Buscar

ossificação endocondral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conhecemos ossificação endocondral, como o processo mediante o qual células mesodérmicas e transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos (Úmero, Fêmur, tíbia etc.)
 A ossificação endocondral ocorre utilizando uma peça de cartilagem hialina como molde.
Formação inicial de uma placa delgada de matriz óssea na região media da diáfise. Mediante essa formação vasos sanguíneos conseguem invadir a cartilagem, transportando os diferentes nutrientes que serão utilizados durante o processo (Íons de Cálcio) que, ao se impregnar na matriz cartilaginosa impede a difusão de substancias. Condrocitos, com a chegada de nutrientes tais como, Oxigênio, vão se hipertrofiar, reduzindo e mineralizando a matriz cartilaginosa
Condrocitos, vão morrer mediante apoptose ao deixarem de receber nutrientes por difusão. As cavidades deixadas pelos condrocitos vão serão invadidos por capilares sanguíneos e células mesenquimais (osteogênicas) vindas do tec. Conjuntivo adjacente.
Finalmente, as células osteogênicas formaram osteoblastos que irão produzir matriz óssea sobre os restos de cartilagem hialina calcificada. Osteoblastos, acabam se englobando, dando origem a lacunas e canalículos. A partir de esse momento o osteoblasto é denominado osteocito.
A invasão da região mediana do osso por osteoclastos, derivados de macrófagos na corrente sanguínea, que pelo processo de reabsorção óssea criam um canal interno, que se expande longitudinalmente no osso, formando o canal medular.
Osteocondroma ou exostose, tumor benigno mais comum, trata-se da formação anômala de ossos ou cartilagem na superfície de osso normal. Em parte deve-se à um defeito nas células endocondrais, produzindo uma ossificação progressiva de capa de cartilagem hialina sem um limite e em diferentes direções, que vai deixando à jusante osso esponjoso desorganizado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes