questionario I inidade I adm integrada
8 pág.

questionario I inidade I adm integrada


DisciplinaAdministração Integrada Texto Complementar6 materiais36 seguidores
Pré-visualização2 páginas
A Trilogia de Juran é um modelo gerencial que permeia os níveis estratégicos, táticos e operacionais e tem como pilares três processos inter-relacionados que contemplam o planejamento, o controle e a melhoria. É realimentado pelas Lições Aprendidas ( Learning Lessons). Identifique a etapa que não pertence ao planejamento:
		Resposta Selecionada:
	e. 
Avaliar o desempenho da organização.
	Respostas:
	a. 
Estabelecer padrões de desempenho esperados.
	
	b. 
Identificar quem são os seus clientes.
	
	c. 
Identificar as necessidades dos clientes.
	
	d.
Desenvolver produtos (bens e/ou serviços) com características (features) que venham de encontro às necessidades dos clientes.
	
	e. 
Avaliar o desempenho da organização.
	Feedback da resposta:
	Resposta: alternativa \u201ce\u201d 
Comentário: \u201cAvaliar o desempenho da organização\u201d faz parte do \u201cControle\u201d. As demais etapas referem-se ao \u201cPlanejamento\u201d.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A empresa Sempre Bela é uma microempresa de bijuterias e semijóias artesanais com pedras brasileiras, sempre atenta às tendências da moda nacional e internacional. Suas proprietárias têm estudado tanto o mercado nacional quanto o internacional para avaliar as possibilidades de crescimento e identificaram que o mercado europeu é muito receptivo às bijuterias à base de pedras brasileiras. Por ser tratar de pequena empresa, começou a buscar organizações e representantes naquele mercado, a fim de conseguir prospectar seus produtos. 
Tal prática pode ser associada a qual dos fundamentos de excelência dos modelos adotados pela Rede QPC?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Atuação em Rede.
	Respostas:
	a. 
Orientação por Processos.
	
	b. 
Geração de Valor.
	
	c. 
Valorização das Pessoas e da Cultura.
	
	d. 
Responsabilidade Social.
	
	e. 
Atuação em Rede.
	Feedback da resposta:
	Resposta: alternativa e. 
Comentário: A organização claramente está procurando desenvolver parcerias para poder ampliar seu mercado e atrair novos clientes para o negócio. Sem tais parcerias, seu crescimento é mais difícil devido ao seu porte. ATENÇÃO: claramente há possibilidade de se atribuir também a outros fundamentos que não foram apresentados nas alternativas aqui indicadas.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A qualidade é um conceito existente desde o início da administração. Ela é inerente ao ser humano, afinal ao alcançarmos um patamar ou satisfazer uma necessidade, buscamos um novo patamar, surge uma nova necessidade. A evolução da gestão é marcada por integrar as várias etapas pelas quais a qualidade passou. Identifique a sequência:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Foco no produto, foco no processo, foco no sistema e foco no negócio.
	Respostas:
	a. 
Foco no produto, foco no processo, foco no sistema e foco no negócio.
	
	b. 
Foco no negócio, foco no processo, foco no produto e foco no sistema.
	
	c. 
Foco no processo, foco no produto, foco no negócio e foco no sistema.
	
	d. 
Foco no sistema, foco no processo, foco no produto e foco no negócio.
	
	e. 
Foco no produto, foco no negócio, foco no processo e foco no sistema.
	Feedback da resposta:
	Resposta: alternativa a 
Comentário: Com a Revolução Industrial e a produção em massa, em substituição à produção artesanal, surge a necessidade de Inspeção da Qualidade de Produto. Por isso o Foco no Produto. Produtos são resultados de processos. Com isso, surge a segunda fase: inspecionar 100% dos produtos prontos traz altos custos e traz prejuízos ao se descartar produtos acabados. Então faz-se necessário o monitoramento dos processos, portanto, Foco no Processo. A seguir vem a necessidade de confiabilidade, garantia ao cliente, por isso o Foco no Sistema. A Gestão da Qualidade Total traz a necessidade de compreender o negócio. As fases são cumulativas, ou seja, não há rompimento: a subsequente acumula a anterior.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Durante a polarização da Guerra Fria e a disputa espacial entre Estados Unidos e União Soviética, Philip Crosby, um psicólogo norte-americano introduziu o conceito de Zero Defeito. Esse conceito: 
I. Tem como pilar o \u201cfazer certo da primeira vez\u201d (programas espaciais precisam ser livres de falhas). 
II. \u201cFazer certo da primeira vez\u201d tem um aspecto emocional importante, já que as pessoas \u201cquerem acertar\u201d. É um contraponto essencial para a máxima do conformismo \u201cErrar é humano\u201d. 
III. \u201cFazer o certo da primeira vez\u201d, tem sustentação em motivação e iniciativa dos funcionários por meio de capacitação, estabelecimento de objetivos, tornar conhecidos os resultados da qualidade obtidos. 
IV. \u201cFazer o certo da primeira vez\u201d, também se sustenta no reconhecimento dos resultados obtidos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II, III e IV são corretas.
	Respostas:
	a. 
I e II são corretas.
	
	b. 
III e IV são corretas.
	
	c. 
I, III e IV são corretas.
	
	d. 
I, II, III e IV são corretas.
	
	e. 
II, III e IV são corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: alternativa \u201cd\u201d 
Comentário: Um programa espacial precisa ser livre de falhas, daí a necessidade de Zero Defeito, ou seja, \u201cfazer certo da primeira vez\u201d. De fato, há um aspecto psicológico forte nesse conceito pois desde pequenos aprendemos que \u201cErrar é humano\u201d. Capacitar as pessoas, estabelecer objetivos, tornar conhecidos os resultados e reconhecer seu alcance são fatores que estimulam a motivação das pessoas assim como sua inciativa.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia atentamente: 
\u201cEstão associados às atividades de medir e avaliar as características da qualidade dos produtos (bens ou serviços), os componentes ou os materiais utilizados para assegurar conformidade com especificações. Esta categoria cobre principalmente os custos de mão de obra e equipamentos de teste necessários para a realização de inspeção e ensaios de matérias-primas, produtos em processamento e produto final\u201d. 
De acordo com Juran, trata-se dos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Custos de avaliação.
	Respostas:
	a. 
Custos de prevenção.
	
	b. 
Custos de correção.
	
	c. 
Custos das falhas.
	
	d. 
Custos de avaliação.
	
	e. 
Custos das falhas externas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: alternativa \u201cd\u201d 
Comentário: Os custos de avaliação requerem tanto o conhecimento sobre as especificações como as características dos produtos (bens ou serviços) para que possam ser aferidas (medidas e avaliadas) para assegurar a conformidade entre o produto final com as especificações definidas pelo cliente.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O Tribunal de Contas da União \u2013 TCU elaborou seu plano estratégico para um horizonte de 10 anos, com compromissos, planos e metas assumidos para os períodos de curto e longo prazos. Dentre alguns de seus planos está a implantação de Governança Pública com base em princípios de transparência, responsabilidade pública, prestação de contas e equidade em empresas públicas da esfera federal, com base nos Princípios de Governança Pública da OCDE 2015. Compromete-se, também, a disseminar o modelo para empresas públicas das esferas estadual e municipal ao longo de cinco anos. 
Essa prática está associada a qual dos fundamentos do programa da Gestão Pública \u2013 GesPública?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Visão de Futuro.
	Respostas:
	a. 
Visão de Futuro.
	
	b. 
Comprometimento das pessoas.
	
	c. 
Foco no Cidadão e na Sociedade.
	
	d. 
Desenvolvimento de Parcerias.
	
	e. 
Geração de Valor.
	Feedback da resposta:
	Resposta: alternativa \u201ca\u201d 
Comentário: A organização claramente está estabelecendo seu futuro, com planos e prazos estabelecidos. ATENÇÃO: claramente há possibilidade de se atribuir também a outros fundamentos que não foram apresentados nas alternativas aqui indicadas.