Administração da Produção (ADM64) Avaliação II   Individual e sem Consulta
5 pág.

Administração da Produção (ADM64) Avaliação II Individual e sem Consulta


DisciplinaAdministração da Produção (adm64)285 materiais366 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual e sem Consulta ( peso.:1,00)
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Todas as empresas estão procurando estratégias para acompanhar as exigências do mercado, para a busca constante da competitividade. A questão é que o cliente está cada vez mais crítico nas suas escolhas. Não estamos mais na época em que Henry Ford fabricava o mesmo automóvel com a mesma cor, os famosos modelos ?T?. Claro que isso minimizava os custo da produção, pois não havia muitas opções de escolha na linha de montagem, bem como para o cliente. Nos dias atuais, a organização que não inova, não cria estratégias, vai ficar pelo caminho. Com isso, é muito importante que as empresas acompanhem as exigências do mercado em busca de competitividade, e uma das mais importantes estratégias é melhorar continuamente. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As melhorias radicais referem-se a uma abordagem incremental.
(    ) As melhorias contínuas referem-se a uma abordagem evolutiva.
(    ) O desenvolvimento de melhorias radicais têm por expectativa a melhoria a longo prazo.
(    ) As melhorias radicais têm por expectativa a melhoria acurto prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	Quando se fala em qualidade, muitas empresas colocam para segundo plano esse item da produção tão importante. O mercado tolera cada vez menos empresas que não tenham qualidade em sua produção e nos seus produtos, ou seja, não é mais um diferencial, e sim uma obrigação ter qualidade. Reid e Sanders (2005) especificam o que é qualidade, sendo que não existe um consenso na sua definição, mas depende da percepção para chegar a essa qualidade. Sobre cada tipo de qualidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conformidade com as especificações.
II- Adequação ao uso.
III- Valor pelo preço pago.
IV- Serviços de suporte.
V- Critérios psicológicos.
(    ) O produto produzido tem o valor correto para o que será utilizado.
(    ) O produto está especificado conforme o projeto efetuado pela engenharia.
(    ) São qualificados pela tradição da marca.
(    ) Avaliação dos serviços prestados aos clientes.
(    ) O produto cumpre sua função que foi especificado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: REID, R. D.; SANDERS, N. R. Gestão de Operações. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
	 a)
	III - I - V - IV - II.
	 b)
	V - II - III - IV - I.
	 c)
	II - III - IV - V - I.
	 d)
	III - II - I - V - IV.
	3.
	Nas organizações que produzem produtos e agregados e que possuem máquinas para produzir, são necessárias manutenções periódicas nesses equipamentos. Existe a manutenção planejada e não planejada. No que refere à manutenção planejada, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Manutenção corretiva.
(    ) Manutenção preventiva.
(    ) Manutenção preditiva.
(    ) Manutenção detectiva.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	Em todos os segmentos da nossa sociedade, a sobrevivência das organizações está condicionada à sua capacidade de produzir resultados que atendam às necessidades das partes interessadas, destacando aqui as dos seus clientes de uma maneira superior aos seus concorrentes. Gerar estes resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Uma das metodologias utilizadas nas organizações para o atendimento a essas metas é o PDCA. O ciclo PDCA é também conhecido como Deming ou Shewhart, que trata de uma ferramenta muito conhecida na administração geral. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre a principal finalidade nesse ciclo:
	 a)
	Estabelecer uma conexão lógica entre projeto, produção e pós-venda.
	 b)
	Organizar os procedimentos de melhoria de um processo.
	 c)
	Orientar o projeto de um produto (serviço ou bem).
	 d)
	Criar uma coordenação entre os processos de planejamento, distribuição, controle e ações de venda.
	5.
	Para que a produção siga seu caminho produtivo corretamente sem problemas nas organizações, é necessária uma distribuição sensata e organizada dos maquinários e das pessoas, para assim transformar um produto. Para isso, é necessário realizar e planejar um método, para que essas mudanças de layout (arranjo físico) diminuam o tempo de espera para o processo produtivo, independentemente do tipo do produto fabricado. Sobre essas mudanças necessárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A nova distribuição afetará a produtividade.
(    ) A mudança do arranjo físico pode necessitar de recursos financeiros elevados.
(    ) Será necessário um maior número de pessoas no processo.
(    ) Haverá excesso de insumos com a mudança do arranjo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	A abertura dos mercados e a consciência da importância da preservação do meio ambiente se transformaram em competitividade para as organizações. Por outro lado, as empresas ?redescobriram? um capital relegado a segundo plano por muitos anos: as pessoas da empresa, o seu maior capital. Na maioria das empresas, seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas tarefas aprendidas e gerada nas posições anteriores tinha servido muito pouco, já que o uso do intelecto para desafiar as metas e paradigmas instalados não estava sendo usado pelas pessoas detentoras das funções. Diante desses fatos, sabe-se que o processo de melhoria contínua contempla o uso de normas técnicas como complemento para buscar a produtividade com competitividade. Assim, quanto aos exemplos de aplicações das normas técnicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alavancar a melhoria, pois ela só ocorre se houver um documento que a sustente.
(    ) Dar legalidade é melhoria, pois as normas são uma obrigação para as empresas que querem introduzir processos sólidos de melhoria contínua.
(    ) Permitir a introdução de auditorias, que garantam a manutenção da melhoria ao longo do tempo.
(    ) Levar a equipe de qualidade a uma busca constante pela fundamentação teórica das melhorias e a sua documentação como meio de formar memória empresarial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-processo-de-melhoria-continua/29794/>. Acesso em: 21 out. 2015.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os modelos utilizados nas organizações:
	 a)
	Posicional, Por Processo, Celular e Por Produto.
	 b)
	Fixo, Posicional, Por Processo