Buscar

PEDIATRIA 1 PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PEDIATRIA
QUESTÃO 1: Paciente C.R.A, gênero feminino, 5 anos de idade, compareceu à primeira consulta na clínica de Odontopediatria da UNIP com placa bacteriana visível e espessa. Foi possível identificar áreas com manchas brancas de aspecto rugoso e opaco presentes na região cervical dos dentes: 55, 12, 64, 65, 41, 85. Dentes 36 e 46 com inicio de erupção. A mãe relatou que a paciente escova os dentes somente uma vez ao dia com dentifrício fluoretado (500 ppm F) e que morar em zona rural sem acesso à água fluoretada. Diante das informações acima responda: 
Qual é o diagnóstico das manchas brancas?
Quais as orientações a serem dadas sobre o dentifrício?
QUESTÃO 2: Descreva 3 diferenças entre dentes decíduos e permanentes e suas implicações no dia a dia da clínica odontopediátrica.
QUESTÃO 3: Descreva os agentes químicos A e B utilizados para controle da placa bacteriana, incluindo vantagem, desvantagem, nome do princípio ativo e exemplo comercial.
(gráfico)
QUESTÃO 4: Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta queixa de dor no dente 55. O exame clinico mostra lesão de cárie profunda no dente 55 e os dentes 75 e 85 restaurados com amálgama. Há biofilme visível nos dentes anteriores e posteriores. Para o controle do biofilme dentário, a motivação dos pais e da criança para o autocuidado é fundamental, e requer estimulo para que a criança assuma:
Parte da responsabilidade pela escovação, sem prescindir do auxilio de seus pais, principalmente na higienização dos primeiros molares permanentes, que se encontram em período de maior risco à cárie.
Sua responsabilidade pela escovação, sem necessitar do auxílio de seus responsáveis e atenção especial na higienização dos primeiros molares permanentes, que se encontram em período de maior risco à cárie.
Parte da responsabilidade pela escovação, sem prescindir do auxilio de seus pais, principalmente na higienização dos segundos molares permanentes, que se encontram em período de menor risco à cárie.
Sua responsabilidade pela escovação, sem necessitar do auxílio de seus responsáveis na higienização dos segunso molares decíduos, que se encontram em período de maior risco à cárie.
QUESTÃO 5: Dê a nomenclatura dos seguintes dentes:
84
65
QUESTÃO 6: Leia a afirmação abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Segundo Baume, os arcos da dentição decídua não sofrem, após sua formação completa, alteração em largura e em comprimento. Há dois tipos de arco na dentição decídua, de acordo com a existência ou ausência de espaçamento (diastemas) entre os dentes. São eles: arcos ___________, que apresentam diastemas generalizados na região anterior, e arcos ___________, que não apresentam diastemas.
Classe I/classe II
Classe II/classe I
Tipo I/tipo II
Tipo II/tipo I
QUESTÃO 7: Criança de 4 anos compareceu à clínica de odontopediatria da UNIP por apresentar múltiplas lesões de cárie cavitadas em dentes decíduos. Na anamnese, a mãe relatou consumo frequente de guloseimas. Ao exame clinico intrabucal verificou-se presença de placa visível generalizada, sangramento gengival ao toque, presença de manchas brancas em dentes decíduos e permanentes e lesões cavitadas em superfícies lisas e em fóssulas e fissuras de dentes decíduos. Com relação ao caso descrito, avalie as setenças e assinale a alternativa correta:
O controle de placa deve incluir remoção mecânica pelos pais associada a bochechos diários com antimicrobianos para tratamento da gengivite e remineralização das lesões iniciais de cárie, além de orientação dietética.
Evidenciação e controle de placa podem ser realizados a cada consulta como método de motivação.
A escovação deve ser realizada pelos pais, com pasta fluoretada (1100ppm).
A ciança deve receber orientações sobre higiene bucal que devem incluir a técnica de escovação de Fones com utilização de pasta contendo 500 ppm de flúor além da técnica transversal para os primeiros molares permanentes em erupção. 
A quantidade de itens corretos é:
0	b) 1	c) 2	d) 3	e) 4
QUESTÃO 8: Na transição da dentadura mista para a permanente, os primeiros molares permanentes podem sofrer ajustes no posicionamento, conforme o padrão esquelético de crescimento e o tamanho dos segundos molares decíduos. Nesse caso, da dentição decídua para a dentição permanente é menos provável que ocorra transição de
Degrau distal para uma relação de classe 1 de molar.
Plano terminal reto para uma relação de classe 1 de molar na dentição permanente.
Degrau mesial suave para uma relação de classe I de molar na dentição permanente.
Plano terminal reto para uma relação de classe II de molar na dentição permanente.
QUESTÃO 9: Em relação à orientação de higiene bucal para uma criança de 2 anos de idade, de alto risco à cárie e que já apresenta manchas brancas em incisivos, qual orientação sobre escovação e dentifrício indicados?
QUESTÃO 10: Assinale as alternativas abaixo em V (verdadeiro) ou F (falso).
(	) a instalação da doença cárie em idade precoce deve-se ao fato da dentição decídua ser menos mineralizada e portanto mais susceptível aos ácidos bacterianos.
(	) os dentifrícios infantis apresentam baixa concentração de flúor para reduzir o risco ao desenvolvimento de fluorese dental, uma vez que as crianças não tem controle sobre a expectoração e podem deglutir grande quantidade do produto devendo ser usado aé os 6 anos de idade.
(	) o controle de placa deve incluir remoção mecânica pelos pais associada a bochechos diários com antimicrobianos para tratamento da gengivite e remineralização das lesões iniciais de cárie, além de orientação dietética.
(	) a finalidade do espaçamento anterior na dentição decídua é proporcionar uma compensação para o maior diâmetro mésiodistal dos dentes permanentes favorecendo um bom prognóstico para o desenvolvimento da oclusão.
V F V F 
F V V F
F F F V
V V F V
V F V F 
QUESTÃO 11: É menor que o precedente no arco dentário, porém mais volumoso. Sua coroa é cúbica. Na grande maioria dos casos apresenta quatro cúspides, mas pode apresentar cinco. A qual dente as afirmações se referem?
Canino superior
Incisivo central inferior
Segundo molar inferior
Terceiro molar superior
Primeiro pré-molar inferior
QUESTÃO 12: Ao avaliar a ingestão de sacarose pelo paciente, é necessário observar a existência de um padrão dietético de elevada cariogenicidade, característico de um padrão compatível com o consumo de:
Bolachas recheadas aos finais de semana.
Batata frita com ketchup em algumas refeições
Refrigerante a base de cola em dias festivos.
Sorvete de frutas nos dias quentes.
Balas de caramelo adquiridas na cantina escolar.
QUESTÃO 13: A doença cárie é um processo dinâmico que ocorre nas superfícies dos dentes e que resulta em distúrbio do equilíbrio entre a substância do dente e a placa adjacente. Com o decorrer do tempo, o resultado é a perda mineral na superfície do dente* (THYLSTRUP & FEJERSKOV, 1995). Sobre a doença cárie, classifique as setenças abaixo em V ou F:
(	) a aquisição de microorganismos cariogênicos ocorre após a erupção dentária.
(	) as bactérias particularmente as do grupo mutans, possuem enzimas chamadas de glicosiltransferase que, a partir da sacarose, produzem polímero extra celulares que facilita a aderência das bactérias mesmo em superfícies lisas.
(	) a cavidade bucal apresenta mais de 400 espécies microbianas sendo que a maioria delas preenche os requisitos para serem consideradas cariogênicas.
(	) microorganismos cariogênicos podem ser transmitidos da mãe para o filho através do beijo e de compartilhamento de objetos como copos e talheres.
A sequencia correta é:
V V F F	
F F F F
V V F V	
V V V V
F F F V
QUESTÃO 14: Assinale a alternativa INCORRETA:
A gengivoestomatite herpética aguda (agente etiológico viral) e a gengivite estreptocócica (fator etiológico bacteriano) apresentam características clinicas distintas embora possam provocar sintomatologia semelhante como febre mal-estar, irritabilidade e anorexia.
Quando os molares decíduosapresentam envolvimento endodôntico, ao exame radiográfico, observamos rarefação óssea mais frequentemente localizada na região de bi ou trifurcação porque o assoalho da câmara pulpar apresenta canalículos que comunicam com a região inter-radicular.
Os dentes decíduos apresentam acentuada constrição de seu colo anatômico em comparação com os permanentes.
As superfícies vestibular e lingual da coroa dos molares decíduos apresentam acentuada convergência de cervical para oclusal.
A doença periodental não é uma condição exclusiva da população adulta, uma vez que se observa alta prevalência e alta severidade da doença em crianças.

Outros materiais