Buscar

A Importância da Contabilidade para Empreendedores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lucas Ayrton da Silva 60186
De guarda-livros à mineração de dados, profissão contábil se mantém em alta
Marcia Ruiz Alcazar
 De acordo com Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 93% dos profissionais formados em Ciências Contábeis atuam no mercado. Mais de 500 mil profissionais da contabilidade aptos para exercer a profissão no Brasil. 
 No entanto, a Contabilidade resulta numa taxa de fechamento de empresas bastante assustador, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% das empresas brasileiras encerram suas atividades em menos de cinco anos. 
 Contabilidade nada tem a ver com burocracia, nota fiscal ou cálculo de impostos. O governo deveria simplificar, para que todo empreendedor possa, de forma autônoma, se relacionar com o Fisco sem intermediários. E se não tivesse a nota fiscal? Sabia que no Brasil ela é obrigatória desde 16 de novembro de 1970 pelo Decreto-Lei n.º 1.133. 
 Se em muitos países a emissão da nota fiscal fica a critério de cada empresa, por que isso não pode ser colocado no Brasil? Nos Estados Unidos, um dos departamentos da Receita Federal americana, requer que seja guardado o livro caixa à disposição o da fiscalização. Como esse sistema é regrado na honestidade do empresário, pode-se argumentar que haverá sonegação.
 Devemos nos dar conta que o fechamento das empresas é assustador e a maior causa disso é a falta de entendimento de como a Contabilidade é essencial para o progresso e segurança do patrimônio tanto de interesse público quanto do privado.

Outros materiais