Buscar

Projeto Genoma Humano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

E.E.B. Dom Pio de Freitas;
Disciplina: Biologia;
Professora: Telma;
Série: 3ª 02
Alunos: Erick Euller Opelt;
	 Luan G. Baumer;
	 Luciano de Oliveira;
	 Murilo Henrique da Silveira Franzosi;
Projeto Genoma Humano
Joinville, 02 de Setembro de 2014.
Índice 
Introdução……………………………………….………………….….03
Desenvolvimento…………………………………….……………….04-05
Considerações Finais………………………………………………..06
Referências Bibliográficas…………………………………………..07
Introdução
	DNA (Ácido desoxirribonucleico), apenas um aglomerado de moléculas que contém material genético, mas que pode dizer muito sobre nós, pois esse material é determinante para o bom funcionamento da vida de todos os seres vivos e também determina suas características físicas, ou seja, cor dos olhos, cabelo, estatura, etc. O Ácido desoxirribonucleico, pode ser encontrado no núcleo de qualquer célula de um organismo, dentro de pequenos pacotes genéticos chamados cromossomos, menos nas células vermelhas, as hemácias. Ele age orientando a célula na produção de proteínas e é formado por uma dupla hélice que pode conter milhares de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por uma pentose, um fosfato e uma base nitrogenada e existem 4 tipos diferentes de bases nitrogenadas, conhecidas como Adenina, Timina, Citosina e Guanina, elas estão conectadas por pontes de hidrogênio ligando assim as duas hélices, sendo que a Adenina só poderá ter ligação com a Timina e a Citosina se conectara apenas com a Guanina. Isso que eu acabei de citar sobre o DNA é apenas um pouco do conhecimento total do ser humano sobre ele e nós soubemos disso graças a vários cientistas que dedicaram suas vidas a pesquisas e estudos e o Projeto Genoma Humano se trata de conhecer melhor o ser humano, através do estudo do DNA.
03
Projeto Genoma Humano
O Projeto Genoma humano teve início em 1990, com um financiamento de 3 milhões de dólares do Departamento de Energia dos Estados Unidos e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, e tinha um prazo previsto de 15 anos. Nesse projeto os cientistas procuram descobrir a posição de cada gene no cromossomo, ou seja, mapeá-lo e estabelecer a sequência de bases de cada gene, chamado de sequenciamento. Após a iniciativa do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de seqüenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas seqüências de DNA que não são genes. Em 2003, foi estabelecida a sequência de bases de 99,99% dos aproximados 3,3 bilhões de pares de nucleotídeos que compõem os genes humanos.
 Calcula-se que haja entre 20 mil e 25 mil genes que codificam as proteínas do nosso organismo, mas há entre os genes dos eucariontes grandes sequência de nucleotídeos repetidos e trechos formados por sequência de bases que não codificam proteínas.
As primeiras discussões sobre o Projeto Genoma Humano (PGH) remontam à década de 1980 quando o Departamento de Energia dos EUA promoveu um workshop para avaliar os métodos disponíveis para detecção de mutações durante o qual divulgou a idéia de mapear o genoma humano. A idéia de mapear o genoma levantou desde o princípio uma série de controvérsias. Para muitos pesquisadores tratava-se na época de um projeto irrealizável, para outros não havia sentido em mapear o genoma pois as infomações obtidas seriam desencontradas e não valeriam o esforço. Por outro lado, alguns pesquisadores viram naquela oportunidade a chance de transformar a área da genética em big science, com direito a financiamentos gigantescos e divulgação ampla.
Para o sequenciamento de um gene, é necessário que ele seja antes amplificado em uma reação em cadeia da polimerase, e então clonado em bactérias. Após a obtenção de quantidade suficiente de DNA, executa-se uma nova reação em cadeia (PCR), desta vez utilizando didesoxirribonucleotídeos marcados com fluoróforos para a determinação da seqüência.
Outros organismos também estão tendo seus genomas sequenciados, é o caso de raotos, bactérias e plantas. O estudo desses organismo não nos permite conhecer apenas os seus as suas fisiologias, mas também a nossa, já que compartilhamos muitos genes com outros organismos.
04
O Projeto Genoma Humano trouxe diversos benefícios para a nossa sociedade, tais como:
Permite a identificação de genes que causam ou que contribuem para doenças genéticas ou para o câncer, aumentando as chances de ser diagnosticada na fase inicial e a probabilidade de cura.
Ajuda no aconselhamento genético, que analisa as chances de um casal transmitir doenças hereditárias para o filho. É possível, assim, depois dos exames pré-natais, avaliar as doenças que serão transmitidas para o filho e as formas de tratá-la ou curá-la.
Descobrir mais sobre como o gene funciona e como ele controla e influencia as nossas características. Assim, podemos conhecer melhor as causas do envelhecimento, da obesidade e de outras doenças.
Ajuda descobrir a sequência de aminoácido de varias proteínas, o que permite entender melhor sua função e criar novos medicamentos.
Criar drogas especificas para cada tipo de doenças e de individuo, aumentando sua eficacia e reduzindo os efeitos colaterais.
Analisar o grau de parentesco evolutivo entre as especies e entre grupos de populações, criando arvores genealógicas, compreendendo melhor a evolução dos grupos e das especies. O exame de ancestralidade genômica é capaz de revelar as origens de uma pessoa.
 Facilitar o desenvolvimento de plantas e animais transgênicos.
	
	O grande Desafio da chamada 'era genômica' é a determinação 
 coleção de proteínas expressas pelo genoma, em momentos específicos, na celula. O estudo de proteoma, como é chamado, se põe como uma continuação do projeto genoma. Após a determinação da sequência de bases nitrogenadas pelo projeto genoma, o projeto de proteoma se dedicará a determinar qual coleção de genes estará sendo expressa em resposta às variáveis ambientais e metabólicas.
05
Considerações Finais
	Desde os tempos mais primórdios a humanidade vai em uma busca incansável pelo conhecimento, procurando por repostas, tendo em mente desvendar os segredos do universo, do nosso mundo e também do nosso próprio corpo. E é disso que se trata o Projeto Genoma Humano, conhecer o nosso corpo, para tratar melhor doenças fatais, como o câncer que mata milhões por ano em todo o mundo, criar medicamentos que tragam uma vida melhor , detectar doenças hereditárias, para que sejam impedidas de transmitir-se para as próximas gerações. Isso tudo é em busca de uma vida mais saudável para nós. As tecnologias, os recursos biológicos e os bancos de dados gerados pela pesquisa sobre o genoma terão grande impacto nas indústrias relacionadas à biotecnologia, como a agricultura, a produção de energia, produção de alimentos industrializados, a pecuária etc. O Projeto Genoma Humano trouxe avanços em diversas áreas da nossa sociedade, pois a evolução humana nunca para.
06
Referências Bibliograficas
Biologia do Organismo - Classificação/Fisiologia/Reprodução - Volume 3 © Editora Ática S.A.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo5.php
http://www.ufrgs.br/bioetica/genoma.htm
http://www.infoescola.com/biologia/dna/
http://web.ornl.gov/sci/techresources/Human_Genome/research/index.shtml
07

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais