Buscar

Meu Portfólio

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTado
recursos humanos
edijane gomes dos santos lima
santa casa de são paulo recua e suspende demissões
João Pessoa-PB
2015
EDIJANE GOMES DOS SANTOS LIMA
SANTA CASA DE São paulo RECUA E SUSPENDE DEMISSÕES
Trabalho apresentado ao Curso de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sistema de Informações; Economia e modelo de gestão e Ètica, Politica e Sociedade.
Prof.ºLuiz Claudio Perini
Prof.ª Joenice Leandro Diniz dos Santos e Monica Maria da Silva
Prof.ª Maria Carolina de Araújo Antonio
João Pessoa-PB
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................04
DESENVOLVIMENTO .......................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................08
REFERÊNCIAS ..................................................................................09
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho tem por objetivo apontar os valores que não foram considerados pelo Hospital Santa Casa de São Paulo, como também argumentar sobre a estratégia da empresa que feriram os valores éticos e sobre a ação da política adotada do afastamento de funcionários. Apesar da crise que estava enfrentando, afetada por uma má administração, a empresa não hesitou no julgamento da demissão de mil e cem funcionários. O que se pode perceber nesta situação é o descaso que foi feito as pessoas que ali trabalhavam, não havendo nenhuma preocupação nem respeito. Portanto, pudemos compreender que, durante uma nova gestão, houve a decisão de se retroceder e de reconhecer cada colaborador como parte fundamental em seus papeis atuantes.
 Visando portanto, a importância de mantê-los inseridos em seus setores, buscando uma forma mais viável para a solução dos problemas. Percebe-se a importancia do sistema de informação inseridos nas organizações, tendo como destaque, o crescimento nos setores, beneficiando não só a empresa mas tambem o colaborador. A sociedade da informação e do conhecimento podem trazer a empresa e as pessoas ali inseridas muitos beneficios e podem gerar problemas se usadas de formas inadequadas. 
DESENVOLVIMENTO
 A santa casa viveu recentemente uma grande crise econômica. Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica e privada considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo. 
Tem como missão, promover o bem estar físico, psíquico e social do ser humano com profissionais qualificados e tecnologia atualizada, buscando atingir a excelência no atendimento, ensino e pesquisa.
 Apesar de toda a sua excelência no atendimento ao público, a empresa passou por momentos de crise. Quando se planeja algo precisa se planejar pensando não só no presente mas principalmente no futuro. Muitas mudanças podem acontecer ao longo do tempo, no dia a dia de uma empresa, e isto pode ter sido a causa de todos os problemas da Santa casa de SP.
 Ao que se pôde perceber, havia um grande número de funcionários, o qual gerou grandes custos, sendo assim, os gastos elevados e o aumento excessivo da folha de pagamentos haveria ultrapassado seus limites provocando assim uma crise. Toda empresa necessita ser gerida com base em seus custos financeiros, procurando não ultrapassar seus padrões, buscando sempre planejar antes de tomar qualquer decisão.
Além disso há diversos fatores, intricados por muitos problemas que surgiram através de uma gestão não participativa, o que acabou refletindo como resultado, o planejamento da demissão de mais de mil funcionários que trabalhavam naquela organização. Toda organização é um sistema e por ser um sistema, com a demissão em massa de funcionários, a Santa Casa passaria por diversos problemas, entre eles principalmente no desempenho de determinadas funções.
 Nesta percepção de decisão foi representado a mínima importância do colaborador como pessoa e como cidadão inserido na sociedade. Ao que se compreende a falta de respeito pelos funcionários que constituíam determinada organização. Como conhecimento de todos, o respeito ao ser humano está inserido como um dos requisitos em grandes valores.
 Não houve um aviso prévio para a realização do despejo dos funcionários, assim sendo ferindo seus princípios e valores éticos morais. O fato de planejarem suas demissões apenas para atenuar a folha de pagamento, demonstrou uma gestão incapaz de encontrar soluções razoáveis, que não prejudicasse os ali envolvidos de forma tão desastrosa.
 É importante quando uma empresa percebe que, algumas tomadas de decisões podem de alguma forma trazer problemas futuros para a mesma. E ao que se pôde perceber, a Gestão da Santa Casa reconheceu esse fator, demonstrando isto, quando voltou atrás e tomou a decisão acertada. Existem muitos caminhos, os quais uma empresa precisa escolher para melhor tomada de decisão dos problemas nela inseridos, e a demissão de funcionários nem sempre é o melhor deles. Desvendar o problema e encontrar a melhor solução revela competência, e este é um dos requisitos que precisa ter um gestor. É necessário se avaliar cada questão que pode estar afetando todo o sistema organizacional. E o mais importante é procurar diminuir alguns custos. Pode se iniciar, verificando o desperdício de materiais ou a possibilidade de redução de gastos com privilégios superficiais em certos setores. 
 A decisão que seria tomada demonstraria irresponsabilidade social caso fosse concretizada e afetaria o setor de economia de uma forma macroeconômica onde prejudicaria vários âmbitos da organização. 
 É importante o reconhecimento de seus funcionários como parte importante no desenvolvimento da empresa, e utiliza-los no setor em que ele esteja qualificado para exercer a função que lhe compete pode gerar progresso a mesma. Um dos benefícios de uma empresa é ter um sistema tecnológico de informações capaz de emitir e receber informações que possam ser úteis, trazendo assim benefícios para a mesma. E alocar funcionários para a realização desta função é imprescindível desde que se encontrem qualificados. 
 A informação é parte imprescindivel na organização, seu uso adequado como instrumento de gestão de uma empresa é condição indispensável para o sucesso desta empresa, sendo as novas tecnologias da informação e comunicação um recurso importante que permite às organizações gerir a informação de forma mais eficiente, criando sistemas de informação automatizados para agilizar os fluxos informacionais. (Sammartino, 2002)
 Um funcionário que tem informação e conhecimento em determinadas áreas da empresa, é considerado fundamental dentro dela. É imprescindível que uma empresa conheça seus colaboradores e suas capacidades.
O conhecimento e a informação são a base de tudo. De acordo com Morgan (1996, p.85), “cada aspecto do funcionamento organizacional depende do processamento de informações, seja de um tipo ou de outro”. 
 Através da informação ficamos atualizados, compreendemos histórias de pessoas e fatos, adquirimos o conhecimento que se baseia no esclarecimento, na interpretação e no significado da informação a respeito de algo. E como benefícios na empresa se tem: melhoria do fluxo da informação na organização, integração de todos os departamentos da organização, permissão de uma melhor aquisição dos dados internos e externos, permissão para o melhor uso desses dados e melhoria na saúde da organização. Contudo porém, também pode gerar problemas como obsolescência, descartabilidade e volatilidade de vínculos.
 É importante que uma empresa estejasempre à frente de seus concorrentes nas informações, pois no mundo globalizado e competitivo em que a informação é a base de tudo, quem a possui tem mais chance de competir. E um funcionário bem informado é tudo de que uma empresa precisa. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Este trabalho enfatiza os problemas causados ao colaborador pela empresa em destaque. Destaca a desvalorização da empresa em relação ao funcionário e as estratégias usadas contra seus valores éticos. Comenta sobre os argumentos usados para o afastamento dos funcionarios e a razão que desencadeou a crise financeira na mesma. Vimos o problema macroeconomico que a afetou, fazendo com isto que a mesma voltasse atras em relação a decisão de demissão dos colaboradores. 
 Tratamos o sistema de informação como melhoria de qualidade no desenvolvimento da empresa em relação ao funcionario. Compreendemos a importancia da informação e do conhecimento na organização, seus beneficios e os problemas trazidos pelos mesmos. Reconhecendo o trabalhador bem informado como parte fundamental no processo de desenvolvimento da mesma.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PERETTI, A. P.; BRUNETTA N.; WERNER, I. Tecnologia e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
TURBAN, E.; RAINER, K.; POTTER, R. Administração de Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005

Outros materiais

Perguntas Recentes