Buscar

filme o sorriso de mona lisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR
FACULDADE REDENTOR DE CAMPOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
	Aluno (a)
Luciana de Souza Martins machado
	Período:
1°
	Turma:
	Professora.
Beatriz Mateus
	Data:
26/03/2015
	Valor:
	Nota:
	Avaliação / Disciplina:
Sociologia
	
	
	
 
Resumo do filme: O sorriso de Monalisa 
O filme retrata a submissão das mulheres na década de 50, em uma sociedade conservadora e machista, em que as mulheres vivem apenas para serem mães, esposas e donas de casa. E nesse contexto chega à professora Katherine Watson que foi contratada para lecionar historia da arte moderna, sua formação foi um tanto liberal, opondo se totalmente aos princípios da escola. 
Katherine fica surpresa com o fato da aluna esta condicionada às limitações de uma apostila limitada e da decoreba, e sem o menor conhecimento do que realmente seria uma aula de historia da arte, com a qual ela teria que trabalhar.
A escola era totalmente conservadora ,assim como todo o corpo discente ,de visão tradicional e passaram a olhar a educadora com outros olhos de questionadora e comunista.
Não se limitando, ela tenta ampliar os seus métodos educacionais, no visual ela utilizava slides o que ajudava os alunos, e foram utilizados outros métodos como uma visita a uma exposição de artes. Ela tinha por objetivo despertar o interesse dos alunos em sua disciplina, e levando a eles o conhecimento que não era encontrado na apostila. Ela questionava sempre os valores na sociedade e estimulava as alunas a conhecer a realidade de outra visão e obter uma analise a partir de si própria.
Katherine se preocupava com o futuro das suas alunas, procurando conhecê-las mais de perto. Ficava incomodada com a limitação profissional de suas alunas, pois o único desejo imposto pelos costumes da época era a de serem doméstica passadeiras, cozinheiras, limpadeiras de bumbuns dos filhos, consumidoras de utensílios domésticos e tudo isto sem reclamar de nada. Uma dona do lar escravizada pelo conservadorismo da época, pelo marido e pelo capitalismo dos anos 50.
Katherine rompe com o tradicionalismo, mostrando às alunas que é possível conciliar uma carreira profissional à vida doméstica. Tentava libertar a mulher da submissão do casamento, estimulava a aptidão e o crescimento das suas alunas para liderança. Naturalmente, para os padrões arcaicos da escola, este tipo de intervenção e aplicações de métodos educativos diferentes não agradava a direção escola.
É um filme para refletir sobre a capacidade da educadora em conseguir, nos momentos de crise, superar os problemas que vão surgindo em sala de aula imposto por uma diretora de pensamento tradicional conservador, e da dedicação pelo trabalho e a iniciativa de utilizar recursos úteis no desenvolvimento e aprendizado de seus alunos, para que pudessem ter olhar a frente de suas vidas e a pensar a partir de suas próprias conclusões.

Outros materiais