Buscar

apol 02 cidades educadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cidades Educadoras
Relacione os excertos de texto:
“[...] as instituições educativas tradicionais, como a família e a escola, desempenham um papel fundamental na socialização e na educação das pessoas, mas outros agentes também podem exercer essa função, transmitindo, ao longo da vida, não somente conhecimentos e habilidades, mas também valores e comportamentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 26.
“Em 2004, os alunos da rede pública [a maioria] de São Paulo, presentearam a cidade com uma enorme maquete da capital paulista. A ideia foi dos cartunistas Haroldo George Gepp e José Roberto Maia [...]. Uma parceria entre os SESC Itaquera e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente tornou viável o projeto [...]. A garotada saia pra as aulas-passeio acompanhada de monitores e munida de máquina fotográfica para registrar tudo o que é visto. ‘Muitos alunos achavam que a violência, desemprego e moradias precárias eram exclusividade de Itaquera, onde moram’, relata o professor de Geografia Wanderley José da Silva. Houve também quem conhecesse um lado bem diferente de onde vivia [área nobre]. [...] De volta à escola, os estudantes revelaram as fotos e fizeram pesquisas sobre os locais visitados. Só então começaram a construção, com auxílio de 16 técnicos. [...] Em alguns pontos, a garotada se expressou por meio de cartuns, mostrando uma opinião, positiva ou negativa, sobre determinado tema”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTE, Meire. Alunos de São Paulo constroem sua cidade. Revista Nova Escola, a. XIX, n. 171, abr., 2004, p. 56,57.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre projetos em cidades educadoras, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I.( ) Na cidade educadora, é preciso considerar apenas as estruturas materiais e concretas que caracterizam a cidade.
II.( ) É possível identificar diversos exemplos de participação no espaço da cidade, por parte das comunidades, que demonstram a importância da interação entre sociedade, cidade e educação .
III.( ) Quando se usa o espaço da cidade no processo de ensino, estabelece-se um processo de construção e transformação social.
IV. ( ) Utilizar espaços de memória e patrimônio cultural fomenta conscientização acerca da importância que os espaços de cidadania têm para a formação profissional e para o desenvolvimento social.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 2/5 - Cidades Educadoras
Considere a seguinte afirmação:
“[...] quando falamos de educação, não a reduzimos à instituição escolar, mas, é necessário entendê-la tal como um processo complexo que se desenvolve em múltiplos espaços, indo para ‘além dos muros da escola’. A tarefa educativa, portanto, não se centraliza em um só sujeito histórico, como o professor, mas institui outros atores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Marcus Vinícius. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo, Rio de Janeiro , v. 1 , n. 2, p. 67-80, jul. /dez., 2014, p. 76.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os três níveis ou dimensões de relação entre educação e cidade, analise as afirmativas:
I. Essa divisão tem como objetivo formar categorias formais de estudo da cidade.
II. Essas dimensões foram propostas como uma das formas de se tentar aprender na cidade, da cidade e a cidade.
III. Todas essas dimensões valorizam e suscitam reflexões importantes acerca das transformações no tempo e no espaço da cidade.
IV. Cada uma delas oferece um ponto de vista para se compreender, refletir e atuar no espaço da cidade.
V. Essas dimensões pressupõem uma separação dos espaços formal, não formal e informal de educação.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II, III, IV
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, IV, V
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 3/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“Se entendermos planejamento como qualquer atividade capaz de produzir o espaço urbano, modificando a geografia das cidades, percebemos que essas cidades não se desenvolvem de forma caótica, mas são produzidas de acordo com os interesses dos grupos capazes de impor-se politicamente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Clarissa F. Sampaio. O novo modelo de gestão urbana estratégica em Fortaleza: aumento das desigualdades socioambientais. Universitas FACE. v. 3, n. 2, 2006. p. 2. <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/37/0>. Acesso em 26 fev. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o papel empreendedor do Poder Público, é correto afirmar que:
	
	A
	o Poder Público promoveu, em caráter exclusivo, as ações na tomada de decisão das políticas voltadas ao desenvolvimento do mercado.
	
	B
	em acordo com os empresários, o Poder Público passou a articular ações que, em prol dos interesses de mercado, facilitasse as decisões referentes ao planejamento e execução das políticas.
	
	C
	ocorreu uma parceira, dos interesses de mercado junto ao Poder Público, com intuito de manter e investir em políticas públicas de bem-estar social.
	
	D
	o Poder Público passou a investir nas camadas populares a fim de atender às demandas sociais locais.
	
	E
	o Poder Público passou as atividades empreendedoras para o setor privado, tornando-se apenas regulador dessas ações
Questão 4/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“Destacamos que os princípios pontuados na Carta [educadora] são condizentes com as diretrizes legais [de documentos] [...] que postulam igualmente o desenvolvimento sustentável, a igualdade e a justiça sociais e a gestão democrática e participativa por meio da integração entre ações da comunidade e ações do Poder Público”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 74.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, os documentos que são condizentes com os princípios da Carta da Aice são:
	
	A
	Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituições Estaduais.
	
	B
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	C
	Constituição Federal e Estatuto da Cidade.
	
	D
	Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Federal.
	
	E
	Estatutos e regimentos escolares.
Questão 5/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“De acordo com a lógica da competição entre cidades, destacar uma metrópole como local de realização de importantes eventos internacionais contribui positivamente para o desenvolvimento local e regional, pois aquece a economia [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 63.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre megaeventos na estruturação urbana, analise as afirmativas:
I. Esses eventos estão ligados aos interesses de mercado para promoção da cidade na qualidade de mercadoria.II. O interesse é atrair investimentos do capital internacional, pois esses megaeventos são pontos visíveis de revitalização urbana, de atração de novos investimentos e, por consequência, de crescimento econômico.
III. Megaeventos são vistos como elementos reestruturadores do espaço urbano contemporâneo, tornando-se modelo de intervenção no espaço para enfrentamento da escassez de recursos públicos.
IV. Os megaeventos têm como objetivo promover a integração social, por meio do lazer e do desenvolvimento de práticas esportivas, tornando-se espaços de educação informal.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	III e IV

Outros materiais