Buscar

APS Psicologia Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – Psicologia e Comportamento Organizacional
Através do filme e do texto abordados em aula, foi compreendido que uma boa liderança contribui para diversos fatores, dentre eles, a mudança do ambiente e das pessoas. Tais mudanças ficam evidentes através do papel do Mandela no filme (Invictus) que ao se deparar com um povo segregado, buscou meios para uni-los reprovando todo e qualquer tipo de retaliação ou sentimento vingativo.
	Mandela, de forma estratégica, viu no esporte rugby uma oportunidade de reconstruir o elo entre os sul-africanos. Antes, os negros sul-africanos não torciam pelo time springbox porque era composto apenas por pessoas brancas e os negros associavam o esporte ao regime segregador Apartheid.
	Uma das cenas mostra a conversa entre Mandela e o capitão do time de rugby durante um chá, e ali, o capitão do springbox começa a notar a postura do líder Mandela em pequenos gestos, como por exemplo, servir o próprio chá. Durante a conversa, o capitão vê Mandela como uma inspiração, pois, embora ele fosse o maior interessado em acabar finalmente com os traumas que o Apartheid deixou Mandela não permitiu que o rancor tomasse o lugar de sua liderança. Sendo assim, o capitão recebeu o conselho de inspirar o time a fazer mais do que eles acreditavam ser capazes, para vencer o jogo decisivo, no qual já não tinham mais esperanças.
	Para inspirá-lo, Mandela usou exemplos próprios como um poema que usou para superar os percalços que havia passado e então, o capitão lembrou-se da música que ele e o time sempre ouviam no ônibus antes de algum jogo.
	Vê-se então que o trabalho em equipe exige que um bom líder abdique de seus próprios sentimentos e rancores em prol de uma causa única e de comum acordo. No filme, Mandela se via no meio de um embate: liderar uma nação segregada e envolta em ruins sentimentos, dentre eles, o de vingança. Como um líder nato, Mandela deixou suas angústias e seus sofrimentos também vividos no Apartheid para mostrar ao povo que eles era melhores e mais fortes juntos do que separados e encerrar, por fim, o regime segregador. Desta forma, Mandela conseguiu liderar para todos e realizar a nova construção de aliança entre aquela nação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes