Buscar

Questões Artigo “Uma visão panorâmica da psicologia científica de Wilhelm Wundt” (Araujo, Saulo Freitas, 2009)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina – História da Psicologia
Questões para o estudo do artigo “Uma visão panorâmica da psicologia científica de Wilhelm Wundt” (Araujo, Saulo Freitas, 2009)
1-Segundo Araújo (2007), quais os principais pressupostos filosóficos envolvidos na fundamentação do projeto wundtiano de uma Psicologia científica? Segundo Araujo, Wundt primeiramente se preocupou em dividir a experiência em duas, mas ainda sim interligadas, coesas entre si. A experiência mediata, isto é, aquela que só é possível por meio do intermédio de objetos concretos, o sujeito observador abstrai-se da experiência. E a experiência imediata, onde o sujeito, a partir da experiência, observa o aspecto subjetivo (interno) dessa experiência. Sobre esses dois pontos de vista possíveis da experiência, é importante observar que no primeiro caso “o acesso aos objetos da natureza é sempre mediado pelas características constitutivas do sujeito da experiência”, ou seja, só podemos perceber o mundo por meio dos nossos sentidos, nossa experiência é mediada por eles, por isso mediata. No segundo caso, nossa experiência subjetiva, apesar de ser estimulada por objetos externos, tem a ver com a nossa subjetividade, por isso imediata. A partir destes pressupostos ele fundou seu projeto de psicologia científica, sendo definido por ele que a psicologia científica se referia ao estudo dos processos imediatos da experiência. 
2-Como podem ser definidos objeto e método da Psicologia científica de Wundt? O objeto de estudo da psicologia científica se difere do da ciência natural apenas, naquele dualismo da experiência, no ponto de vista e não no objeto em si. Por isso, em seu método de estudo, como bem esclarecido no artigo: “os métodos de investigação em psicologia também não podem diferir daqueles empregados nas ciências naturais, a saber, o experimento e a observação.” Assim, da mesma forma como são observados os fenômenos naturais em laboratórios nossa experiência imediata/subjetiva também deve ser. Considerando o experimento e a observação como os métodos Wundt, então traçou uma espécie de divisão de tarefas para cada um, de acordo com suas respectivas aplicabilidades. Surgiu a Psicologia individual, fisiológica ou experimental e a Psicologia dos povos (Völkerpsychologie). Na Psicologia individual “o experimento deve ser utilizado diretamente nos estudos sobre a sensação, a percepção e a representação” sendo eles estudados desde o início, bem como em seu curso levando em conta os elementos que os originaram. Na Psicologia dos povos “a única alternativa possível é a observação, pois se tratam de fenômenos culturais e coletivos (linguagem, mito, religião etc.), que escapam ao controle experimental”. 
3-Quais as contribuições do pensamento de Wundt para os debates contemporâneos na Psicologia? Foi a partir de o pensamento de Wundt que essas dualidades, tanto no sentido da experiência quando na sua aplicabilidade experimental e observacional, passaram a compor à psicologia consistência filosófica e científica. Se estas fossem ainda mais difusas os equívocos no pensamento psicológico de hoje poderiam ser menos frequentes, como o desprezo pela filosofia, que na realidade é uma das potencialidades da psicologia, como Araujo disse: “De todas as ciências empíricas, Wundt considera que a psicologia é aquela cujos resultados mais contribuem para a investigação dos problemas gerais da teoria do conhecimento e da ética... Em outras palavras, os resultados das investigações psicológicas podem servir de guia para a construção de um sistema filosófico.” Mas certamente o pensamento de Wundt, nos sítios certos, teve sua influência positiva, bem como deverá ter ainda mais para nós jovens alunos da Universidade Paulista.

Outros materiais