Buscar

Exercicios__historia_do_atomo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de exercícios
Modelos atômicos
Faça a ‘linha do tempo’ dos modelos atômicos (da Grécia até o modelo de Bohr). Descreva, de modo resumido, porque cada modelo foi elaborado e substituído. Como você imagina que seja o átomo?
Experiência de Crookes
O esquema acima exemplifica um tubo de descarga elétrica, conhecido como Tubos de Crookes, em homenagem a William Crookes. Descreva esta experiência.
Utilizando-se de um tubo de Crookes J.J.Thomson foi capaz de encontrar a relação carga/massa do elétron. Descreva as relações matemáticas necessárias para se obter esta relação.
O esquema acima simboliza a experiência de Robert A. Millikan.
Descreva este experimento
Descreva as relações matemáticas necessárias que levaram Millikan a determinar a carga, e, conseqüentemente, a massa do elétron.
Espectrometria de massas
Para a determinação da massa atômica do utilizou-se o espectrômetro descrito acima. Os átomos do gás hélio e de (puro) são convertidos em íons He+ e C+ ao passarem por uma fonte ionizante. O feixe de íons positivos é desviado quando passa pelo campo magnético e segue em direção ao detector. Pergunta-se:
a). O feixe indicado por “íon A” corresponde a qual íon? 
b) Porque, neste caso, é necessário ter (puro) misturado ao gás hélio?
O Enxofre é encontrado como uma mistura isotópica composta por 95,02% de 32S, 0,75% 33S, 4,21% 34S e 0,02% 36S. É interessante notar que, na escala de 12C, os valores de u.m.a. de cada isótopo do enxofre correspondem a 31.972; 32,972; 33,968; e 35,967, respectivamente. Calcule a massa atômica do enxofre.
A figura acima descreve o espectro de linhas para o átomo de Hidrogênio. Neils Bohr, um jovem físico, foi capaz de desenvolver a seguinte fórmula:
Qual a relação entre a fórmula descrita por Bohr e o espectro de linhas do hidrogênio. A linha observada perto de 500 nm corresponde a qual transição eletrônica? Qual o valor exato desta transição? As transições eletrônicas dos níveis n5, n6, n7 para n4 teriam quais valores? Que região do espectro eletromagnético estas linhas seriam observadas?
�
_1298697149.unknown

Outros materiais