Buscar

Aap4 Letramentos e Alfabetização

Prévia do material em texto

Aap4 - Letramentos e Alfabetização
1)
Leia o texto a seguir:
 
O modelo de sequência didática está associado às pesquisas sobre a aquisição da língua escrita através de um trabalho sistemático com gêneros textuais desenvolvidas pelo grupo de Genebra. De modo simples e numa resposta direta, sequência didática (doravante SD) é um modo de o professor organizar as atividades de ensino em função de núcleos temáticos e procedimentais. Assim, sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito.
Fonte: ARAÚJO, DL.  O que é (e como se faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza - ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, jan/jul 2013
 
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A sequência didática é um bom recurso para se trabalhar o(s) letramento(s), principalmente, por meio de gêneros textuais, pois mostra ao aluno uma sequência lógica e organizada de como trabalhar determinado texto com as suas respectivas funções sociais.
II. A sequência didática se limita ao trabalho com gêneros textuais, os quais não possuem nenhuma relação com os processos de letramento(s)
III. A sequência didática é deve ser usada com cautela pelo professor, pois permite somente o trabalho cm gêneros textuais, sem abranger atividades interdisciplinares entre as áreas do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Somente a afirmativa I é correta.
Alternativa assinalada
b)
Somente a afirmativa II é correta.
c)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
d)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
2)
Os gêneros são vistos como objetos mediadores da comunicação entre os indivíduos, porém, só serão útil dessa maneira a partir do momento em que o sujeito apropriar-se deles. Isso justifica tratarmos os PL, as SD e as PTL como instrumentos, afinal, cada um deles necessita da abordagem de textos (ou gêneros de texto) para que o ensino seja realizado no ambiente escolar, ou em outras palavras, para que o professor possa organizar suas aulas.
 
A partir desse contexto, associe os instrumentos, apresentados na coluna I, com suas respectivas definições, elencadas na coluna II.
 
COLUNA I
 
I- Sequência Didática
II- Práticas de letramento
III- Projetos de letramento
 
COLUNA II
 
A) conjunto de atividades que se origina de um interesse real na vida dos alunos e cuja realização envolve o uso da escrita, isto é, a leitura de textos que, de fato, circulam na sociedade e a produção de textos que serão realmente lidos, em um trabalho coletivo de alunos e professor, cada um segundo sua capacidade.
B) comportamentos exercidos pelos participantes num evento de letramento, bem como as concepções sociais e culturais que o configuram, determinam sua interpretação e dão sentido aos usos da leitura e da escrita naquela particular situação.
C) atividades escolares organizadas de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito, cuja principal finalidade é a de ajudar o aluno no melhor domínio de um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, uma maneira mais adequada de falar ou escrever em uma dada situação de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
a)
I-C, II-B, III-A.
Alternativa assinalada
b)
I- A, II-B, III-C.
c)
I- C, II - A, III - B.
d)
I - B, II - C, III - A.
e)
I- B, II - A - III - C.
3)
O fator proeminente que mais parecia contribuir para o desenvolvimento acelerado de leitura das crianças era o fato de elas serem oriundas da famílias preocupadas com a escrita e de terem sido expostas, de maneira intensiva, à leitura de estórias desde muito cedo.  Os benefícios de um ambiente familiar rico em eventos de letramento resulta em maior sucesso no desenvolvimento inicial da leitura e, consequentemente, maior sucesso nas primeiras séries escolares.
A partir da leitura do texto, podemos inferir que
Alternativas:
a)
os letramentos acontecem muito antes da escolarização, quando os pais leem estórias para as crianças, e por isso são eventos sociais que vão além da escola.
Alternativa assinalada
b)
os letramentos só acontecem quando a criança entra na escola e, por isso, são eventos sociais que se resumem à escolarização.
c)
os letramentos acontecem muito antes da escolarização, quando os pais leem estórias para as crianças, porém devem ser aprimorados somente na escola.
d)
os letramentos acontecem muito antes da escolarização, quando os pais leem estórias para as crianças, e porém não são eventos sociais completos, devendo ser restritos à escola.
e)
os letramentos só acontecem durante a escolarização, quando os pais leem estórias para as crianças, e por isso são eventos sociais que vão além da escola.
4)
“Ler é melhor que estudar”. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras: intelectuais, professores do ensino fundamental, médio e universitário, jornalistas, comunicadores da mídia. No entanto, a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo a impedi-la. Ler continua sendo coisa das elites, no início de um novo milênio.
 
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(  ) A noção de que "ler é melhor do que estudar" está enraizada na população letrada, principalmente porque a noção de letramento está vinculada somente à escola, esquecendo-se que os letramentos são múltiplos e vão além da escolarização.
(   ) Apesar de essencial, a escolarização não leva ao pleno desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita, pois muitas práticas que acontecem na escola não refletem os reais usos da escrita na sociedade.
(   ) A escola deve se preocupar em formar leitores críticos, por isso é essencial trabalhar com as diferentes formas de letramentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
V - F - F.
b)
F - V - F.
c)
F - F - V.
d)
V - V - V.
Alternativa assinalada
e)
F - F - F.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes