Buscar

MERCADO FINANCEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO.
 Trabalho apresentado como pré-requisito à atividade formativa da disciplina Cenário Econômico Global do terceiro semestre do curso de Administração de Empresas.
 RESUMO
 O mercado financeiro brasileiro é um composto de entidades divididas em mercados no qual movimentam ações de várias empresas cadastradas na bolsa de valores. Essas ações são compradas e vendidas a valores negociáveis. Qualquer pessoa pode ter uma ação de uma determinada empresa na bolsa de valores, desde que esteja devidamente cadastrado. Existem regras que devem ser seguidas para a movimentação no mercado financeiro no qual a Comissão de Valores Monetários tem a finalidade de fiscalizar e aplicar as devidas punições. Existem inúmeros tipos de negociações para compra e venda de ações na bolsa. A bolsa de valores brasileira é a BOVESPA, situada em São Paulo, e está entre as dez maiores do mundo movimentando um montante de US$ 20,340 milhões. 
Palavras-chave: Mercado Financeiro Brasileiro, Bolsa de Valores, Ações. 
INTRODUÇÃO
 O mercado financeiro brasileiro é onde as pessoas negociam dinheiro através de ações (sendo elas ON ou PN), moedas e créditos para financiar atividades produtivas ou gerar lucros. Geralmente as negociações são feitas através da bolsa de valores, onde se é efetuada a compra e venda das ações das empresas sendo negociados através de fundos de investimentos, clubes de investimentos ou individualmente. As negociações são efetuadas através de poupadores (superavitários) e tomadores (deficitários), no qual os intermediários financeiros fazem a ponte para que a negociação seja concluída. Essas ações são negociadas também dentro dos mercados que são divididos em mercado monetário, de crédito, de câmbio e de capitais, cada um com uma negociação diferente. Pode-se usar nas negociações as debêntures e notas promissórias para uma maior segurança. Existem ainda as opções de start e stop para uma maior comodidade na hora da negociação. Pode-se usar também as negociações Daytrade que são iniciadas e encerradas no mesmo dia. Temos também os ETF’s que são negociadas da mesma forma que as ações. 
DESENVOLVIMENTO DO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
 A formação do sistema financeiro teve seu início com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. O mercado financeiro brasileiro é onde as pessoas negociam dinheiro, é o setor da economia responsável pela captação de recursos entre investidores para financiar atividades produtivas ou simplesmente gerar lucros para quem empresta dinheiro. Tanto o governo quanto as instituições privadas podem fazer a captação. Mas, em geral, a captação acontece nas diversas bolsas de valores, corretoras, bancos e seguradoras. O gerenciamento dessa prática é regulado pelo governo dos países por meio de uma rede de instituições, em que se destaca o banco central. O mercado financeiro brasileiro é formado por um conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para a gestão da política monetária do governo federal. É composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional e orientado por três órgãos normativos: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNPS) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e é dividido em mercado de crédito que cuida dos empréstimos bancários, mercado de câmbio que cuida da relação justa entre as moedas dos países e mercado aberto que se refere às empresas que tem capital aberto. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longos e indeterminado. O Sistema Financeiro Brasileiro é formado pelo conjunto de instituições dedicadas a proporcionar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores, no País. Seu principal objetivo é viabilizar a intermediação entre poupança e investimento, possibilitando ao setor produtivo maior eficiência. 
POUPADORES E TOMADORES 
Os poupadores são os agentes econômicos superavitários dispostos a transformar suas disponibilidades monetárias em ativos financeiros, através da oferta de recursos, sujeitando-se aos riscos de mercado, com a finalidade de obter retornos reais positivos. São os criadores de fundos para o financiamento do crescimento econômico. Os tomadores são os agentes econômicos deficitários, que demandam recursos e estão dispostos a financiar seu déficit a custo de mercado. São aqueles que, necessitam de dinheiro além de suas disponibilidades, dispõem-se a pagar por esses recursos. Cabe aos intermediários financeiros efetuar a ponte entre os dois seguimentos. Ao concentrar os recursos dos agentes superavitários, os intermediários financeiros viabilizam a ampliação das escalas de produção, financiando investimentos de maior vulto. O Sistema Financeiro Nacional está dividido em dois grandes subsistemas: o normativo que regulamenta e fiscaliza, e o de intermediação e instituições auxiliares, que recebe o dinheiro dos poupadores e os repassa para os tomadores. 
MERCADO 
O mercado por sua vez é o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens e até mesmo comprar e vender mercadorias. A palavra mercado remonta a períodos anteriores a existência da moeda. Com o passar do tempo, o termo mercado foi evoluindo para um conceito de conjunto de elementos envolvidos no comércio de determinado produto: produtores, consumidores, intermediários, regulamentos, preços, etc. Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. A definição de mercado pode ser entendida de duas formas distintas: em sentido amplo, cujo conjunto de pessoas individuais ou coletivas capazes de influenciar as vendas de um determinado produto e em sentido restrito, cujo conjunto de dados sobre a importância e evolução das vendas de um produto. Quando nos referimos ao mercado, em sentido amplo ou restrito, existem três classificações de mercado: o real que se denomina pelo volume de vendas efetivo de um determinado produto ou número de consumidores que compram o produto, o potencial que é a estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto ou conjunto de compradores que estão em condições de adquirir esse produto e o total que engloba o mercado potencial de um determinado produto e o mercado dos que não consomem esse produto. Um mercado é o sistema que evolui no tempo, sob o efeito de variáveis cuja influência se verifica a curto, médio e longo prazo. É importante verificar esses fatores, os quais o ajudarão a perceber o que de mais importante se vai passando no mercado e assim adotar as estratégias e políticas mais indicadas. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Neste trabalho estudou-se o mercado financeiro brasileiro e como ele funciona. Como as ações são negociadas na bolsa de valores. As ações, que podem ser ON ou PN, são de empresas privadas que negociam na bolsa de valores, emprestando dinheiro para gerar lucros ou financiando atividades produtivas. Toda a negociação é feita através da bolsa de valores, pois ela da uma garantia de que a transação seja sempre segura. Ela impõe regras e intermedia toda negociação entre os poupadores e os tomadores. Podemos usar as ordens Start e Stop para que a negociação seja efetuada ou encerrada automaticamente ao chegar no valor escolhido. A bolsa de valores brasileira é a BOVESPA, e é a quarta maior bolsa do mundo. Além das ações, podemos negociar também as debêntures. Ao comprar uma debênture você estará fazendo um empréstimo que garantirá um pagamento através de hipoteca ou patrimônio. Temos a nota promissória também, que caso não seja paga até o vencimento poderá ser protestada em cartório. Os Daytrades são negociações que se iniciam e se encerram no mesmo dia. Na bolsa de valores temos os emolumentos (taxas cobradas quando a ordem de compra é executada), as custódias (taxamensal para manter o cadastro e as operações realizadas) e temos também os dividendos (resultado dos lucros obtidos distribuídos em dinheiro na proporção de suas ações). O mercado financeiro brasileiro é composto pelo CMN, CNPS e CNPC e é dividido em mercados. Cada mercado tem sua função. Podemos efetuar transações com títulos de prazo médio, longo e indeterminado.

Outros materiais

Outros materiais