Buscar

Fatores da evolução do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fatores da evolução do direito.
São inúmeros fatores, para evolução do direito. Os principais fatores são: econômicos, políticos, culturais e religiosos.
Fatores econômicos.
O direito vai se modificando conforme vai se alterando a estrutura econômica da sociedade. A economia e o direito, são ciências sócias. Tanto direito, quanto economia, se preocupa com a sociedade.
A economia se preocupa na locação dos recursos, porque as pessoas têm necessidades. E os recursos são escasso. Já o direito se o culpa da vida da sociedade, como organizar e coloca limites.
A economia se relacionar com o direito. A economia passa se uma fonte auxiliar do direito. O direito é pensado também a parti do conceito econômicos, daquilo que a economia sinalizar para o direito. A partir do certo econômico o direito valorizar, os princípios, e os valores da justiça ele determina o direito.
Fatores político
Direitos políticos são todos aqueles direitos destinados a concretizar a soberania popular, através do direito do político que se encontrar no Art.14 Constituição Federal.
Todo poder emanar do povo, que exerce dos seus representantes eleitos ou diretamente dos termos da constituição. Os direitos políticos, são ferramentas que o povo exerce do governo, seja através da escolha dos seus representantes ou diretamente nos termos da constituição.
Os principais direitos políticos são: o voto, plebiscito, referendo e a iniciativa popular da lei.
O direito político é o direito de ser cidadão e exercer sua cidadania e dessa forma, participar direta ou indiretamente na estrutura e nos encaminhamentos políticos.
Fatores culturais.
Direitos culturais, destinam-se os Direitos Culturais — categoria própria das constituições contemporâneas – a regular a ampla e livre circulação de bens culturais na sociedade. No Brasil, o Direito à Cultura é previsto na Constituição de 1988 como um direito fundamental do cidadão. Segundo ela, cabe ao Poder Público possibilitar efetivamente a todos a fruição dos direitos culturais, mediante a adoção de políticas públicas que promovam o acesso aos bens culturais, a proteção ao patrimônio cultural, o reconhecimento e proteção dos direitos de propriedade intelectual bem como o de livre expressão e criação.
Fatores religiosos.
A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico. Com essa afirmação queremos dizer que, consoante a vigente Constituição Federal, o Estado deve se preocupar em proporcionar a seus cidadãos um clima de perfeita compreensão religiosa, proscrevendo a intolerância e o fanatismo. Deve existir uma divisão muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religiões em geral), não podendo existir nenhuma religião oficial, devendo, porém, o Estado prestar proteção e garantia ao livre exercício de todas as religiões.

Continue navegando