemplos desse tipo de impressão.
E necessária uma tiragem mínima muito mais elevada que os demais métodos para se conseguir um custo unitário viável, devido ao custo da matriz.
NOVAS TECNOLOGIAS DE IMPRESSÃO
CTP - Computer to Plate
O processo se baseia na conversão da informação digital, arquivos contendo textos e imagens em chapas para impressão.
O processo ocorre sem a necessidade de geração de fotolitos, e se utiliza da tecnologia a laser para gravação das chapas a partir de uma máquina digital chamada platesetter.
Conhecido no mercado como CTP (computer-to-plate) ou DTP (direct-to-plate), e tem como conceito e objetivo principal, eliminar o uso de fotolitos, dispensando os processos de montagem manual.
Os filmes (fotolitos) antes montados em bases de astralon (página a página, cor a cor) são montados em computadores (PCs ou Macintoshes), a partir de arquivos digitais e com softwares específicos para imposição das páginas.
Chapa de impressão de fotopolímero para offset
As chapas de polímero possuem base de alumínio com tratamento anodizado. Este tratamento oferece uma melhor aderência da camada de fotopolímero, proporcionando uma maior tiragem e um perfeito equilíbrio entre água e tinta. A emulsão da chapa possui alta sensibilidade ao laser, oferecendo também alta resistência na impressão.
Armazenamento: semelhante às chapas do processo convencional, não necessitando de ambiente climatizado;
Tiragem: após a exposição e revelação da chapa de polímero é possível obter 200.000 impressões antes de passarem pelo forno. Após o forneamento pode se chegar a 1.000.000 de impressões, o que representa uma tiragem muito maior do que a obtida com o processo convencional;
Variações de ponto: a tecnologia de gravação em fotopolímero em conjunto com a alta definição ótica de uma Platesetter, é garantida uma definição de ponto de 175 lpi com uma resolução de 2.540 dpi, permitindo a reprodução de pontos que variam de 2% a 99%.
Vantagens
Economia de filmes e produtos químicos utilizados para revelação dos fotolitos.
Desvantagens
Impossibilidade de obter prova de impressão

Outros materiais