Buscar

Gabarito da prova Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

Prévia do material em texto

Gabarito da prova 
Questão Resposta
1) A
2) D
3) C
4) A
5) C
6) A
7) D
8) C
9) D
10) B
11) Enunciado -
A organização e a execução de um jogo e de uma brincadeira podem haver diferenças, assim, uma atividade pode ser jogo ou brincadeira dependendo da intervenção do professor. A partir dessa ideia, leia a descrição de uma brincadeira de pular corda e reelabore a atividade transformando-a em jogo.
Atividade de pular corda:
"Os alunos, um a um, deverão entrar na corda que será batida por dois colegas, e realizar a sequência de saltos proposta pelo professor: dois saltos com as pernas unidas, relar a mão no chão, dar um giro e sair da corda".
Resposta Esperada -
Espera-se que o estudante aborde:
Para transformar a brincadeira em jogo é preciso que as regras fiquem claras e a descrição final do jogo em que se aponta como vencer. Exemplo: "os alunos, um a um, deverão entrar na corda que será batida por dois colegas e realizar a sequência de saltos proposta pelo professor sem erros: dois saltos com as pernas unidas, relar a mão no chão, dar um giro e sair da corda. O aluno que conseguir realizar a primeira proposta passará para a próxima sequência de movimentos e o que cometer alguma falha na execução será eliminado. Assim, ao final da atividade (realização de três sequências de movimentos), os alunos que cumprirem corretamente serão vencedores".
12) Enunciado -
O professor de Educação Física ao pensar num jogo ou brincadeira para aplicar com seus alunos, precisa analisar se é adequado a faixa etária da turma. Tendo como base a classificação de Piaget, para alunos de um ano e meio, o professor deve priorizar qual tipo de jogo? Descreva uma atividade que explore as características dos alunos dessa idade.
Resposta Esperada -
De acordo com a classificação de Piaget, o jogo que deve ser mais utilizado para a faixa etária de um ano e meio é o jogo de exercício. Deve ser escolhida uma atividade (jogo ou brincadeira) que explore uma ou mais habilidades motoras básicas (locomoção e/ou estabilização e/ou manipulação), sendo caracterizada pela repetição do(s) movimento(s) (exemplo: circuito motor). Com relação à descrição, deve conter a formação inicial, desenvolvimento (com regras) e final da atividade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes