Buscar

Material prova 1 Disciplina de acabamentos em Madeira e Moveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina de acabamentos em Madeira e Moveis
Materiais de Acabamento
Partes I, II e III
Conteúdo da parte I:
Introdução
Weathering Intemperismo
Acabamentos Formadores de Película
Acabamentos Penetrantes
Materiais para acabamentos artesanais
Introdução
Muitas são as formas de tratar a madeira, de dar a ela o acabamento, ou seja, o aspecto e a proteção final desejados
E possível mudar a cor da peça para que pareça feita de material mais nobre, também para eliminar irregularidades
E possível dar-lhe aspecto de material envelhecido, de acordo com projetos de decoração
Pode-se ressaltar a beleza natural da madeira ou, se for preferível, cobrir sua superfície com tintas pigmentadas
O acabamento embeleza e protege a madeira
Diferentes acabamentos oferecem diferentes graus de aparência (estética), facilidade de aplicação (e de secagem), proteção (agua, radiação, abrasão), durabilidade, custo, facilidade de reparos, etc.
Infelizmente não existe um acabamento único que se destaque em todas as categorias e exigências. Acabamento que se destaca para uma categoria pode falhar em outra.
Nenhum material de acabamento em madeira é indiscutivelmente o melhor em todos os quesitos.
A escolha do produto a ser aplicado torna-se uma questão de equilibrar as características desejadas (que o produto pode dar) com aquelas que também acompanham a escolha, as quais mesmo não sendo as melhores, não comprometem o resultado final.
Para o acabamento em ‘interiores’, vários produtos podem ser aplicados a madeira, pelas seguintes razoes principais:
Realce da aparência
Preservação da aparência
Proteção da madeira
Formação de superfície de fácil limpeza
Para ‘exterioes’, além da preocupação com a aparência e proteção a agentes biodegradadores e as decorrências do uso, são necessários cuidados para proteger a madeira do ‘tempo’.
Weathering
O fenômeno designado de maneira genérica pelo termo weathering (intemperismo em inglês) define o ‘lento processo de degradação que atinge todos os materiais expostos ao ‘tempo’.
O mecanismo de deterioração depende do tipo de matérias considerado, mas a causa é sempre a combinação dos fatores naturais; luz solar, variações de temperatura e umidade, abrasão eólica, poluentes atmosféricos e agentes biológicos.
São fatores de intemperismo:
Luz solar
Variações de umidade e temperatura
Abrasão eólica
Poluentes atmosféricos 
Agentes biológicos
.... Que podem agir de forma combinada!
No caso específico da madeira, o intemperismo tem como gatilho a radiação ultravioleta UV da luz solar, que origina o processo de decomposição fotoquímica, caracterizado por reações em cadeia, e coadjuvado pelos outros fatores mencionados.
Luz solar no seu sentido mais amplo é o espectro total (todas as possíveis frequências) da radiação eletromagnética fornecida pelo sol.
Reação fotoquímica é a reação química induzida por luz (visível ou invisível).
A degradação fotoquímica é processo superficial que não traz efeito importante sobre a resistência mecânica da madeira.
Atua na aderência dos acabamentos e na estética das superfícies finalizadas.
A degradação começa ao primeiro contato da madeira com a luz solar (ondas eletromagnéticas).
Inicialmente, observa-se uma alteração de cor, escurecimento ou clareamento da superfície da madeira, conforme a espécie considerada.
As reações fotoquímicas degradam principalmente a lignina, que é o material de cimentação das fibras, e assim ocorre um afrouxamento nas camadas superficiais.
As fibras soltas são lavadas pela chuva ou arrastadas pelo vento. Esse processo é lento.
A ação so sol sobre a madeira se da pela radiação uv, tanto por ondas curtas (recebidas) como por ondas longas (refletidas), bom como pela variação de temperatura provocada.
A radiação por ondas curtas provoca na madeira uma agressão fotoquímica, ea destruição da camada superficial por fotólise (degradação de moléculas devido ao rompimento de ligações químicas, por efeito da radiação).
Consequentemente, pode ocorrer descoloração, amarelamento e escurecimento, além da elevação da capacidade de absorção, e do ataque por fungos.
A radiação por ondas longas ou a variação da temperatura provocam ressecamento da superfície e alterações nas dimensões da madeira, devido a retrações e inchamentos.
Em consequência, ocorre a perda de aderência da película de acabamento com a superfície da madeira, aparecimento de trincas e fendas, pintura estragada ( fragmentação e formação de escamas), acumulação de umidade, etc, fatores que levam a madeira ao apodrecimento.
A umidade ea temperatura são os principais fatores que predispõem um substrato ao aparecimento de míldios, nome genérico dado ao aparecimento de fungos emboloradores.
Existem aproximadamente 100.000 especies de fungos presenter no ar.
Para evita-los, há produtos que contem biocidas em suas formulações.
Os ventos são outra forma de agressão a madeira, pois provocam erosão das substancias lenhosas e envelhecimento das juntas de estancamento, fazendo com que venha a ocorrer a infiltração de agua.
A agua das chuvas também é um dos principais agentes destruidores da madeira. Ela faz com que as substancias que constituem a madeira se diluam (por lixiviação), causando degradação superficial, alteração da cor e elevação da absorção superficial.
Existem ainda artefatos de metal que são um meio de junção de peças (ligações ou conectores), e que podem trazer danos a madeira.
O elevado acumulo térmico nos metais e reações químicas entre constituintes dos materiais em contato podem causar alterações na coloração da madeira (a exemplo das reações ferro-tanino).
Além disto, a conexão permanente dos diferentes materiais pode reter umidade e provocar a corrosão nos metais e o apodrecimento da madeira, nos locais de contato.
Produtos que retardam o intemperismo
Além de produtos químicos, principalmente a base de metais, destacando-se entre eles os compostos a base de cromo, e as formulações fungicidas e hidrorrepelentes, destacam-se pela importância comercial, para o retardamento do intemperismo, as tintas, vernizes e stains.
Designa-se por pintura a aplicação de uma determinada tinta, vernis ou produto similar como stain sobre determinada base de aplicação, com o objetivo de proteger, decorar e/ou conferir determinadas propriedades especiais.
A operação designada por demão resulta da aplicação de uma camada continua do produto sobre um suporte. Efetuada de uma so vez..
 ... constituindo a película úmida que após a secagem dará origem a chamada película seca (tintas e vernizes)...
.. ou constituindo uma zona impregnada na superfície da madeira (stains)
A vida de uma pintura varia muito em função da espécie sobre a qual é aplicada. Em função da superfície da madeira
Em geral, as pinturas duram mais em madeiras de gra linheira com textura suave; naquelas com uma variação gradual de densidade entre os lenhos inicial e tardio dos anéis de crescimento.
Madeiras muito duras (com maior adensamento das células) e madeiras muito porosas tem pior retenção para a pintura.
Formação de película ou produto penetrante
De um modo geral os acabamentos em madeira podem ser reunidos em dois grupos comforme suas características de formação (ou não) de película.
Acabamentos formadores de película
Nessa categoria encontram-se tintas e vernizes
O acabamento de superfície forma uma película que deve ser ao mesmo tempo dura e elástica perfeitamente aderida suficientemente inerte a ação do ambiente e resistente aos fatores químicos e físicos etc.
As tintas por conterem pigmentos escondem a textura natural da madeira o que pode ser um aspecto indesejável
Vernizes diferem das tintas por não possuírem pigmentos em sua formulação, deixam aparente a superfície da madeira. Devido a transparência, as formulações devem conter filtros solares para proteger da decomposição fotoquímica.
Apesar das propriedades para o retardamento do intemperismo como impermeabilização as superficie e proteção contra raios solares, as películas podem não resistir por muitotempo.
Quando não conseguem acompanhar as variações dimensionais da madeira, em função das variaçoes ocorrentes na umidade, as películas superficiais sofrem rupturas que irão favorecer o apodrecimento.
Característica comum a todos os acabamentos formadores de película é o fato de exigirem, antes da reaplicação maiores cuidados na preparação da superficie da madeira podendo inclusive ser indicada a remoção total do revestimento anterior.
Acabamentos não formadores de película
Nessa categoria encontram-se os diversos tipos de stains
Os stains são produtos impregnantes que devem penetrar na madeira: tem filtros solares para protege-la especialmente da radiação uv e também tem efeito decorativo.
Acabamentos penetrantes podem preservar e realcar a cor natural; contudo, as vezes, sao escolhidos stains que contem pigmentos com vistas a alterar a cor da madeira.
Materiais para acabamentos artesanais

Outros materiais