apol 02 cidades educadoras
4 pág.

apol 02 cidades educadoras


Disciplina<strong>cidadania</strong>2 materiais6 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Cidades Educadoras
Relacione os excertos de texto:
\u201c[...] as instituições educativas tradicionais, como a família e a escola, desempenham um papel fundamental na socialização e na educação das pessoas, mas outros agentes também podem exercer essa função, transmitindo, ao longo da vida, não somente conhecimentos e habilidades, mas também valores e comportamentos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 26.
\u201cEm 2004, os alunos da rede pública [a maioria] de São Paulo, presentearam a cidade com uma enorme maquete da capital paulista. A ideia foi dos cartunistas Haroldo George Gepp e José Roberto Maia [...]. Uma parceria entre os SESC Itaquera e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente tornou viável o projeto [...]. A garotada saia pra as aulas-passeio acompanhada de monitores e munida de máquina fotográfica para registrar tudo o que é visto. \u2018Muitos alunos achavam que a violência, desemprego e moradias precárias eram exclusividade de Itaquera, onde moram\u2019, relata o professor de Geografia Wanderley José da Silva. Houve também quem conhecesse um lado bem diferente de onde vivia [área nobre]. [...] De volta à escola, os estudantes revelaram as fotos e fizeram pesquisas sobre os locais visitados. Só então começaram a construção, com auxílio de 16 técnicos. [...] Em alguns pontos, a garotada se expressou por meio de cartuns, mostrando uma opinião, positiva ou negativa, sobre determinado tema\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTE, Meire. Alunos de São Paulo constroem sua cidade. Revista Nova Escola, a. XIX, n. 171, abr., 2004, p. 56,57.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre projetos em cidades educadoras, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I.( ) Na cidade educadora, é preciso considerar apenas as estruturas materiais e concretas que caracterizam a cidade.
II.( ) É possível identificar diversos exemplos de participação no espaço da cidade, por parte das comunidades, que demonstram a importância da interação entre sociedade, cidade e educação .
III.( ) Quando se usa o espaço da cidade no processo de ensino, estabelece-se um processo de construção e transformação social.
IV. ( ) Utilizar espaços de memória e patrimônio cultural fomenta conscientização acerca da importância que os espaços de cidadania têm para a formação profissional e para o desenvolvimento social.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	C
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Questão 2/5 - Cidades Educadoras
Considere a seguinte afirmação:
\u201c[...] quando falamos de educação, não a reduzimos à instituição escolar, mas, é necessário entendê-la tal como um processo complexo que se desenvolve em múltiplos espaços, indo para \u2018além dos muros da escola\u2019. A tarefa educativa, portanto, não se centraliza em um só sujeito histórico, como o professor, mas institui outros atores\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Marcus Vinícius. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo, Rio de Janeiro , v. 1 , n. 2, p. 67-80, jul. /dez., 2014, p. 76.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os três níveis ou dimensões de relação entre educação e cidade, analise as afirmativas:
I. Essa divisão tem como objetivo formar categorias formais de estudo da cidade.
II. Essas dimensões foram propostas como uma das formas de se tentar aprender na cidade, da cidade e a cidade.
III. Todas essas dimensões valorizam e suscitam reflexões importantes acerca das transformações no tempo e no espaço da cidade.
IV. Cada uma delas oferece um ponto de vista para se compreender, refletir e atuar no espaço da cidade.
V. Essas dimensões pressupõem uma separação dos espaços formal, não formal e informal de educação.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II, III, IV
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, IV, V
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 3/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
\u201cSe entendermos planejamento como qualquer atividade capaz de produzir o espaço urbano, modificando a geografia das cidades, percebemos que essas cidades não se desenvolvem de forma caótica, mas são produzidas de acordo com os interesses dos grupos capazes de impor-se politicamente [...]\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Clarissa F. Sampaio. O novo modelo de gestão urbana estratégica em Fortaleza: aumento das desigualdades socioambientais. Universitas FACE. v. 3, n. 2, 2006. p. 2. <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/37/0>. Acesso em 26 fev. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o papel empreendedor do Poder Público, é correto afirmar que:
	
	A
	o Poder Público promoveu, em caráter exclusivo, as ações na tomada de decisão das políticas voltadas ao desenvolvimento do mercado.
	
	B
	em acordo com os empresários, o Poder Público passou a articular ações que, em prol dos interesses de mercado, facilitasse as decisões referentes ao planejamento e execução das políticas.
	
	C
	ocorreu uma parceira, dos interesses de mercado junto ao Poder Público, com intuito de manter e investir em políticas públicas de bem-estar social.
	
	D
	o Poder Público passou a investir nas camadas populares a fim de atender às demandas sociais locais.
	
	E
	o Poder Público passou as atividades empreendedoras para o setor privado, tornando-se apenas regulador dessas ações
Questão 4/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
\u201cDestacamos que os princípios pontuados na Carta [educadora] são condizentes com as diretrizes legais [de documentos] [...] que postulam igualmente o desenvolvimento sustentável, a igualdade e a justiça sociais e a gestão democrática e participativa por meio da integração entre ações da comunidade e ações do Poder Público\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 74.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, os documentos que são condizentes com os princípios da Carta da Aice são:
	
	A
	Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituições Estaduais.
	
	B
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	C
	Constituição Federal e Estatuto da Cidade.
	
	D
	Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Federal.
	
	E
	Estatutos e regimentos escolares.
Questão 5/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
\u201cDe acordo com a lógica da competição entre cidades, destacar uma metrópole como local de realização de importantes eventos internacionais contribui positivamente para o desenvolvimento local e regional, pois aquece a economia [...]\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 63.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre megaeventos na estruturação urbana, analise as afirmativas:
I. Esses eventos estão ligados aos interesses de mercado para promoção da cidade na qualidade de mercadoria.