Buscar

disturbios nutricionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Distúrbios Nutricionais
1
O que é?
Distúrbios nutricionais ocorrem quando um indivíduo não está recebendo o suficiente dos nutrientes necessários ou quando o organismo não é capaz de absorver esses nutrientes . 
2
Principais Distúbios Nutricionais
Anemia ferropriva
Hipovitaminose A
Bócio endêmico
Desnutrição
Anorexia
Obesidade
3
Anemia Ferropriva
A anemia é a falta de células sanguíneas vermelhas e/ou hemoglobina (é a proteína que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue e é o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos). Os sintomas da anemia são vagos mas o mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga e em casos mais graves, falta de ar.
4
Hipovitaminose A
É definida como baixa disponibilidade de Vitamina A nos depósitos hepáticos (no fígado) e níveis diminuídos no sangue. A vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua principalmente na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico, mantém saudáveis a pele e as mucosas e possui funções antioxidantes.
5
Bócio Endêmico
O bócio endêmico ou carencial corresponde a um aumento de tamanho da tireoide, formando um inchaço no pescoço, também chamado de papo. Essa doença é considerada endêmica nas regiões em que atinge de forma crônica certa parcela da população, sendo causada pela falta de iodo na dieta.
6
Desnutrição
A desnutrição (ou subnutrição) é uma doença de natureza clínico-social, caracterizada por consumo energético e protéico em quantidades insuficientes para o funcionamento do organismo. Falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo é uma causa comum de desnutrição.
7
Anorexia
É uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar devido à obsessão de magreza e ao medo mórbido de ganhar peso.
É ainda uma doença bastante complexa pois além da limitação da ingestão de alimentos envolve ainda componentes psicológicas, fisiológicas e sociais.
‹#›
Obesidade
Pode define-se a obesidade como um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia, em que o excesso de energia consumido leva a um aumento de gordura corporal.
A obesidade é fruto da interação entre fatores genéticos e ambientais, e também fatores alimentares e psicológicos.
‹#›
Obrigada!
‹#›

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais