Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Assistimos hoje à transformações importantes no mundo do trabalho. Novas formas de organização aparecem, e a natureza se modifica. O trabalho conserva um lugar importante na sociedade e representa um valor importante, exercendo influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores e também sobre sua satisfação e sua produtividade1.
Como meio de se manter, o trabalho é também o elemento mais importante da produção social. Todo trabalho exige uma certa quantidade de energia física e psíquica, que, nesse processo, é chamado de força do trabalho1.
O trabalho ocupa uma parcela importante e indispensável na vida de qualquer indivíduo, muitas vezes até mais tempo do que deveria1. 
Efetivamente a atividade laboral é influenciada por vários e diversos elementos de índole contextual, entre os quais se destacam: a estrutura macroeconômica, o grau de desenvolvimento socioeconómico e cultural; o nível e o modelo de industrialização; o modelo organizativo, as características dominantes dos serviços e da prestação de cuidados de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho; o sistema de prestação de cuidados de saúde e a maior ou menor valorização do trabalho pelas sociedades e por quem trabalha. Todos esses elementos influenciam e condicionam as complexas relações entre o trabalho e a saúde/doença2.
A satisfação é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis com os quais os empregados veem seu trabalho4.
A satisfação no trabalho, como qualquer outro tipo de atitude, é geralmente formada durante determinado período de tempo, na medida em que o empregado vai obtendo informações sobre o ambiente de trabalho. Todavia, a satisfação no trabalho é dinâmica uma vez que se pode deteriorar-se muito mais rapidamente do que o tempo necessário para se desenvolver4.
A qualidade de vida no trabalho hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional; e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho4.
A origem do movimento de qualidade de vida no trabalho remontou em 1950, com o surgimento da abordagem sócio técnico. Na década de 70, surgiu um movimento pela qualidade de vida no trabalho, principalmente nos EUA, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrado nos empregados2.
A qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa4.
Algumas práticas se destacam influenciando a qualidade de vida no trabalho como a maior participação dos funcionários nos processos de trabalho, eliminando a separação entre planejamento execução; descentralização das decisões; redução de níveis hierárquicos; oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal; ambiente físico seguro e confortável; além de condições de trabalho capazes de gerar satisfação e bem estar geral com prevenção de doenças, através, por exemplo, do uso da ginástica laboral3. 
A Ginástica Laboral é a combinação de algumas atividades físicas que tem como característica comum, melhorar sob o aspecto fisiológico, a condição física do indivíduo em seu trabalho, emprega exercícios de fácil execução que são realizados no próprio local de trabalho que contribuirão para um melhor condicionamento e desempenho físico, concentração e um melhor posicionamento frente aos postos de trabalho com este tipo de atividade4.
Surgiu na Polônia por volta de 1925, com a nomenclatura de Ginástica de Pausa, eram destinados a funcionários de uma indústria, anos mais tarde registros foram encontrados na Holanda e Rússia, porém em 1928 houve uma grande propagação entre os japoneses onde os trabalhadores de fabricas praticavam a GL através de um programa da radio Taissô. No Brasil a GL surgiu em 1969 com o objetivo de diminuir o índice de acidentes de trabalho 5 6.
Considera-se que a GL além de oferecer uma melhora na qualidade de vida do funcionário, traz ainda uma série de fatores positivos como redução do estresse, melhora no desempenho funcional e também se encaixa como preventivo nas lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), dentre outros diversos fatores provocados pelo trabalho continuo e a falta de exercícios físicos no seu cotidiano19. Podemos citar como benefícios da GL a diminuição de queixas de tensão muscular, afastamentos médicos, acidentes de trabalho, lesões, estresse, aumento da produtividade, bem como a melhora do ambiente de trabalho e relação entre funcionários. O programa de GL é uma das medidas mais utilizadas atualmente na prevenção dos distúrbios advindos da atividade de trabalho 7, 8, 9
Existem três tipos de GL, que são elas: preparatória, quando é realizada no início da jornada de trabalho, compensatória quando realizada durante a jornada de trabalho e relaxamento quando realizada após a jornada de trabalho. Durante a prática da atividade pode ser abordado pelo profissional exercício de alongamentos, fortalecimento, relaxamento onde a posição do colaborador pode ser sentado, apoiado na parede, mesa ou cadeira do seu setor e ao final uma dinâmica para descontração do ambiente. Apesar da prática dessa atividade ser em grupo, é necessário que os exercícios sejam moldados de acordo com a função exercida pelo trabalhador 5, 6, 7, 8, 10.
Além do melhor rendimento em sua produtividade, os praticantes da GL apresentam uma melhor qualidade de vida nos aspecto fisiológico, com o aumento da circulação sanguínea, melhora da frequência cardíaca, melhora da oxigenação dos músculos, melhora da flexibilidade e mobilidade, diminuição de inflamações e traumas. Aspectos sociológicos com o reforço da autoestima no trabalho, mudança de rotina, melhorando a concentração e reduzindo o nível do estresse mental no dia a dia e os aspectos sociais com a melhora do relacionamento interpessoal, integração e desenvolvimento do trabalho em equipe, com isso a GL prioriza a saúde e bem estar dos colaboradores que passam longos períodos em função de suas atividades de trabalho 11 12 13.
A proposta da GL hoje nas grandes indústrias vem intensificando os seus objetivos como criar um ambiente onde às pessoas possam se sentir bem com a gerência, com elas mesmas e entre seus colegas de trabalho, e estar confiantes na satisfação das próprias necessidades, ao mesmo tempo em que cooperam com o grupo5, 6, 7, 8, 10. 
Diferentes programas de promoção à saúde vêm sendo adotados pelas empresas, dos quais o mais frequentemente utilizado é a Ginástica Laboral (GL), devido à sua fácil aplicabilidade e custo relativamente baixo5, 6, 7, 8, 10.
Desta maneira, Sendo assim esse estudo teve como objetivo analisar a influencia da Ginastica Laboral como indicador de satisfação em funcionários do setor de limpeza. Bem como a percepção dos funcionários, se a pratica da Ginástica Laboral contribui para a melhora da qualidade de vida5, 6, 7, 8, 10.
OBJETIVOS
2.1. Gerais
	Analisar a influência da GL como indicador de satisfação em funcionários do setor de limpeza, bem como a percepção dos funcionários, se a pratica da GL contribui para a melhora da qualidade de vida.
Especifico 
	Avaliar a satisfação dos funcionários do setor de limpeza e a qualidade de vida através de questionário de satisfação e FS-36
MATERIAIS E METODOS
3.1 Tipos de Estudo
Trata-se de um estudo de caráter transversal qualitativo, realizado no setor de limpeza da Universidade Paulista - UNIP, que contou com a participação de 3 indivíduos do gênero feminino e praticantes de Ginástica Laboral. 
Local do Estudo
O presente estudoserá realizado no posto de trabalho de limpeza Universidade Paulista Unip, situada à Av. Carlos Consoni, Nº10, Jardim Canadá, CEP: 14024-270 Ribeirão Preto – SP.
População em Amostra
Foram incluídos no estudo 3 funcionários do sexo feminino na área da limpeza, praticantes de ginastica laboral a mais de 1 ano.
Coleta de Dados
A coleta de dados foi realizada nas seguintes etapas:
3.4.1. Procedimentos
Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários. O questionário de Satisfação por Souza et. Al, que avalia a satisfação dos praticantes em relação à GL, composto por 30 perguntas e o SF-36 para avaliar a Qualidade de Vida contendo 11 questões. 
3.4.2. Aspectos Éticos
Os participantes foram informados sobre a pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme o Conselho Nacional de Saúde e a resolução 466/12 do Ministério da Saúde para pesquisa que envolve seres humanos, autorizando suas participações.
3.4.3. Critérios de Inclusão
Foi adotado como critério de inclusão indivíduos que praticam a GL a mais de um ano, pertencentes ao setor da limpeza.
3.4.4. Critérios de Exclusão 
	Serão excluídos aqueles que não praticam GL.
Analises dos Dados 
Os dados foram coletados, armazenados e posteriormente analisados e transformados em tabelas e gráficos através do programa Excel 2012.
RESULTADOS
Participaram da amostra 03 indivíduos do gênero feminino de GL a mais de um ano.
No Gráfico 1 na avaliação de capacidade funcional podemos verificar a qualidade de vida dos participantes, a primeira 1 apresentou 80 de rendimento. A participante 2 teve resultado positivo 85 e a participante 3 90.
No item, limitação por aspectos físicos, a participante 1 apresentou 100 de rendimento, A participante 2 75 e também 75, As participantes no item tiveram 100 limitações em aspectos emocionais, indicando não existir problemas com o trabalho ou outra atividade regular diária. 
Em relação às ultimas 4 semanas no que diz respeito a energia, fadiga e vitalidade, funcionaria1 apresentou 70 e a funcionaria 2 60 e a 3 também 60 de vigor, vontade e força. Quanto aos aspectos emocionais, a participante 1 60. As participantes 2 e 3 apenas 96 mostrou de comprometimento emocional, prejuízo do desempenho no trabalho. 
No aspecto social não houve nenhuma interferência do grupo em 100 de satisfação. Quanto ao aspecto dor, a participante 1 apresentou 67.5 a participante 2 e a 3 70 mesmo com os relatos de Dor e insatisfação não prejudicando no trabalho. E os dados quanto saúde geral, houve 65, 70 e 65 demonstraram resultados de a 1° à 3° participante respectivamente.
Gráfico 1 – Questionário SF-36 de Qualidade de Vida
Na tabela 1 podemos identificar que a satisfação da ginástica laboral nos indivíduos participantes, em relação à escala de serviço adotada pela empresa, não tiveram resistência na participação nas aulas de ginastica laboral, onde a duração das aulas atendem todas as necessidades dos participantes e com isso não sentem dificuldade na realização das atividades diárias no seu trabalho, atingindo 100% de satisfação. Podemos identificar que os participantes tiveram seu ingresso nas aulas de ginastica laboral na empresa, por iniciativa própria 33% e por convite da empresa 66%. 
Na tabela 2 os benefícios da ginastica laboral contribuiu para a preservação da saúde, melhora na flexibilidade do corpo, onde os participantes conseguiram realizar todos os exercícios durante as aulas, tendo motivação na hora dos exercícios e com isto melhorando sua saúde, e despertando maiores cuidados para uma alimentação balanceada, vindo dessa forma não ter dificuldade para dormir a noite, atingindo 100% dos resultados. Identificamos que 66% não tiveram afastamento médico nos últimos 12 meses e somente 33%.
Na tabela 3 o desempenho funcional dos participantes nas aulas de GL teve melhora no seu desempenho, e se caso estas aulas forem suspensas poderá piorar a disposição dos participantes no trabalho, pois atualmente todos tem disposição para realizar alguma atividade extra, não tendo cansaço ao realizar atividades no trabalho, e até mesmo realizarem outros tipos de atividade física 100% satisfação.
O rendimento no trabalho está vinculado às aulas de GL, onde os funcionários mudaram seus hábitos na alimentação em 100%, lazer 66%, nos exercícios 100% e estresse 100%.
Na tabela 4 identificamos o perfil dos funcionários, onde 100% trabalham no operacional, 100% trabalham 8 horas, 66% trabalham a mais de 1 ano e 33% de 6 meses a um ano, trabalham na mesma função 66% de 2 a 5 anos e 33% de 10 a 20 anos, sendo que 100% dos funcionários não são fumantes, 66% dos funcionários possuem o primeiro grau e 33% possuem curso superior incompleto e 100% sexo feminino.
Questionário de avaliação da importância da ginastica laboral em funcionários da empresa, na prevenção da LER/DORT.
Tabela 1 – Percentual de considerações iniciais
	Tabela 1
	ITENS: CONSIDERAÇÃO INICIAL SIM NÃO
	ITEM 1 O regime da escala de serviço adotada pela empresa 
possibilita a sua participação nas aulas de GL? 100% 0%
	ITEM 2 De que maneira ocorreu o seu ingresso nas aulas 66% (Convite da Empresa)
de GL nessa empresa? 33% (Iniciativa Própria)
	ITEM 3 Você teve resistência em participar das aulas de GL? 100% 0%
	ITEM 4 Você considera que a duração da aula de GL atende 
as suas necessidades? 100% 0%
	ITEM 5 Você sente dificuldade na realização das atividades
diárias no seu trabalho? 100% 0% 
Tabela 2 – Percentual de benefícios proporcionados pela GL
	Tabela 2
	ITENS: BENEFÍCIOS DA GL SIM NÃO
	ITEM 6 Você considera que a GL contribuiu para a preservação 
da saúde? 100% 0%
	ITEM 7 Você sente melhora na flexibilidade do seu corpo a partir
das aulas de GL? 100% 0%
	ITEM 8 Você consegue realizar todos os exercícios das aulas de GL? 100% 0% 
	ITEM 9 Você se sente motivado (a) para os exercícios da GL? 100% 0% 
	ITEM 10 A sua saúde melhorou com a prática da GL? 100% 0% 
	ITEM 11 A GL despertou em você maiores cuidados para uma 
alimentação mais balanceada? 100% 0%
	ITEM 12 Você sente dificuldade para dormir a noite? 0% 100%
	ITEM 13 Quantos afastamentos médicos você teve nos 66% (Nenhum) 33% (1 a 3)
Últimos 12 meses? 
Tabela 3 – Percentual do desempenho funcional
	Tabela 3
	ITENS: SOBRE O DESEMPENHO FUNCIONAL SIM NÃO
	ITEM 14 Em sua opinião as aulas de GL melhoraram o desempenho
funcional? 100% 0%
	ITEM 15 Se a empresa decidisse suspender as aulas de GL você
acredita que tal medida poderia piorar a sua disposição no trabalho?100% 0% 
	ITEM 16 Você atualmente tem disposição para realizar alguma atividade
extra-expediênte? 100% 0% 
	ITEM 17 Você sente atualmente cansaço com facilidade ao realizar
as atividades no trabalho? 0% 100% 
	ITEM 18 Você participa de outra atividade física oferecida pela 
empresa? 0% 100% 
	ITEM 19 Você participa de atividades sociais recreativas extras
Empresariais em companhia dos colegas de trabalho? 0% 100%
	ITEM 20 Você gostaria de realizar outros tipos de atividade
física promovida pela empresa? 100% 0%
	ITEM 21 Das coisas relacionadas ao lado, o que mudou 100% (Alimentação) 66% (lazer) Após você fazer a GL? 100% (Aptos aos exercícios)
 100% (estresse)
	ITEM 22 Você acredita que o seu rendimento no trabalho está vinculado
as aulas da GL? 66% 33% 
Tabela 4 – Dados dos entrevistados 
	Tabela 4
	ITENS: PERFIL DOS ENTREVISTADOS 
	ITEM 23 Qual o seu setor de trabalho? 100% (Operacional) 0% (Administrativo)
	ITEM 24 Quantas horas você trabalha? 100% (8 horas) 
	ITEM 25 Quanto tempo de serviço está 
nesta função? 7% de 2 a 5 anos 3% de 10 a 20 anos
 
	ITEM 26 A quanto tempo você participa do 
Programa da GL? 66% (mais de 1 ano) 33%( 6 meses a 1 ano) 
	ITEM 28 Você fuma? 100% Não 
	ITEM 29 Qual a sua escolaridade? 66% (1º Grau) 33% (Superior incompleto) 
	ITEM 30 Gênero? 100% Feminino
DISCUSSÃO
	O presente estudo verificou que a maioria dos participantes apresentou satisfação em relação à realização da Ginástica Laboral. 
Estudo de Resende, et al constatou que 60% dos indivíduos entrevistados em seu trabalho são do gênero feminino e nenhuma tinham 12 Meses de adesão a GL. Estudo esse que não vai de encontro esta pesquisa visto que todas as entrevistadas são do gênero feminino, 100% pelas praticam a GL a mais de 12 meses.
Nos estudos de Carvalho et al as participantes apresentaram afastamento durante o ultimo ano de trabalho, o que não foi visto em nosso estudo em que apenas 33% das entrevistadas tiveram a necessidade de se ausentar do trabalho por motivos de dores em alguma região do corpo.
	Ainda sobre o estudo citado a cima, os indivíduos foram questionados se durante o seu horário de trabalho sentiram alguma dor, 39% disseram que sim diferente do nosso estudo em que 100% das entrevistadas apresentaram desconfortos classificados entre leve e moderado.
	Nesta pesquisa de Souza et al, 100% das participantes ter boa saúde após a GL. O mesmo foi observado nos estudos uma melhor qualidade de vida após seu ingresso na GL.
	Ainda nos estudos do mesmo autor, 70% dos indivíduos iniciaram a GL por conta própria, o que não confirma com nossos estudos onde apenas 33% iniciaram por conta própria.
	O resultado obtido demonstra a satisfação no trabalho, o mesmo visto nos resultados de Burnout et al, associado a vários profissionais. Funcionários dos setores de limpeza apresentam maior sentimento de realização profissional. Indicado pensar que esse resultado se relaciona à dinâmica e a estruturação da organização do trabalho desse setor. Deve-se ter cautela aos resultados obtidos neste estudo, uma vez que estes dizem respeito a uma instituição especifica não sendo, por tanto, passiveis de generalizações.
	
CONCLUSÃO
Identificou-se que através da aplicação de ginástica laboral os participantes admitiram aumento do bem estar diário e melhora na qualidade de vida, levando a acreditar que o programa possa ser capaz de servir como ferramenta para melhoria do estilo de vida, promovendo a saúde e consequentemente a satisfação dos colaboradores.
REFERÊNCIAS
1. SOUZA A; SERRANHEIRAS F; Trabalho e Saúde (Doença): o desafio sistemático da prevenção dos riscos profissionais e o esquecimento reiterado da promoção da saúde. Ver. Bras Med Trab – Vol. 1, p.43-9, 2013.
2. Trabalho realizado na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL) – Centro de Investigação em Malária e Doenças Tropicais (CMDT)
3. TREICHEI A; Qualidade de vida no trabalho x autorealização humana Silvinha Moretti Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG Gestão Estratégica de Recursos Humanos.
4. LEAL L. F. C; MEJIA D. P. M; Ginástica Laboral como ferramenta de prevenção para a melhoria da qualidade de vida. Pós-graduação em Ergonomia – Faculdade Ávila
5. SOARES R.G; ASSUNÇÃO A.A; LIMA F.P.A. A Baixa Adesão ao Programa de Ginástica Laboral: Buscando Elementos do Trabalho para entender o problema. Rev. Bras. Saúde Ocupacional – Vol. 31, p. 149-160, 2006.
6. GUIMARÃES M.A.T. A Influencia de um Programa de Ginástica Laboral Sobre a Diminuição da intensidade da Dor Corporal. Rev. Bras. Presc. E Fisiologia do Exercício – Vol. 2, n 7, p. 69-80, Jan/Fev. 2008.
7. MESQUITA J.A; TEIXEIRA C.S. A Ginástica Laboral em Frigoríficos: Revisão de Literatura. Rev. Fís. Lazer e Qual. Vida – Vol. 2, n.2, p.67-85, Jul/Dez. 2011.
8. SILVA J; TARANTO I.C; PIASECKI F; Ginástica Laboral: Alongamento X Fortalecimento. Rev. Saúde e Biol. – Vol. 1, n. 2, p. 6-12, Jul/Dez. 2006.
9. VILLAR A.C; MENDONÇA L.G. F; SILVA T.M. Ginástica Laboral na Prevenção dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em Costureiros. Rev. Movimenta – Vol.6, n.3, p. 530-542, 2013.
10. BARROS D; BARROS F. C; CAPELETTO J. Implantação de um Programa de Ginástica Laboral para o Corpo Técnico-Administrativo de uma instituição de Ensino Superior. IV Singep – Simpósio Internacional de Projetos, Inovações e Sustentabilidade. 2015
11. Mancilha R.A, Ginástica laboral: um meio promover qualidade de vida no trabalho, Unicamp, 2002.
12. SILVA N.D; SOUZA A.P; SANTOS A.E.G; PALMAR J.N.C; SILVÉRIO K.A; FERREIRA L; AGUIAR M.A; MOREIRA P.C; MARCIANO R; SENNA R; SOUZA V.R.R; Qualidade de vida no trabalho utilizando a Ginástica Laboral. Rev. Saúde em foco, nº 7, 2015.
13. SOUZA F.K.N; ZIVIANI F; Qualidade de vida no trabalho correlacionado à prática da Ginástica Laboral. Rev. Cient. do Dep. De Ciências Jurídica, Políticas e Gerenciais da Uni – BR – Vol. 3, n1, Jul, 2010
14. MARQUES, A.P; SANCHES E.L. Origem e Evolução da Fisioterapia: Aspecto Histórico e Legais, Ver. Fisio. ter. – Vol. 1, 5-10, jul/dez, 1994.
15. OLIVEIRA J.R.G. A Importância da Ginástica laboral na Prevenção das Doenças Ocupacionais. Rev. Educação Física, p.40-49, Dez, 2007
16. DEFANI L.G; FRANCISCO A.C. Implantação do Programa de Ginástica Laboral na Prevenção dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho. XIII Simpep Simpósio de Engenharia e Produção. 2006
17. GRANDE A.J; LOCH M.R; GUARIDO E.A; COSTA J.B.Y; GRANDE G.C; REICHERT F.F. Comportamentos Relacionados a Saúde Entre Participantes e Não Participantes de GinásticaLaboral. Rev. Bras. Cine at. Desempenho Hum. –Vol. 13, n. 2, p. 131-137, 2011.
18. SOUZA H. M; BEZERRA E. O; A importância da ginástica laboral em funcionários da empresa telemont, na prevenção da ler/dort. 2014
19. OLIVEIRA, JRGO. A pratica da ginastica laboral, 3ª ed., Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
20. MASLACH, C., SCHAUFELI, W.B., & LEITER, M.P; the truth about burnout: how organization cause, personal stress and what to do about it. San Francisco: Jossey-Bass, 2001.
21. RESENDE M.C.F; TEDESCHI CM, BETHÔNICO F.P; MARTINS T.T.M. Efeitos da ginástica laboral em funcionários de teleatendimento. Acta Fisiatr 2007;14(1):25-31.
22. CARVALHO, P.E; Ginástica Laboral: Um Meio Para a Promoção da Qualidade de Vida nas Empresas. Educação Física / Unicamp, Campinas, 2005.
ANEXOS
	
9.1. Termo de Consentimento
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Caro Participante:
Gostaríamos de convidá-lo a participar como voluntário da pesquisa intitulada "A influencia da ginastica laboral na qualidade de vida e satisfação de colaboradores de um setor de limpeza" que se refere a um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do(s) participante(s) Samira Aparecida de Moraes Benedeti (a) Graduação, o qual pertence ao Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista UNIP. 
O(s) objetivo(s) deste estudo é avaliar a influencia da ginástica laboral na qualidade de vida e satisfação de colaboradores de um setor de limpeza de Ribeirão Preto - Universidade Paulista Unip. Os resultados contribuirão para comparar as porcentagens dos questionários dentre as praticas de atividades administradas dentro da universidade. 
Sua forma de participação consiste em responder um questionário conhecido como SF-36, que avalia a sua qualidade de vida e um questionário sobre a satisfação da ginastica laboral durante as atividades executadas já no setor da Universidade Paulista Unip. Ele irá mostrar quais serão os cálculos a media, dentre os sim e os não e trazendo à sua qualidade de vida no dia-a-dia e satisfação. 
O questionário será respondido na Universidade Paulista Unip de Ribeirão Preto – Setor de limpeza.
Seu nome não será utilizado em qualquer fase da pesquisa, o que garante seu anonimato, e a divulgação dos resultados será feita de forma a não identificar os voluntários.
Não será cobrado nada, não haverá gastos e não estão previstos ressarcimentos ou indenizações.
Considerando que toda pesquisa oferece algum tipo de risco, nesta pesquisa o risco pode ser avaliado como: mínimo. 
São esperados os seguintes benefícios imediatos da sua participação nesta pesquisa: Os resultados obtidos neste estudo irão colaborar com o conhecimento científico, para melhorar as condições de vida diárias dos funcionários no setor de limpeza, que estejam fazendo as atividades de ginástica laboral. 
Gostaríamos de deixar claro que sua participação é voluntária e que poderá recusar-se a participar ou retirar o seu consentimento, ou ainda descontinuar sua participação se assim o preferir, sem penalização alguma ou sem prejuízo ao seu cuidado.
Desde já, agradecemos sua atenção e participação e colocamo-nos à disposição para maiores informações. 
Você ficará com uma cópia deste Termo e em caso de dúvida(s) e outros esclarecimentos sobre esta pesquisa você poderá entrar em contato com o pesquisador principal Samira Aparecida de Moraes Benedeti. Rua Guilherme Andrucioli, 760 – Bairro Vilage Tropical - Pontal/SP. Telefone: (16) 99424-0538.
Eu_____________________________________________________________ (nome do participante e número de documento de identidade) confirmo que Samira Aparecida de Moraes Benedeti, explicou-me os objetivos desta pesquisa, bem como, a forma de participação. As alternativas para minha participação também foram discutidas. 
Eu li e compreendi este Termo de Consentimento, portanto, eu concordo em dar meu consentimento para participar como voluntário desta pesquisa.
 Local e data: , de de 20 .
_____________________________
(Assinatura do sujeito da pesquisa)
Eu,_____________________________________________________________ (nome do membro da equipe que apresentar o TCLE) 
Obtive de forma apropriada e voluntária o Consentimento Livre e Esclarecido do sujeito da pesquisa ou representante legal para a participação na pesquisa.
______________________________________________
(Assinatura do membro da equipe que apresentar o TCLE)
9.2. Questionário SF- 36 De Qualidade De Vida
Data: _______/_______/_______
Nome do paciente: ____________________________________________________
Aluno Responsável: ___________________________________________________
Instruções: Esta pesquisa questiona você sobre sua saúde. Estas informações nos manterão informados de como você se sente e quão bem você é capaz de fazer suas atividades de vida diária. Responda cada questão marcando a resposta como indicado. Caso você esteja inseguro ou em dúvida em como responder, por favor tente responder o melhor que puder.
Em geral, você diria que sua saúde é: (circule uma)01
	Excelente
	Muito Boa
	Boa
	Ruim
	Muito Ruim
	1
	2
	3
	4
	5
Comparada a um ano atrás, como você classificaria sua saúde em geral, agora ? 
 (circule uma)02
	Muito 
Melhor
	Um pouco Melhor
	Quase a Mesma
	Um pouco pior
	Muito 
pior
	1
	2
	3
	4
	5
Os seguintes itens são sobre atividades que você poderia fazer atualmente durante um dia comum. Devido a sua saúde, você teria dificuldade para fazer essas atividades? Neste caso, quanto ?
 (circule um número em cada linha)06
05
04
03
	Atividades
	Sim.
Dificulta
Muito
	Sim.
Dificulta
pouco
	Não. Não
Dificulta de
Modo algum
	a. Atividades vigorosas, que exigem muito esforço, tais como correr, levantar objetos pesados, participar em esportes árduos.
	1
	2
	3
	b. Atividades moderadas, tais como mover uma mesa, passar aspirador de pó, jogar bola, varrer a casa.
	1
	2
	3
	c. Levantar ou carregar mantimentos.
	1
	2
	3
	d. Subir vários lances de escadas.
	1
	2
	3
	e. Subir um lance de escada.
	1
	2
	3
	f. Curvar-se, ajoelhar-se ou dobrar-se
	1
	2
	3
	g. Andar mais de 1 quilômetro.
	1
	2
	3
	h. Andar vários quarteirões.
	1
	2
	3
	i. Andar um quarteirão.
	1
	2
	3
	j. Tomar banho ou vestir-se.
	1
	2
	3
07
08
09
10
11
12
Durante as últimas 4 semanas, você teve algum dos seguintes problemas com o seu trabalho ou com alguma atividade diária regular, como conseqüência de sua saúde física ? (circule um número em cada linha)13
14
15
16
	
	Sim
	Não
	a. Você diminuiu a quantidade de tempo que dedicava-se ao seu trabalho ou a outras atividades ?
	1
	2
	b. Realizou menos tarefas do que você gostaria ?
	1
	2
	c. Esteve limitado no seu tipo de trabalho ou em outras atividades ?
	1
	2
	d. Teve dificuldade de fazer seu trabalho ou outras atividades (p.ex: necessitou de um esforço extra) ?
	1
	2
Durante as últimas 4 semanas, você teve algum dos seguintes problemas com o seu trabalho ou outra atividade regular diária, como conseqüência de algum problema emocional (como sentir-se deprimido ou ansioso ?)
 (circule um número em cada linha)17
18
19
	
	Sim
	Não
	a. Você diminuiu a quantidade de tempo que dedicava-se ao seu trabalho ou a outras atividades ?
	1
	2
	b. Realizou menos tarefas do que você gostaria ?
	1
	2
	c. Não trabalhou ou não fez qualquer das atividadescom tanto cuidado como geralmente faz ?
	1
	2
Durante as últimas 4 semanas, de que maneira sua saúde física ou problemas emocionais interferiram nas suas atividades sociais normais, em relação a família, vizinhos, amigos ou em grupos ? (circule uma)20
	De forma
nenhuma
	Levemente
	Moderadamente
	Bastante
	Extremamente
	1
	2
	3
	4
	5
Quanta dor no corpo você teve durante as últimas 4 semanas ? (circule uma)21
	Nenhuma
	Muito leve
	Leve
	Moderada
	Grave
	Muito grave
	1
	2
	3
	4
	5
	6
Durante as últimas 4 semanas, quanto a dor interferiu com o seu trabalho normal (incluindo tanto o trabalho, fora de casa e dentro de casa) ? (circule uma)22
	De maneira
nenhuma
	Um pouco
	Moderadamente
	Bastante
	Extremamente
	1
	2
	3
	4
	5
Estas questões são sobre como você se sente e como tudo tem acontecido com você durante as últimas 4 semanas. Para cada questão, por favor, dê uma resposta que mais se aproxime da maneira como você se sente. Em relação as últimas 4 semanas. 
 (circule um número em cada linha)23
24
25
26
27
	
	Todo
Tempo
	A maior parte do tempo
	Uma boa parte do tempo
	Alguma parte do tempo
	Uma pequena parte do tempo
	
Nunca
	a. Quanto tempo você tem se sentido cheio de vigor, cheio de vontade, cheio de força ?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	b. Quanto tempo você tem se sentido uma pessoa muito nervosa ?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	c. Quanto tempo você tem se sentido tão deprimido que nada pode animá-lo?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	d. Quanto tempo você tem se sentido calmo ou tranqüilo ?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	e. Quanto tempo você tem se sentido com muita energia ?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	f. Quanto tempo você tem se sentido desanimado e abatido ?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	g. Quanto tempo você tem se sentido esgotado ?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	h. Quanto tempo você tem se sentido uma pessoa feliz ?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	i. Quanto tempo você tem se sentido cansado ?
	1
	2
	3
	4
	5
	6
28
29
30
31
Durante as últimas 4 semanas, quanto do tempo sua saúde física ou problemas emocionais interferiram em suas atividades sociais (como visitar parentes, amigos, etc...) ? (circule uma)32
	Todo
Tempo
	A maior parte do tempo
	Alguma parte do tempo
	Uma pequena parte do tempo
	Nenhuma parte do tempo
	1
	2
	3
	4
	5
O quanto verdadeiro ou falso é cada uma das afirmações para você?
 (circule um número em cada linha)33
34
35
36
	
	Definitivamente Verdadeiro
	A maioria das vezes
Verdadeiro
	Não
sei
	A maioria das vezes
Falsa
	Definitivamente
Falso
	a. Eu costumo adoecer um pouco mais facilmente que as outras pessoas.
	1
	2
	3
	4
	5
	b. Eu sou tão saudável quanto qualquer pessoa que eu conheço.
	1
	2
	3
	4
	5
	c. Eu acho que a minha saúde vai piorar
	1
	2
	3
	4
	5
	d. Minha saúde é excelente.
	1
	2
	3
	4
	5
Resultado
 ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )CF – Capacidade Funcional
LAF – Limitação por Aspectos Físicos
LAE – Limitação por Aspectos Emocionais
E/F – Energia / Fadiga / Vitalidade
AE – Aspectos Emocionais
AS – Aspectos Sociais
D – Dor
SG – Saúde Geral 
Como Calcular o resultado
CF – Capacidade Funcional: 10 questões (3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12)
_____+_____+_____+_____+_____+_____+_____+_____+_____+_____ = ______ ÷ 10 = 
LAF – Limitação por Aspectos Físicos: 4 questões (13, 14, 15,16)
_____+_____+_____+_____= ______ ÷ 4 =
LAE – Limitação por Aspectos Emocionais: 3 questões (17, 18, 19)
_____+_____+_____= ______ ÷ 3 =
E/F – Energia / Fadiga / Vitalidade: 4 questões (23, 27, 29, 31)
_____+_____+_____+_____= ______ ÷ 4 =
AE – Aspectos Emocionais: 5 questões (24, 25, 26, 28, 30)
_____+_____+_____+_____+_____= ______ ÷ 5 =
AS – Aspectos Sociais: 2 questões (20, 32)
_____+_____= ______ ÷ 2 =
D – Dor: 2 questões (21, 22)
_____+_____= ______ ÷ 2 =
SG – Saúde Geral: 5 questões (1, 33, 34, 35, 36)
_____+_____+_____+_____+_____= ______ ÷ 5 =
Questões de cada categoria avaliada
Exemplo:
Para calcular Dor...
2 questões serão avaliadas (21 e 22)
Se o paciente respondeu 4 na 21 e 3 na 22, vc deve verificar o valor correspondente a essas respostas na tabela ao lado.
4 na 21 = 40
3 na 22 = 50
Some os valores atribuídos e divida pelo número de questões avaliadas.
(40 + 50) 90 ÷ 2 = 45
Pinte no gráfico até o número 45 a coluna correspondente à dor.
Repita para as demais categorias avaliadas.
**Fique atento** cada categoria tem um número de questão específico.
9.3. QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL EM FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA, NA PREVENÇÃO DA LER/DORT.
	Conceitua se a GINÁSTICA LABORAL, como a combinação de algumas atividades físicas que tem como característica comum, melhorar, sob o aspecto fisiológico, a condição física do individuo em seu trabalho; emprega exercícios de fácil execução que são realizados no próprio local de trabalho, que contribuirão para um melhor condicionamento e desempenho físico, concentração e um melhor posicionamento frente aos postos de trabalho. Responda os presentes questionário, marcando um (X) na resposta que melhor lhe representa.
1. O regime de escala de serviço adotada pela empresa possibilita a sua 
participação nas aulas de GL?
( ) Sim ( ) Não
2. De que maneira ocorreu o seu ingresso nas aulas de GL nessa empresa?
( ) Por iniciativa própria; ( ) Por convite da empresa; ( ) Por influência dos colegas; 
( ) Por outros motivos.
3. Você teve resistência em participar das aulas de GL?
( ) Sim ( ) Não
4. Você considera que a duração da aula de GL atende as suas necessidades?
( ) Sim ( ) Não
5. Você sente dificuldade na realização das atividades diárias no seu trabalho?
( ) Sim ( ) Não
SOBRE OS BENÉFICIOS DA GINÁSTICA LABORAL
6. Você considera que a GL contribuiu para a preservação da sua saúde?
( ) Sim ( ) Não
7. Você sente melhora na flexibilidade do seu corpo a partir das aulas de GL?
( ) Sim ( ) Não
8. Você consegue realizar todos os exercícios das aulas de GL?
( ) Sim ( ) Não
9. Você se sente motivado (a) para os exercícios da GL?
( ) Sim ( ) Não
10. A sua saúde melhorou com a prática da GL?
( ) Sim ( ) Não
11. A GL despertou em você maiores cuidados para uma alimentação mais balanceada?
( ) Sim ( ) Não
12. Você sente dificuldade para dormi á noite?
( ) Sim ( ) Não
13. Quantos afastamentos médicos você teve nós últimos 12 meses?
( ) Nenhum ( ) 1 á 3 ( ) 4 á 6 ( ) 8 á 9 ( ) Mais de 9
SOBRE O DESEMPENHO FUNCIONAL
14. Em sua opinião as aulas de GL melhoram o seu desempenho funcional?
( ) Sim ( ) Não
15. Se a empresa decidisse suspender as aulas de GL você acredita que tal medida poderia piorar a sua disposição no trabalho?
( ) Sim ( ) Não
16. Você atualmente tem disposição para realizar alguma atividade extra – expediente?
( ) Sim ( ) Não
17. Você sente atualmente cansaço com facilidade ao realizar as atividades no trabalho?
( )Sim ( )Não
18. Você participa de outra atividade física oferecida pela empresa?
( ) Sim ( ) Não
19. Você participa de atividades sócias recreativas extras empresariais em companhia dos colegas de trabalho?
( ) Sim ( ) Não
20. Você gostaria de realizar outros tipos de atividade física promovida pela empresa?
( ) Sim ( ) Não
21. Das coisas relacionadas ao lado, o que mudou após você fazer a GL?
( ) Alimentação( ) Lazer ( ) Hábito aos exercícios ( ) Consumo álcool ( ) Estresse
22. Você acredita que o seu rendimento no trabalho está vinculado às aulas de GL?
( ) Sim ( ) Não
PERFIL DO ENTREVISTADO
23. Qual o seu setor de trabalho?
( ) Administrativo ( ) Operacional.
24. Quantas horas diárias você trabalha?________ Horas
25. Quanto tempo de serviço está nesta função?
( ) 0 á 1 ano ( ) 1 á 2 anos ( ) 2 á 5 anos ( ) 5 á 10 anos ( ) 10 a 20 anos ( ) Não
26. Há quanto tempo você participa do programa de GL?
( ) Menos de 6 meses ( ) 6 meses a 1 ano ( ) Mais de 1 Ano
27. Qual sua faixa etária?
( ) 20 a 24 anos ( ) 25 a 29 anos ( ) 30 a 34 anos ( ) 40 a 45 anos ( ) 46 a 50 anos ( ) + 50 anos
28. Você fuma?
( ) Sim ( ) Não
29. Qual a sua escolaridade?
	
Primeiro grau 
	
Segundo grau Incompleto 
	
Segundo grau Completo
	
Superior Incompleto
	 
Superior
	
Pós-graduação 
30. Gênero?
( ) Masculino ( ) Feminino

Mais conteúdos dessa disciplina