Buscar

1a_lista_de_exercicios 1º semestre 2013

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - ICE - UFJF
1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - QUÍMICA FUNDAMENTAL – Prof. Maurício.
Qual a relação entre o comprimento de onda e a frequência de uma onda eletromagnética?
Organize os seguintes tipos de energia eletromagnética em ordem crescente de comprimento de onda: infravermelho, luz verde, luz vermelha, ondas de rádio, raios X, luz ultravioleta.
(a) Qual a frequência de uma radiação que tem um comprimento de onda de 0,452 pm? (b) é o comprimento de onda de uma radiação que tem uma frequência de 2,55x1016 s-1? (c) Quais radiações seriam visíveis a olho nú, as do item (a) ou do item (b)? (d) um determinado átomo excitado emite luz intensa em um comprimento de onda de 446 nm. Qual é a frequência desta radiação? Qual seria a cor dessa emissão?
(a) O que significa dizer que a energia é quantizada? (b) Por que não notamos a quantização da energia nas atividades cotidianas?
Explique como a existência de espectro de linhas é consistente com a teoria de Bohr sobre energias quantizadas para os elétrons no átomo de hidrogênio.
Quando as seguintes transições eletrônicas ocorrem no hidrogênio, a energia é emitida ou absorvida? (a) de n = 4 para n = 6; (b) de uma órbita de raio 2,12 Å para uma de raio 0,530 Å; (c) um elétron se junta ao íon H+ e fica no nível n = 3.
Todas as linhas de emissão visíveis observadas por Balmer envolviam nf = 2. (a) Explique por que somente as linhas com nf = 2 foram observadas na região do visível do espectro eletromagnético. (b) Calcule os comprimentos de onda das três primeiras linhas na série de Balmer – aquelas cujo ni = 3, 4 e 5.
Utilize a relação de De Broglie para determinar os comprimentos de onda dos seguintes objetos: (a) uma pessoa de 85Kg esquiando a 50Km/h; (b) uma bala de revólver de 10,0 g detonada a 7x103 cm/s; (c) um átomo de lítio movimentando-se a 2,5x105 m/s.
(a) Para n = 4, quais são os possíveis valores de l? (b) Para l = 2, quais são os possíveis valores de ml?
Dê os valores numéricos de n e l correspondentes a cada uma das seguintes designações: (a) 3p; (b) 2s; (c) 5d.
Dê os valores de n, l e ml para (a) cada orbital no subnível 2p; (b) cada orbital no subnível 5d.
Dê os valores de n, l, ml e ms para (a) cada elétron, no estado fundamental, da configuração 1s2; (b) cada elétron, no estado fundamental da configuração 2p4.
Faça um esboço da forma e orientação dos seguintes tipos de orbitais: (a) 1s; (b) 2s; (c) pz; (d) dxy.
Quantos e quais os tipos de nós aparecem em um orbital: (a) 1s; (b) 2s; (c) 3s; (d) 2p?
Escreva as configurações eletrônicas (notação espectroscópica) condensadas para os seguintes átomos, usando as abreviaturas de cerne de gás nobre apropriadas: (a) Cs; (b) Ni; (c) Se; (d) Cd.
Explique como a utilização da multiplicidade (2S+1) pode nos ajudar a determinar qual dos diferentes arranjos eletrônicos em uma configuração p3 é o mais estável.

Outros materiais