Buscar

Metodos para Cultivar Cogumelo Shiitake (Lentinus edodes)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
O shiitake é um fungo aeróbio decompositor de madeira, cientificamente denominado Lentinula edodes. O cultivo de shiitake originou-se na China, sendo introduzido no Japão por intermédio de cultivadores chineses. A produção mundial é crescente, estimada em 526.000t, No Brasil a produção anual está em torno de 200t. O interesse no consumo do shiitake é atribuído às suas ricas propriedades nutricional e medicinal, e pelo seu apreciável sabor, tornando-se o segundo cogumelo mais consumido no mundo. A existência de uma grande colônia asiática, somando-se a recentes divulgações na mídia, tem contribuído para incorporar seu consumo no hábito alimentar brasileiro. Os cultivos de shiitake no Brasil, na sua maioria, são feitos em pequenas propriedades e de maneira rudimentar, utilizando-se de instalações já existentes e adaptadas.
O cogumelo shiitake, é de origem asiática, encontrado na natureza como decompositor de árvores mortas, onde a obtenção de alimento e energia para o crescimento do mesmo é realizada através da absorção de celulose e lignina, transformados em açucares necessário para o seu desenvolvimento. Pelo aspecto culinário seus resultados são positivos, pois apresentam aminoácidos essenciais ao homem, vitaminas do complexo B além de cálcio, vitamina D e outros. Além disso, foram verificados resultados medicinais para o combate de patogenias e à ativação do sistema imunológico. 
Didaticamente o cultivo de cogumelo é subdividido em inoculo ou semente, seleção de toras, preparo de furos, inoculação, parafinagem, incubação, indução de frutificação, colheita e retorno das toras para incubação, pós colheita do cogumelo, comercialização e resíduos que serão previamente explicados. 
Inoculo ou “sementes”
A primeira etapa para quem decide produzir cogumelos comestíveis é a obtenção de inoculo de boa qualidade, visto que o inoculo será um dos responsáveis diretos para um bom cultivo. Um bom inoculo de shiitake tem a coloração totalmente branca, e onde pode-se observar a presença de um crescimento micelial vigoroso que correspondem à feixes de filamentos brancos que se desenvolvem semelhantes a raízes. Importante que o aroma do inoculo tenha o odor característico de cogumelos frescos e nunca odor de fermentação. O armazenamento do inoculo após a sua compra, deve ser feito em local limpo, escuro e em temperatura por volta de 15 à 20ºC
Seleção das toras (em geral eucalipto)
A seleção das toras de eucalipto é uma fase importante do cultivo do shiitake, a seleção das toras começa na escolha da espécie de eucalipto. A qual deve apresentar baixa densidade e é preferível a ausência de “medula” recomenda-se o uso de toras de eucalipto novas. Os troncos de eucalipto devem ser cortados na medida de 1 m de comprimento, e diâmetro que varia de 10 a 15 cm. As toras devem apresentarem toda casca e sem ferimentos, pois a casca é responsável pela maior concentração dos nutrientes, evita a desidratação das toras além de proporcionar um melhor armazenamento de água. Além de que o shiitake não se desenvolve adequadamente nos locais onde existe a falta de casca nas toras. Após o recebimento das toras as mesmas devem permanecer em repouso durante 3 a 5 dias perdendo água antes de serem furadas.
Preparo dos furos
As furadeiras utilizadas para esta operação devem ser preferencialmente as de alta rotação, pois proporcionam preparo de furos melhor acabados assim como aumentam em muito a velocidade de trabalho. O preparo dos furos nas toras é feito em linhas, onde o número de linhas de furos é feita tomando-se o diâmetro das toras e dividindo-o por 2,5. linhas de furos e para 15 cm de diâmetro 6 linhas de furos. O espaçamento entre furos varia de produtor, toras é variável entre os produtores de cogumelo shiitake, são utilizados de 6 a 7 furos ou 9 a 10 furos por linha. Esta maior ou menor quantidade de furos irá determinar: o uso de menor ou maior quantidade de inoculo, assim como a velocidade do desenvolvimento do cogumelo nas toras. Furos devem ser feitos em local preferencialmente coberto e limpo para evitar ressecamento das toras e possíveis contaminações durante o processo.
 Inoculação
 Esta etapa deve ser feita imediatamente após o preparo dos furos.
Parafinagem
A parafinagem tem que ser feita com cuidado, pois ela precisa estar na temperatura correta de 120ºC que quando aplicada fica na cor transparente e se passar desta temperatura pode ficar mais toxica ainda e se menor fica na cor esbranquiçada no modo quebradiço e pouco aderente ao processo. A parafina é onde ocorre o cobrimento dos inoculos assim protegendo eles de contaminantes e durante o molhamento das toras.
Incubação
Primeiro são colocadas em pilhas como em fogueira de São João, mais sem colocar em contato direto no solo assim colocado tijolo, madeira outro material embaixo e empilhando as torras. O local para a colocação das “pilhas de toras” deve livre da incidência direta do sol e preferencialmente sombreado, a temperatura ideal para o crescimento deve estar próximo à 25oC. Existindo muitos detalhes de altura deste empilhamento não podendo passar de 2m e o espaçamento entres as toras de no mínimo 1,30m, como havendo que mudar as posições de 30 a 60 dias para condições uniformes para todo o cultivo. Este processo dura entre 6 à 8 meses, variando pela condução e variação de temperatura das mesmas. Nesta fase é necessário o molhamento ou “irrigação” destas toras, onde a quantidade de água e a frequência do molhamento (número de vezes ao dia), é muito variável. O cogumelo shiitake cresce na madeira a uma velocidade média de 1 mm/dia, onde o mesmo exibe dois tipos de crescimento, um do tipo vertical (acompanhando as fibras da madeira) e outro do tipo horizontal (sentido do diâmetro da tora). O crescimento vertical é 6 vezes maior que o crescimento horizontal. Decorridos de 2 a 3 meses será possível observar o desenvolvimento do cogumelo através de ocorrência de “desenhos brancos” na face do corte das toras.
Indução de frutificação
O período de indução de frutificação ocorre depois de 6 a 8 meses, nada mais é do que um choque térmico e mecânico realizado em algumas torras selecionadas para que o cogumelo desenvolva até atingir um peso médio de 200g, se o mesmo atingir o peso é realizado o processo em todas as torras.
Esse processo de choque térmico delimita-se ao resfriamento das torras ocorre quando usado um motor de refrigeração e o sistema de serpentina em um tanque (com revestimento térmico com placas de isopor, lã, vidro ou materiais similares) com água para que a temperatura atinja 10ºC abaixo da temperatura ambiente. As torras devem ser acondicionadas nos tanques por aproximadamente 12 a 16h dependendo da absorção de água pelas torras, também deve ser adicionado cal hidratado em uma porcentagem de 4 a 5, para redução de contaminação e eliminação de lesmas.
Depois de passado o choque térmico começa o choque mecânico que consiste em levantar as toras verticalmente a uma altura de 45 a 60 cm e solta-las livremente guiadas pela mão para não deixa-la tombar.
Após a realização dos procedimentos deve-se proceder a colocação das torras em um lugar arejado, iluminado, protegido da chuva e telado para evitar ataques de insetos. As toras devem ficar em pé e levemente inclinadas.
Colheita e retorno das toras para incubação
A colheita inicia-se quando as bordas do cogumelo estão levemente dobradas para baixo e a partir do 7º dia após o choque térmico e deve ser realizada duas vezes ao dia. A colheita dura em média 3 dias dependendo das condições climáticas e das torras. Durante a mesma deve ser feito a limpeza do cogumelo para que a parte abaixo do “chapéu” (lamelas) não fique suja.
Após a colheita e seleção dos cogumelos os mesmos devem ser refrigerados a uma temperatura de 5ºC. 
Após o termino da colheita as torras devem novamente serem empilhadas, porém com muito cuidado pois a casca torna-se mais frágil e qualquer batida pode danificar a torra. As mesmas podem render até 5 a 6 colheitas.
Pós colheita do cogumelo
Basicamente após colheita se resume em acondicionamento adequado do cogumelo. O shiitake pode ser conservado de forma a ficar fresco por até 15 dias desde que as condições de armazenamento sejam rigorosamente seguidos. Os cogumelos devem ser obrigatoriamente mantidos a uma temperatura entre 3º a 5ºC.
Quando embalados com muita umidade o cogumelo não consegue se manter por mais de 3 dias, pois após este período começa o processo oxidante do mesmo. Para que não ocorra a degradação do cogumelo rapidamente deve haver um processo de ventilação tanto das torras antes de começar a colheita quanto depois da mesma, porém com muito cuidado já que a ventilação em excesso pode causar o ressecamento do cogumelo.
Comercialização
O cogumelo shiitake é comercializado principalmente na forma de cogumelo fresco (o preço do cogumelo fresco tem variado de R$ 8,00 à R$ 15,00/Kg ao produtor, e comercializado na faixa de R$ 15,00 à R$ 29,00/ Kg para o consumidor). A vantagem do comércio do cogumelo fresco, é a inexistência de concorrência externa (importação). Podemos encontrar o shiitake também na forma de cogumelo seco, o qual tem forte concorrência externa. O cogumelo seco tem a vantagem de ser facilmente armazenado e sem refrigeração durante anos, além de que o cogumelo seco conserva praticamente as mesmas características do cogumelo fresco, bastando apenas reidrata-lo( O preço do cogumelo seco tem variado de R$ 50,00 à R$ 70,00/Kg ao produtor, e de R$ 90,00 à R$ 120,00/Kg ao consumidor). A reidratação do cogumelo é feita mediante a colocação de 1 parte de cogumelo para 9 partes de água. No Brasil existiram muitas conservas em água e sal ou óleo com o shiitake, desenvolvidas e comercializadas por diversas empresas, Outra forma de comercialização do cogumelo shiitake porém, pouco conhecida é o cogumelo seco e moído transformado em pó (farinha de cogumelo), que pode ser utilizada diretamente em sopas, cremes, pães, chás, etc. O congelamento de cogumelos também é uma boa alternativa de conservação. O shiitake também pode ser encontrado ainda em formulações de shampoo, condicionadores, e cremes para a pele a base de shiitake, e inclusive o próprio cogumelo encapsulado sendo vendido como complemento alimentar em algumas lojas de produtos naturais. Porém são formas de comercialização pouco usuais e nem sempre ao alcance dos produtores.
Resíduos da produção de cogumelo
Após o uso das toras, as mesmas podem ser utilizadas como resíduo para o preparo de compostagem agrícola, também podem ser empregados no preparo de carvão e ou ácido pirolenhoso (repelente de insetos).
Além do descarte da madeira, temos também o descarte do próprio cogumelo, o qual pode ser usado como suplemento animal ou ração para escargot.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes