Buscar

Revisão antidepressivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Revisão antidepressivos
Depressão
	As bases dos estudos da depressão estão concentradas nos estudos dos neurotransmissores cerebrais e seus receptores.
Dopamina (da) catecolaminas
 Monoaminas Noradrenalina (na)
Serotonina (5ht)
	Surgiu a teoria de que a depressão se desenvolvia com a deficiência da NA. Posteriormente, surgiu a teoria serotoninergica que se tornou forte devido ao antidepressivo inibidor seletivo da recaptação seletiva (ISRS) e a hipotese dopaminergica que possuia influencia no sistema de recompensa e surtia efeito comportamental com o uso continuado do antidepressivo triciclico (ADT). Essa ultima se deu pelo fato do conhecimento de ação dos antidepressivos triciclicos e IMAOS, que aumentavam a concentração das monoaminas nas fendas sinapticas. A crítica feita foi que todos os antidepressivos aumentam as monoaminas de imediato e seus efeitos clínicos só são perceptiveis semanas depois.
Up regulation: quando ocorre a perda das monoaminas, há um aumento dos canais receptores pós-sinapticos.
Down regulation: após algumas semanas de uso de antidepressivo ocorre à diminuição de receptores noradrenérgicos, o que deu um suporte para essa teoria.
Modelo cognitivo da depressão – admite que o cognitivo seja o fator determinante da patologia e que os pensamentos negativos são os primeiros sintomas. Pessoas deprimidas tem um alto indice de grandes expectativas o que causa muitas frustrações e elas tendem a enxergar apenas esse lado negativo. Substrato psicologico da depressão:
Tríade cognitiva: visão negativa sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro.
Esquemas cognitivos disfuncionais
Distorções ou erros cognitivos
Os antidepressivos inibidores da MAO foram descobertos através de uma parte do tratamento da tuberculose, iproniazida, que causava euforia e elevação de humor.
Mecanismos de ação
Os antidepressivos inibem a MAO e/ou a recaptura de neurotransmissores, os psicoestimulantes atuam na liberação, os neurolépticos bloqueiam receptores, o lítio inibe a liberação e interfere com o ciclo do fosfatidinilinositol. Os benzodiazepínicos ligam-se a receptores próprios localizados próximos ao receptor GABAA,potencializando a ação desse transmissor.
Revisão de psicoticos
Psicose = pacientes portadores de alterações acentuadas de diversas funções psicológicas e perda do juízo da realidade.
 Esquizofrenia
Separação entre pensamento, cognição e comportamento entre os individuos afetados.
	Os sintomas mais caracteristicos são delirios e alucinações, transtorno de pensamento (conteudo = delirio; forma) e fala; perturbações das emoções e do afeto, deficit cognitivo e perda de vontade e determinação; disturbio no comportamento como movimentos invonlutários (catatonia). Começam a aparecer na adolescencia e inicio da fase adulta. Começa como algo benigno para depois se alastrar.
	Ainda não se sabe ao certo as causas da esquizofrenia, mas os disturbios de personalidade podem ser explicador através das variáveis culturais, culturais e biologicas, onde a ultima se destaca.
	Considera-se que a esquizofrenia seja uma desordem hereditária. Mas a melhor teoria aceita é a da hiperfunção dopaminergica central. A anfetamina atua nos terminais dopaminergicos liberando DA e inibindo a sua recaptação, isso desencadeia grande agitação psicomotora, alucinações auditivas, ideias delirantes do tipo persecutório, o que também são caracteristicas da esquizofrenia paranóide.
Esquizofrenia como disturbio do neurodesenvolvimento
	A má nutrição do feto, envolvendo especialmente redução no suprimento de oxigênio, iodo, glicose, e ferro pode levar a prejuízos no desenvolvimento do sistema nervoso central. Isso torna o individuo mais vulneravél ao desenvolvimento mais tardio da doença. Estudos recentes sugerem que os cérebros de alguns pacientes esquizofrênicos são mais leves e menores em comparação a indivíduos normais.
Teorias psicologicas
Mãe esquizofrenica
Ammbiente familiar de pacientes esquizofrenicos
Eventos estressores psicossociais
Tratamento farmacológico com antipsicoticos
Antipsicótico tipico
Coquetel lítico – pacientes ficavam em estado de sindrome neuroleptica, caracterizada por indiferença emocional sem perda da vigilância. Os sintomas da esquizofrenia eram aliviados. Os antipsicoticos levam dias para fazerem efeito e é divido os neurolepticos em dois grupos: antipsicoticos de alta potência e de baixa potencia. 
Infelizmente os antipsicoticos apenas acentuam os sintomas, não são capazes de curar. E atua melhor nos sintomas positivos do que nos negativos.
Efeitos colaterais
	Estes incluem a síndrome de Parkinson, reações distônicas agudas (espasmos dos musculos), acatisia (desconforto dos membros inferiores), acinesia (movimentos estereotipados) e síndrome neuroléptica maligna, ginecomastia, galactorréia e amenorréia.
Antipsicotico atipico
Busca a diminuir os efeitos colaterais extrapiramidais e tratar os sintomas negativos sem afetar o positivo. O problema dessa droga é que ela reduz os neutrófilos (leucocitos) fazendo com que a pessoa fique suscetivel a pegar infecções (agranulocitose).
A produção farmacológica de si
	O arsenal de psicotrópicos apresentados hoje em dia coloca o humor a disposição do sujeito, desde que ele consiga os efeitos desejados. São comportamentos como: aumentar a vigilância, aumentar as capacidades de cognição social, escapar do sono ou adormecer, etc. Torna-se um imaginário de onipotência sobre si.
	O uso de psicotrópicos tornou-se comum no cotidiano, mesmo quando as pessoas não possuem um quadro patologizante. Muitas pessoas o tomam de forma equivocada, inclusive prescrita, o que tira o peso do funcionamento familiar por exemplo. A criança deixa de ser sujeito e torna-se patologia, é visível também a utilização de medicamentos como forma de manter a organização social (crianças muito ativas).
	Os medicamentos dão a ilusão de que há soluções para tudo, sem ter de demandar um longo tempo, bastando apenas tomá-los para que ocorra a mudança de humor.
	O prozac modifica a taxa de serotonina, relativamente eficaz contra a depressão, e as pessoas relatam que se sentem bem em sua pele.
	Vivemos agora em uma sociedade onde as pessoas se anulam, onde não conseguem mais lidar com as frustrações e dificuldades da vida.
Resumo de ansiedade
	O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) está entre os transtornos mais comuns encontrados na clínica. É uma doença crônica que possui altos custos individuais e sociais. Antigamente só era conhecido o tratamento farmacológico com benzodiazepinicos, mas atualmente com a inserção da buspirona os tratamentos têm se ampliado.
Ansiolíticos: drogas sintéticas do grupo benzodiazepinico.
Ansiogênico: que produz ansiedade.
	Os ansiolíticos clássicos têm inicio de efeito rápido, entretanto muitos transtornos de ansiedade têm certa resistência a ele, o que mostra que não é adequado usar somente tratamento com benzodiazepinicos.
Tratamentos atuais
	Benzodiazepinicos – possui ligação com seus próprios receptores localizados no complexo receptor de GABA, facilitando a ação do mesmo. Os efeitos desse ansiolítico podem ser visto em até seis semanas. Para alguns pacientes essas semanas são suficientes para ocorrer uma melhora, entretanto quanto à medicação foi tirada de uma vez gouve recaídas, por isso devem-se tirar os medicamentos gradualmente. Parecem ter efeito corporal sobre a pessoa e não há diferença na eficacia de um para outro, o que difere é a questão economica. Eles podem provocar abuso ou dependência, mas continuam a ser os mais utilizados devido a familiaridade dos medicos e pacientes ao fármaco, à boa tolerabilidade, e ao seu rápido inicio de ação.
	Buspirona – faz parte do grupo da aspirona, é a única comercializada no Brasil. Há duas hipóteses sobre o seu canal de ação em relação a ser agonista parcial dos receptores de 5ht: atua nos receptores pré-sinápticos que diminuem a frequência de disparos do neuronio serotoninérgico pré-sinápticos; atuação como agonista parcial nos receptores pós-sinápticos,competindo com a serotonina por esses receptores e, conseqüentemente, reduzindo sua ação. Aparentemente ela não induz a abusos e dependências, tem mais eficácia em paciente de TAG com sintomas depressivos, mas tem um inicio de ação demorada. É mais indicada quando são sitomas psíquicos como irritabilidade, tensão e preocupação. Há uma série de questionamentos sobre sua eficácia ou potência ansiolítica. Mais ainda, parece haver uma menor resposta à buspirona em pacientes com uso prévio de BZD.
Antidepressívos
	Tricíclicos (ADT) - A ação ansiolítica dos ADT seria decorrente de uma subsensibilização dos receptores 5-HT2 no córtex frontal após a administração repetida. Tem eficácias quase parecidas aos BZD e anteriormente havia duvidas se ele agia como ansiolítico ou como redutor dos sintomas depressivos. Tratam melhor os sintomas psíquicos como preocupações, tensão e apreensão. Possui uma eficácia gradual.
	Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) – Também atuam com os sintomas psíquicos da ansiedade, no estudo se sairam melhores do que um benzodiazepínico. A nefazodona pode tornar-se uma alternativa terapêutica útil no tratamento do TAG, especialmente no caso da coexistência de sintomas depressivos e devido a seu baixo risco de causar disfunção sexual.
	Inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSNA) – Tem efeito ansiolítico a partir da primeira e segunda semana, porém há uma lata taxa de abandono na oitava semana e sexto mês, provavelmente pelo aumento rápido da dose utilizada.
β bloqueadores	
Anti-histamínicos 
 Antipsicoticos
Fitoterápicos – agem no GABA
	Atualmente o TAG é caracterizado como um transtorno crônico, freqüentemente associado ao comprometimento do funcionamento social, profissional e familiar; pode-se afirmar que um dos principais objetivos do tratamento ansiolítico é nfluenciar favoravelmente o curso do transtorno em longo prazo.
	O emprego dos BZD tem sido muito criticado em face de seus riscos associados, como utilização abusiva, dependência e tolerância, recomendando-se seu emprego no menor período possível com a dose mínima necessária. Entretanto, muitos pacientes necessitarão de um tratamento em longo prazo, sendo que os benefícios dos BZD, quando bem empregados, superam seus potenciais prejuízos.

Outros materiais