aol 3 psicologia do desenvolvimento
17 pág.

aol 3 psicologia do desenvolvimento


DisciplinaPsicologia do Desenvolvimento U24 materiais168 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Pergunta 1 
Lev Vygotsky foi um reconhecido teórico que debruçou-se sobre os aspectos culturais e interacionais dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. De acordo com a perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento:
a.
A aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e, nesse processo, as interações têm um papel fundamental.
b.
A aprendizagem antecede o desenvolvimento, tendo em vista que as contingências ambientais são capazes de direcionar o comportamento do sujeito, ampliando habilidades independentemente de predisposições inatas.
c.
Aprendizagem é desenvolvimento à medida que não há como separar um fenômeno do outro, do ponto de vista experimental.
d.
O processo de aprendizagem é potencializado quando o sujeito tem acesso ao conhecimento de forma solitária, de modo a explorar ao máximo suas habilidades.
e.
O desenvolvimento antecede a aprendizagem, tendo em vista a importância da maturação de estruturas cognitivas existentes no sujeito para que este consiga usufruir da experiência de ensino-aprendizagem.
1 pontos 
Pergunta 2 
Ao realizar uma atividade de matemática em sala de aula, Marília pede ajuda a um colega que parece realizar atividade com facilidade. Após o colega explicar como resolveu o problema, a menina conseguiu compreender a resolução e fez sozinha os demais itens da atividade que requisitavam dela o mesmo tipo de conhecimento. O que antes a menina não conseguia realiza, passou a ser possível através da ajuda de um colega que tinha mais domínio sobre a atividade. Podemos dizer que este exemplo ilustra o conceito Vygostskyano de:
a.
Signo
b.
Desenvolvimento
c.
Zona de Desenvolvimento Proximal.
d.
Instrumento
e.
Significado
1 pontos 
Pergunta 3 
No início de sua história de atuação no Brasil, a Psicologia Educacional utilizava-se de práticas que corroboravam com a atribuição dos problemas escolares como inerentes apenas aos alunos, ocupando-se também da prevenção de psicopatias e da assistência a sujeitos considerados deficientes. Marque a alternativa que contém os paradigmas que embasavam a prática da Psicologia Educacional na referida época:
a.
Crítico e Comportamental.
b.
Psicométrico e Institucional.
c.
Médico e Institucional.
d.
Clínico e Comportamental.
e.
Psicométrico e Clínico.
1 pontos 
Pergunta 4 
A mãe de Pedro, com o propósito de desencorajar seu comportamento de correr em lugares indevidos, passa a falar de forma séria e incisiva com o filho sempre que ele reproduz tal comportamento, demonstrando grande insatisfação e buscando inclusive contê-lo fisicamente. Ao longo do tempo, Pedro foi reduzindo a frequência de realização do comportamento de correr em locais indevidos. Neste exemplo, podemos dizer que a mãe submeteu o menino a um processo de:
a.
Condicionamento operante.
b.
Aprendizagem por reforçamento.
c.
Condicionamento clássico.
d.
Esquema de reforço.
e.
Aprendizagem por punição.
1 pontos 
Pergunta 5 
O processo através do qual um comportamento é fortalecido, aumentando a probabilidade de que venha a ocorrer com maior frequência, é conhecido na teoria behaviorista como:
a.
Esquema
b.
Punição
c.
Reforço
d.
Condicionamento
e.
Aprendizagem
1 pontos 
Pergunta 6 
O sóciointeracionismo consiste em uma abordagem do desenvolvimento humano cujo principal representante foi Lev Vygotsky, que concebeu o homem como um ser ativo, social e histórico. Marque abaixo a opção que representa a concepção de desenvolvimento humano para o sóciointeracionismo:
a.
Considera o investimento de energia sexual direcionada a diferentes objetos ao longo da vida.
b.
Considera que o sujeito nasce com a capacidade inata de desenvolver ao máximo suas potencialidades.
c.
Dá destaque às interações humanas e tem profunda relação com os processos de aprendizagem.
d.
Consiste na formação de um repertório de comportamentos moldados por esquemas de reforçamento ou punição.
e.
É dividida em fases que consideram a maturação biológica como elemento principal desse processo.
1 pontos 
Pergunta 7 
Sobre a dimensão emocional do desenvolvimento humano, observe as afirmativas a seguir e julgue se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
I \u2013 As emoções estão presentes na vida do ser humano desde o nascimento e são fundamentais para o estabelecimento inicial da comunicação mãe-bebê.
II \u2013 As emoções têm um caráter primitivo e empático, tendo sido primordiais para o desenvolvimento e a sobrevivência da espécie humana.
III \u2013 No decorrer do desenvolvimento, com a aquisição de funções intelectuais, a emoção vai perdendo sua importância para o entendimento do comportamento dos sujeitos.
IV- Para que a educação ocorra de forma eficiente, é preciso que as práticas educativas sejam construídas levando em consideração os afetos e emoções sentidos pelos sujeitos.
Marque a opção que representa a sequencia correta:
a.
F \u2013 V- F \u2013 V
b.
V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
c.
V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
d.
V \u2013 V \u2013 V- F
e.
F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
1 pontos 
Pergunta 8 
O Behaviorismo consiste na escola teórica em psicologia que estuda as interações entre o sujeito e o ambiente em que ele vive, enfocando as ações do sujeito chamadas de respostas e os estímulos ambientais relacionados a estas ações. De acordo com as formulações teóricas do behaviorismo, podemos dizer que para essa abordagem o comportamento humano é visto como:
a.
Observável, mensurável e formado através de esquemas de reforçamento.
b.
Motivado pelas relações fundamentais estabelecidas na infância.
c.
Inato, biologicamente previsível em sua totalidade.
d.
Um processo mental de apropriação do mundo pelo sujeito.
e.
Algo que surge principalmente nas interações entre os sujeitos, tendo origem extrapsíquica para depois tornar-se algo intrapsíquico.
1 pontos 
Pergunta 9 
Lev Vygostky nasceu na extinta União Soviética, em 1896 e faleceu em 1934 aos 37 anos. Foi professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, deficiência física e mental, atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo em que lia, escrevia e dava conferências. Sobre a teoria de Vygotsky marque a alternativa incorreta:
a.
O homem é visto enquanto ser social, participante de um processo histórico. Através da relação interpessoal, ele interioriza o funcionamento psicológico, que é culturalmente estabelecido.
b.
O conceito de mediação é de grande importância nessa teoria, e diz respeito ao fato de existirem elementos que facilitam a relação do homem com o mundo.
c.
O signo é um elemento que está entre o homem e a natureza, assim como o instrumento de trabalho, mas não apresenta significado próprio.
d.
O autor construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.
e.
A aquisição das funções psicológicas superiores são um grande marco no desenvolvimento e tem grande importância para os processos de aprendizagem.
1 pontos 
Pergunta 10 
A perspectiva sóciointeracionista compreende a aprendizagem como um fenômeno psicológico de origem social. Vygotsky considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que tem origem as funções mentais...
a.
Concretas, enfatizando o fator de submissão.
b.
Pré-analíticas, enfatizando fatores objetivamente estruturados.
c.
Superiores, enfatizando o aspecto interacionista.
d.
Subordinadas, enfatizando o aspecto da simbolização.
e.
Inferiores, enfatizando o aspecto organicista.
Pergunta 1 
1 em 1 pontos
Lev Vygotsky foi um reconhecido teórico que debruçou-se sobre os aspectos culturais e interacionais dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. De acordo com a perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento:
Resposta Selecionada: 
a. 
A aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e, nesse processo, as interações têm um papel fundamental.
Respostas: 
a. 
A aprendizagem impulsiona