Buscar

O Ciclo Orçamentário- contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Ciclo Orçamentário, que é a seqüência das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário, consubstancia-se nas fases da elaboração estudo, aprovação,execução e avaliação.
 Podemos definir execução orçamentária como um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário
que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado.
Para realizar essa atividade financeira o governo dispõe de duas fontes créditos orçamentários créditos adicionais.
 Os créditos orçamentários são aqueles aprovados pelo Legislativo na lei do orçamento e provêm de recursos do tesouro (nacional) e de outras fontes.
Os créditos adicionais são aqueles concedidos devido à insuficiência de recursos ou para atender a situações não previstas quando da sua elaboração (art. 40 da Lei nº 4.320/64).
 
 Durante a execução do orçamento, os recursos podem revelar-se insuficientes para a realização dos programas de
trabalho, ou pode ocorrer a necessidade da realização de despesa não autorizada inicialmente.
 Assim com base no art. 40 da Lei n° 4.320/1964, a Lei Orçamentária poderá ser alterada no decorrer de sua execução
através dos “créditos adicionais”, que são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento. Em outras palavras, podemos considerar os créditos adicionais como instrumentos de ajustes orçamentários, que visam atender às seguintes situações: corrigir falhas da Lei de Meios, mudanças de rumo das políticas públicas, variações de preço de mercado dos bens e serviços a serem adquiridos pelo governo e situações emergenciais.
 O ato que abrir o crédito adicional indicará a importância, a sua espécie e a classificação da despesas.
Suplementares
São aqueles destinados a reforçar dotação orçamentária já existente mas insuficientemente contemplada no orçamento.
É autorizado por lei, podendo ser a própria lei orçamentária, e aberto por Decreto do 
Poder Executivo.
Sua abertura depende de existência de recursos disponíveis para acorrer à despesa e será precedida de exposição justificativa.
Vigência adstrita ao exercício financeiro em que for aberto.
A Lei de Orçamento Anual poderá conter autorização para que o Poder Executivo abra créditos suplementares(somente) até determinada importância. 
Especiais
São destinados a atender despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica na Lei de Meios (LOA). O crédito especial cria novo item de despesa, para atender a um objetivo não previsto no orçamento.
Sua abertura depende de existência de recursos disponíveis para acorrer à despesa e será precedida de exposição justificativa.
É autorizado por lei e aberto por Decreto do Poder Executivo.
Se a lei de autorização do crédito for promulgada nos últimos 4 (quatro) meses do exercício, poderá ser reaberto
no exercício seguinte, nos limites de seu saldo, sendo incorporado ao orçamento do exercício financeiro subseqüente.
Extraordinários
São aqueles destinados a atender despesas urgentes e imprevisíveis, como as decorrentes de guerra, comoção (perturbação) interna ou calamidade pública.
Independem da existência prévia de recursos.
Se a abertura do crédito for promulgada nos últimos 4 (quatro) meses do exercício, 
poderá ser reaberto no exercício seguinte, nos limites do seu saldo, sendo incorporado ao orçamento do exercício financeiro subseqüente.
No crédito extraordinário não existe autorização legislativa e sim comunicação imediata ao Poder Legislativo. Ou seja, os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento a o Poder Legislativo, conforme dispõe a Lei nº 4.320/64. 
No entanto, a Constituição Federal, em seu artigo 167, §3º, c/c (combinado com) o art. 62, dispõe que a abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, e que em caso de relevância e urgência, o Presidente
da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. Desse modo, na União, a abertura de crédito extraordinários é realizada por meio de medida provisória, haja vista disposto constitucional, porém, nos estados ou municípios em que não haja dispositivo na constituição estadual ou na lei orgânica (município) prevendo o instituto da medida provisória para abertura de crédito extraordinário, deve-
se fazer por decreto do executivo.

Outros materiais