Buscar

QUESTÕES AULA 10 - ETICA E RESP SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		Historicamente, o balanço social (que foi chamado de relatório social) surgiu quando o conceito de responsabilidade social passou a ser utilizado pelas empresas. Antes de ser incorporado pelas empresas brasileiras ele foi utilizado pelas empresas:
	
	
	
	
	
	Africanas e europeias
	
	 
	Americanas e europeias
	
	
	Asiáticas e americanas
	
	
	Europeias e australianas
	
	
	Africanas e asiáticas
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O Balanço Social proposto pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e os indicadores ambientais, apesar de serem instrumentos distintos, buscam avaliar a incorporação dos princípios da ecoeficiência e da sustentabilidade socioeconômica pelas instituições. A respeito desse assunto está correto o que se afirma APENAS em:
	
	
	
	
	
	As atividades destacadas pelo Balanço Social e pelos indicadores ambientais servem para dar suporte aos projetos das instituições visto que elas refletem o engajamento das empresas com os objetivos do milênio, estabelecidos nas normas ISO 14000 e NBR 16000.
	
	 
	O Balanço Social busca dar destaque ao trabalho desenvolvido pelas instituições, com ênfase na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, sem ignorar a importância das dimensões econômica e ambiental.
	
	
	A atividade de maior importância a ser desenvolvida por empresas que atuam com responsabilidade social é a publicação do Balanço Social devido a sua obrigatoriedade legal.
	
	
	No mundo corporativo, os relatórios de interesse público são aqueles referentes ao desempenho econômico das organizações. As demais atividades, principalmente aquelas relacionadas com aspectos sociais, dizem respeito apenas ao público interno.
	
	
	A decisão das instituições em se envolver ou não com aspectos socioambientais cabe a seus dirigentes, já que ainda não há cobrança do público com relação a esse tipo de atuação.
	
	
	
		3.
		[...] Empresas e outras organizações buscam formas de comunicar o sucesso e os desafios de suas estratégias socioambientais e a coerência ética das suas operações. Um dos instrumentos que visam dar maior transparência às atividades empresariais e ampliar o diálogo da organização com a sociedade é o balanço social. [...] [...] O balanço social traz dados quantitativos e qualitativos que podem orientar o planejamento das atividades da empresa para o ano seguinte, além de demonstrar o andamento delas no ano anterior. Na prática, o resultado desses esforços é um documento em que a empresa mostra, para o conjunto da sociedade, o que faz por seus profissionais, pelo meio ambiente, por seus colaboradores e pela comunidade. [...] O Balanço Social e a Comunicação da Empresa com a Sociedade. Rede Ethos de Jornalistas. Versão online. São Paulo, junho de 2007. De acordo com os fragmentos do texto acima, está incorreto APENAS o que se afirma a respeito do Balanço Social em:
	
	
	
	
	
	Em resumo, o balanço social é uma ferramenta de autoavaliação, que dá à empresa uma visão geral sobre a sua gestão.
	
	 
	Em resumo, o balanço social é um instrumento para dar suporte aos projetos das empresas visto que ele reflete o engajamento das empresas com os objetivos do milênio, estabelecidos no conjunto de normas da ISO série 9000.
	
	
	Em resumo, o balanço social é um instrumento para ampliar a importância da responsabilidade social na estratégia corporativa.
	
	
	Em resumo, o balanço social é um instrumento que amplia o diálogo com todos os públicos com os quais a empresa se relaciona.
	
	
	Em resumo, o balanço social é um levantamento dos principais indicadores de desempenho econômico, social e ambiental da empresa e um meio de dar transparência às atividades corporativas.
	
	
	
		4.
		Quando uma empresa investe em processos sustentáveis, está seguindo que vertente do balanço social?
	
	
	
	
	
	Empresa e sociedade, como elemento de criação e distribuição de valor ou riqueza.
	
	
	Empresa e sociedade, sob a forma de ações sociais.
	
	
	Empresa e empregados.
	
	 
	Empresa e meio ambiente.
	
	
	Empresa e sociedade, como impulso para a competitividade empresarial.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O primeiro setor, nas três esferas, também desenvolvem programas sociais na tentativa de minimizar a desigualdade. Como exemplos desses programas governamentais podemos ciitar:
	
	
	
	
	
	Fome Zero, Campanha do Desarmamento e Natal Sem Fome
	
	
	Natal Sem Fome, Restaurantes Populares e Fome Zero
	
	
	Programa Primeiro Emprego, Bolsa Família e Campanha do Desarmamento
	
	
	Campanha do Desarmamento, Fome Zero e Hotéis Populares
	
	 
	Bolsa Familia, Fome Zero e Saúde de Familia
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O instrumento de gestão que permite à empresa demonstrar transparência as suas ações sociais e ambientais aos seus stakeholders é denominado de:
	
	
	
	
	 
	Balanço social
	
	
	Registro ambiental
	
	
	Extrato de ação social
	
	
	Prestação de contas comunitário
	
	
	Licença socioambiental

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes